VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Luto na TV

Morre o ator Francisco Cuoco um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira

Publicados

Famosos

Ator de 91 anos estava afastado da TV desde 2023, quando fez uma participação na série “No corre”

Por Michael Sá*

O ator Francisco Cuoco, um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, morreu na tarde desta quinta-feira, 19, aos 91 anos. Ele estava há 20 dias internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Com 130 kg, ator Francisco Cuoco tem dificuldades para se locomover

Longe da TV desde 2023, quando fez uma participação na série “No corre”, da Globo, ele falou sobre seu estado de saúde em sua última entrevista, no início do maio. Na ocasião, ele contou que estava pesando 130 kg, com “dificuldades de locomoção”, e que “não conseguia mais ficar em pé sozinho”, além de estar “utilizando uma sonda nasal”.

Cuoco estava morando com a irmã de 86 anos em um apartamento na zona sul de São Paulo e dependia de cuidadores para atividades cotidianas como se levantar da cama e tomar banho.

Leia Também:  Morre Hermeto Pascoal, músico e multi-instrumentista, aos 89 anos

“Tenho alguns problemas de saúde, de locomoção. Mas é suportável”, disse o ator, em entrevista à Folha de S. Paulo, contando que além do sobrepeso, está com “as pernas inchadas e os pés arroxeados”.

Cuoco, que foi um dos principais galãs das novelas nos anos 1970, contou na entrevista que perdeu o interesse por tramas televisivas. “Assisto ao jornal, alguma reportagem mais interessante. Mas perdi o interesse em novelas. Vejo filmes. Mas não sempre, porque eles são muito longos”, afirmou.

Mesmo com falhas na memória, ele ainda recorda com carinho momentos marcantes da carreira. “Lembro direitinho. É chocante, foram muitos encontros, muitos achados na teledramaturgia. Foi muito bom. Eu não sei o que seria da arte sem esses momentos preciosos. […] Eu era especial. Tenho fotografia da época, e vejo que era um ‘galãzura’ mesmo”, brincou.

O que aconteceu com Francisco Cuoco?

O ator foi tema no início de maio do especial “Tributo”, da Globo, que fez uma homenagem à sua carreira, consagrado como um dos maiores galãs da história da TV. Na pele do taxista Carlão, ele protagonizou a primeira versão de “Pecado capital”, novela que parou o país em 1975. Cuoco deixa três filhos.

Leia Também:  Amigos lamentam morte de Ângela Rô Rô: “Cantou lindo até encontrar o silêncio”

O velório do ator Francisco Cuoco será realizado nesta sexta-feira, 20, no Funeral Home, no bairro da Bela Vista, em São Paulo. A despedida será aberta ao público das 7h às 15h. O enterro, no entanto, será reservado apenas a familiares e amigos próximos.

_______________________________

*Jornal Extra – Conteúdo

*Fotos: Reproduções / Redes Sociais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Famosos

Ícone da MPB, Lô Borges morre aos 73 anos

Publicados

em

Artista teve falência múltipla dos órgãos

Minas Gerais / MG

O cantor e compositor Lô Borges faleceu na noite deste domingo (2), aos 73 anos, por falência múltipla dos órgãos.

Em comunicado oficial, o doutor Lucas Viégas Martins, vinculado à Unimed-BH unidade do Contorno, onde o artista estava internado, confirmou a morte.

Lô Borges grava vídeo com fãs cantando “Paisagem da Janela”: covid | Só ...

A Unidade Contorno informa “com pesar o falecimento do músico, cantor e compositor Lô Borges, aos 73 anos, na noite de ontem, 2 de novembro de 2025, às 20h50, em decorrência de falência múltipla de órgãos. A Unimed-BH se solidariza com a família, amigos e fãs pela irreparável perda para a música brasileira”.

O músico deu entrada na unidade de saúde no dia 17 de outubro após se sentir mal. Na ocasião, foi constatada uma infecção medicamentosa, e por conta disso ele teve a agenda de compromissos cancelada.

Sucesso

Nascido em Belo Horizonte, Lô Borges é um dos nomes mais marcantes da música brasileira, especialmente por sua contribuição para o movimento Clube da Esquina, ao lado de Milton Nascimento e outros artistas mineiros.

Leia Também:  Ícone da MPB, Lô Borges morre aos 73 anos

O cantor ganhou destaque ainda muito jovem, aos 19 anos, ao lançar o álbum duplo Clube da Esquina (1972), que se tornou um marco na MPB por unir elementos do rock e da música regional, com muitas letras consideradas inovadoras.

Ao longo de sua carreira, Lô Borges consolidou-se como compositor de melodias sofisticadas e emocionais, com músicas icônicas como “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “O Trem Azul” e “Clube da Esquina nº 2”.

_________________________

* Informações de O Dia

* Fotos: Reprodução / Redes Sociais

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA