VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Internacional

Lula chega ao Japão com comitiva brasileira para fortalecer relações comerciais

Publicados

INTERNACIONAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Tóquio na madrugada desta segunda-feira (24/3) acompanhado de ministros, além dos atuais e ex-presidentes da Câmara e do Senado Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Tóquio na madrugada desta segunda-feira (24/3) liderando uma comitiva de autoridades brasileiras integrada por ministros, além dos atuais e ex-presidentes da Câmara e do Senado Federal. Essa é a quinta vez de Lula no Japão. 

Cheguei a Tóquio para uma visita oficial em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão! Aqui no Japão, terei encontros com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro, Shigeru Ishiba, além de um encontro com empresários e de acompanhar a assinatura de acordos estratégicos em ciência e tecnologia, saúde e educação. Uma parceria histórica que se fortalece rumo a um futuro de inovação, crescimento e novas oportunidades para nossos povos!”, escreveu o presidente no Instagram ao chegar ao Japão.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou ao Japão acompanhado dos atuais e ex-presidentes da Câmara e do Senado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos) e do presidete do Senado Davi Alcolumbre (União), além dos ex-presidentes das Casas. Arthur Lira e Rodrigo Pacheco acompanham a comitiva. Entre os ministros presentes na viagem estão os titulares do Ministério da Agricultura Carlos Fávaro; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Educação, Camilo Santana; do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva.

Leia Também:  Aviões de caça americanos interceptam jato que caiu

A primeira-dama Janja também cumpre agenda no Japão, mas em Osaka. Ela viajou antes do presidente Lula e participou, no sábado, de um debate sobre violência doméstica, com brasileiras que vivem naquele país. Nesta segunda-feira, Janja tem uma agenda na Expo Osaka 2025, onde terá reuniões com autoridades japonesas e com o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana. 

Viagem de Lula no Japão busca fortalecer comércio e expandir mercado da carne

Lula fica até a próxima quinta-feira (27/3) em Tóquio onde participará de reuniões para fortelecer as relações comerciais entre Brasil e Japão. Um dos focos da viagem é aumentar a cooperação comercial no segmento do agronegócio, em especial da carne brasileira. A expectativa é que, a partir da viagem, o Japão realize a abertura do mercado para produtos brasileiros, especialmente carne bovina e suína in natura, informou o Itamaraty durante o briefing realizado na semana passada. 

Comitiva brasileira chega a Tóquio

A comitiva brasileira também participará das comemorações dos 130 anos das relações diplomáticas Brasil-Japão, que começaram em 1895 com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. “O acordo permitiu abertura recíproca de representações diplomáticas em 1897 e abriu caminho para o início da imigração japonesa, em 1908”, explica o Itamaraty.

Leia Também:  Por que EUA esperaram dias até retaliar ataques de drones às suas tropas no Oriente Médio?

Viagem de Lula ao Vietnã 

Na quinta-feira (27/3) o presidente Lula segue para Hanói. O objetivo da viagem é fortalecer as relações do Brasil com o Vietnã, firmam acordos de cooperação e estreitar parcerias estratégicas. Será a segunda viagem de Lula ao Vietnã. 

Segundo o Itamaraty a visita terá por objetivo definir ações e iniciativas conjuntas para implementar a Parceria Estratégica entre os dois países, anunciada em 17 de novembro de 2024, quando o presidente Lula e o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chin, se reuniram à margem da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

————————————————

* Informações do Correio Braziliense

* Fotos: Ricardo Stuckert / Presidência da República

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

INTERNACIONAL

Brasil quer parceria com Índia para produção de remédios e vacinas

Publicados

em

Presidente Lula e comitiva estão em Nova Délhi

Por Luiz Claudio Ferreira*

O governo brasileiro manifestou, nesta quarta-feira (18), a intenção de estabelecer cooperação com a Índia para produção de medicamentos e vacinas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, integra a comitiva do presidente Lula que está em Nova Délhi para participar da cúpula sobre impacto da inteligência artificial.

Segundo Padilha, conforme divulgou o governo, a proposta de parceria inclui instituições públicas e empresas dos dois países para produção de medicamentos oncológicos e também remédios para combater doenças tropicais.

Sistemas públicos

Em encontro com os ministros indianos Jagat Prakash Nadda (Saúde e Bem-Estar da Família) e Prataprao Jadhav (de Medicina Tradicional), Padilha apresentou também a intenção de ampliar as ações e trocas de experiências sobre o acesso gratuito da população aos serviços de saúde.

“Brasil e Índia têm sistemas públicos robustos, forte capacidade científica e papel estratégico no Sul Global. Nossa cooperação em saúde pode ampliar o acesso da população a medicamentos, fortalecer a produção local e impulsionar a inovação”, afirmou o ministro brasileiro.

Leia Também:  Ex-presidente do Chile Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

Padilha convidou os indianos para integrar a Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo. “Queremos que Índia e Brasil estejam na linha de frente de uma nova agenda internacional de saúde baseada em produção local, inovação e cooperação solidária”, ponderou.

18.02.2026 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Nova Deli. Aeroporto Internacional Indira Gandhi (DEL). Nova Deli — ÍndiaFoto: Ricardo Stuckert / PR

Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Nova Deli. Aeroporto Internacional Indira Gandhi (DEL). Nova Deli — Índia Foto: Ricardo Stuckert / PR

Inteligência artificial

Outra discussão entre autoridades do Brasil e da Índia teve relação com a utilização de tecnologias digitais e inteligência artificial para organização dos sistemas públicos de saúde.

Segundo Padilha, o intercâmbio em saúde digital pode colaborar com a modernização do SUS, ampliar o acesso e qualificar o cuidado à população.

Uma outra proposta foi a implementação de uma biblioteca digital de medicina tradicional, reunindo evidências científicas, protocolos, estudos clínicos, registros históricos e boas práticas sobre práticas integrativas e complementares em saúde.

——————————————————————–

  • Agência Brasil – Conteúdo
  • Foto Destaque: Crédito – Rafael Nascimento / MS
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA