Turismo & Lazer
Programa de turismo inteligente contempla Vila Velha
TURISMO
O município canela-verde ficou em 6° lugar entre dez selecionados pelo Ministério do Turismo para participar da Estratégia Nacional
Seja pelo litoral, história ou religiosidade, o potencial turístico da cidade de Vila Velha tem chamado cada vez mais atenção dos visitantes e recebido reconhecimento nacional. O município canela-verde ficou em 6° lugar entre dez selecionados pelo Ministério do Turismo para participar da Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente.

Um dos exemplos que demonstram o potencial turístico é que este ano a cidade ficou entre os destinos mais procurados em uma plataforma on-line de hospedagens, tendo sido o principal destino do Espírito Santo no site.
Para ser considerado um destino turístico inteligente, Vila Velha vai precisar investir ainda mais na inovação, acessibilidade e tecnologia – melhorando a vida dos moradores e também a experiência dos visitantes.
A partir de agora a cidade vai passar por um diagnóstico que apontará as melhorias para o desenvolvimento do turismo local.
O secretário de Turismo e Cultura do município, Roberto Patrício Júnior, Vila Velha teve a honra de participar do edital e de ter sido selecionada para o programa.
“É um programa do governo federal que vai capacitar a cidade para evoluir tecnologicamente em relação ao turismo. Serão cursos, palestras e adequações turísticas inteligentes. Vamos evoluir e potencializar o que já temos”, iniciou.
Segundo ele, o que possibilitou a cidade a participar do edital foram diversos requisitos preenchido. “E a gestão, desde 2021, se preocupou em atualizar a cidade, com inclusive uma atualização interna digital muito grande, que transparece no nosso site e no portal do turismo”, acrescentou.

“A evolução que essa participação vai trazer para a cidade é enorme, sairemos de um patamar para outro muito maior, fazendo com que a cidade seja vista nacional e internacionalmente, junto a um seleto grupo de cidades. O município está com o turismo pulsante, com muita diversidade para o turista e para quem mora”, disse o secretário.
Para ele, quem frequenta Vila Velha tem a possibilidade de, em um mesmo dia, experimentar programações diferentes, desde a praia bem ordenada, até o convento, a Casa da Memória, o pôr do sol no Morro do Moreno, o mirante na Ponta da Fruta e um turismo rural em ascendência. “É eclética e por isso tem atraído cada vez mais gente. Vila Velha vai só crescer e o Brasil inteiro vai ver”, pontuou.
* Folha Vitória – Conteúdo / Foto: Divulgação – Prefeitura de Vila Velha (ES)
TURISMO
Trem de férias começa a circular em 2026 pela Estrada de Ferro Vitória a Minas
As viagens especiais acontecerão nos meses de janeiro, julho e dezembro, no horário noturno, e atendem um dos compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão da ferrovia
Por Carla Nascimento*
A partir de janeiro de 2026, os passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas contarão com uma novidade: o Trem de Férias, que circulará nos meses de janeiro, julho e dezembro, em horário noturno. Ainiciativa reforça o papel da ferrovia na integração regional e é fruto de um dos compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão ferroviária e construído juntamente com a Asgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os bilhetes para o horário especial de janeiro começarão a ser vendidos a partir do dia 20 de novembro. Por segurança, não haverá venda de passagens nas estações durante o período noturno. As compras devem ser feitas durante o horário de funcionamento das bilheterias ou on-line pelo site vale.com/tremdepassageiros, com disponibilidade 24 horas.
“O Trem de Férias chega como uma resposta direta ao desejo da população por uma opção segura e confortável de transporte ferroviário também à noite, especialmente nos meses de maior movimentação. A escolha do horário noturno vai além do compromisso firmado com a agência reguladora, que não determina esse formato. A iniciativa reflete nosso esforço contínuo em melhorar a experiência dos passageiros”, diz João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas.
A nova frota, já em operação de forma alternada nas viagens diurnas, mantém os recursos que asseguram conforto e segurança para passageiros e tripulação. As composições contam com classes executiva e econômica, elevador para acesso em cadeira de rodas e espaço dedicado a pessoas com mobilidade reduzida. As estações que receberão o Trem de Férias estão preparadas para atender os passageiros com infraestrutura adequada, incluindo reforço na iluminação.
Durante a viagem do Trem de Férias, os passageiros poderão adquirir alimentos, como lanches e refeições na lanchonete da composição. O valor dos bilhetes será o mesmo praticado nas viagens durante o dia. Os pontos de parada do mês de janeiro foram definidos de acordo com a demanda atual de passageiros. Entre as localidades atendidas no horário noturno está a conexão entre Itabira e Nova Era.
“O primeiro mês de circulação do Trem de Férias será fundamental para avaliar a melhor forma de atender aos passageiros e eventuais ajustes no formato”, diz João Falcão.
| Infraestrutura Todas as estações que receberão paradas do Trem de Férias receberão reforço na iluminação. Além do transporte de passageiros, a Vale investe em obras que contribuem para a melhoria da mobilidade e da segurança ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, considerada uma das mais seguras do país pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Sobre o Trem de Passageiros A frota possui carros executivos e econômicos, além de vagões-restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção). Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 pessoas. Já nos econômicos contam com 75 lugares. Em ambas as classes, os carros são climatizados e disponibilizam tomadas elétricas aos passageiros para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares. Toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários. Os carros são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos passageiros durante a viagem. A compra de bilhetes pode ser realizada nos pontos de venda, pela internet (www.vale.com/tremdepassageiros) ou por meio de um aplicativo de celular chamado “Trem de Passageiros”, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOS. Serviço – Trem de férias (janeiro) ————————————————- |
| *Assessoria de Imprensa – Conteúdo
* Foto/Destaque: Divulgação / Vale |
-
BRASIL5 dias atrásPropina para presidente do INSS era paga via pizzaria e imobiliária, diz PF
-
BRASIL4 dias atrásPrefeito é expulso após agredir jornalista na COP30
-
POLÍTICA & GOVERNO4 dias atrásAutorizado o início das obras de urbanização do Morro do Moreno
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrásGoverno do Estado anuncia pagamento de abono para servidores
-
POLÍTICA & GOVERNO6 dias atrásPMV antecipa pagamento do 13º salário e vai injetar quase R$ 100 milhões na economia
-
GERAL5 dias atrásEDP apresenta Plano Verão 25/26 e destaca investimentos para ampliar a resiliência do sistema elétrico
-
Justiça4 dias atrásCapitão Assumção é condenado por publicações contra Casagrande na pandemia
-
EVENTOS4 dias atrásSemana Nacional da Consciência Negra celebrada no ES
