VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Comissão Processante

Câmara investiga denúncia de fraudes em licitações em Marechal Floriano

Publicados

Política Regional

Comissão Processante tem 90 dias para investigar a denúncia que pode resultar na cassação do mandato do prefeito Lidiney Gobbi

Por Julia Camim*

A Câmara Municipal de Marechal Floriano instaurou uma Comissão Processante para apurar uma denúncia recebida pelo Legislativo contra o prefeito da cidade, Lidiney Gobbi (PP). Segundo a Casa, há uma série de anexos que apontam possíveis infrações político-administrativas.

O grupo, que teve a primeira reunião nesta segunda-feira (10), tem 90 dias para investigar a denúncia e apresentar o relatório final, que pode resultar no arquivamento do processo ou na cassação do mandato do prefeito.

A denúncia foi protocolada no último dia 3 e, na sessão do dia 5, os vereadores aprovaram por dez votos a zero seu recebimento.

O prefeito disse à reportagem que está “tranquilo”. “Eu ainda não fui notificado, mas estou tranquilo. Nunca me envolvi com coisa errada. Toda a sociedade tem direito de investigar.”

Os parlamentares vão apurar irregularidades relacionadas a fraudes em licitação, como:

  • Alterações nas datas das publicações oficiais, com processos licitatórios do exercício de 2025 divulgados com anos anteriores, como 1980, 1972 e 2000;
  • Possível direcionamento e favorecimento de empresas em processos de compras públicas;
  • Falta de transparência em atos administrativos;
  • Início de obras sem a devida licitação e sem a formalização de contratos.
Leia Também:  Prefeito de São Mateus vai a São Paulo com metade dos vereadores na sua comitiva

Vão compor a comissão os vereadores Vaninho Stein (Podemos), presidente do grupo; Chapolim Frasson (MDB), secretário; Diogo da Amar (Podemos), relator.

A origem da denúncia

O denunciante, morador do município, afirma ter verificado inconsistências em documentações técnicas disponíveis no portal oficial de licitações de Marechal Floriano entre julho e outubro de 2025.

Após analisar os documentos, ele teria ficado “indignado com a gravidade das irregularidades apontadas e com o potencial prejuízo ao interesse público, à transparência administrativa e aos princípios constitucionais que regem a Administração Pública Municipal”.

Sendo assim, o morador decidiu apresentar a denúncia à Câmara.

As irregularidades foram “documentadas de forma técnica, sistemática e autenticada”, e indicam um padrão que demonstra sistematicidade nas ocorrências.

Segundo o documento, primeiro as publicações ocorriam com a data correta e depois eram alteradas para anos anteriores. O objetivo seria “inviabilizar ou limitar a competitividade nos certames, notadamente nos casos das dispensas”.

O presidente da comissão, Vaninho Stein, disse à reportagem que a investigação será conduzida com transparência, e o direito à defesa do prefeito, garantido.

Leia Também:  Câmara de Jaguaré tem projeto para criação do Procon Legislativo

———————————————–

* Folha Vitória – Conteúdo

* Foto/Destaque: Crédito – PMMF

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política Regional

Prefeito de Linhares atualiza pacote de importantes obras e ações em infraestrutura, educação, esporte e assistência social

Publicados

em

Por Alexandre Araújo* – Linhares / ES

O prefeito Lucas Scaramussa também citou o avanço das obras do Terminal Rodoviário de Linhares que seguem o cronograma e pode ser inaugurado ainda neste ano de 2026. Foto: Secom/Felipe Reis.

Na manhã desta quinta-feira, dia 19, o prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, atualizou sobre o andamento de diversas obras importantes e aguardadas há anos por moradores do município que estão execução ou que terão início no Município. São várias frentes de trabalho em áreas prioritárias como infraestrutura, educação, esporte e assistência social.

De acordo com o prefeito, a ordem de licitação para implantação da rede de esgoto e drenagem pluvial do loteamento Dona Zizi, no bairro Movelar, será finalizada até esta sexta-feira, dia 20. A obra é mais uma etapa do processo de regularização fundiária da área, alinhadas às ações do programa Nossa Cidade + Legal.

Em junho do ano passado, a Prefeitura realizou a entrega de mais de 500 escrituras de imóveis a moradores de diversas regiões como o distrito de Bebedouro e bairro Shell, por exemplo.

Leia Também:  Podemos oficializa pré-candidatura de Allan Ferreira a prefeito de Cachoeiro

Tem boas notícias chegando também para o bairro Novo Horizonte. O prefeito revelou que está prevista para o dia 3 de março a divulgação do resultado do edital para a construção de um Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) de Tempo Integral que será construído no bairro Novo Horizonte, uma demanda antiga da comunidade.

Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Povoação está com o projeto aprovado e deve ter, nos próximos dias, divulgada a ordem de licitação para o início das obras.

Na área esportiva, os moradores aguardam a inauguração do campo de futebol da Bagueira, que contará também com iluminação noturna. A entrega deve ser marcada por uma partida de futebol com jogadores da região e com a presença do prefeito em campo. Outro anúncio foi a construção de cobertura, arquibancadas e vestiários no campo de futebol de Baixo Quartel.

Encerrando o pacote de atualizações, o prefeito destacou ainda a reforma e ampliação do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do distrito de Bebedouro, iniciativa que busca oferecer mais dignidade e melhores condições de atendimento às famílias assistidas pelo órgão na região.

Leia Também:  Sessão é adiada devido à instalação de novos sistemas no plenário da Câmara de São Mateus

O prefeito Lucas Scaramussa também citou o avanço das obras do Terminal Rodoviário de Linhares que seguem o cronograma e pode ser inaugurado ainda neste ano de 2026.

—————————————————————————–

  • Prefeitura de Linhares / Comunicação – Conteúdo
  • Foto Destaque: Crédito – Felipe Reis / Secom – PML

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA