Política Municipal
Vereadora pede a criação de um Centro de Especialidades Odontológicas em São Mateus
Política / Municipal

A parlamentar Professora Valdirene solicita que a municipalidade interceda junto ao Governo do Estado para que se construa e estruture o Centro de Espacialidades Odontológicas
A vereadora Professora Valdirene (PT) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (12), uma proposição cuja Indicação solicita que o Executivo interceda junto ao governo estadual, para que se construa e estruture um Centro de Especialidades Odontológica na cidade de São Mateus.
A vereadora destaca que “a saúde bucal é parte essencial da saúde integral do cidadão, sendo direito de todos e dever do Estado”. Para ela, “apesar dos esforços realizados na atenção básica, o município de São Mateus carece de serviços especializados de odontologia, como endodontia, cirurgia oral, periodontia especializada, diagnóstico bucal, atendimento a pessoas com deficiência, entre outros procedimentos de média complexidade”.
A vereadora enfatiza que “a existência de um CEO permitirá que essas demandas sejam atendidas sem necessidade de deslocamento para outros municípios, o que é essencial para famílias de baixa renda. A implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) possibilitará a ampliação da rede de atenção à saúde bucal no município, integrando a Estratégia de Saúde da Família com os níveis mais complexos de cuidado, e atendendo de forma digna e resolutiva à população mateense e de toda a região norte capixaba”.
Ainda de acordo com a vereadora, na justificativa da sua indicação, está em consonância com o Programa Nacional de Centros de Especialidades Odontológicas do Ministério da Saúde, e poderá contar com cofinanciamento tripartite, bastando que o município elabore o projeto técnico e busque sua habilitação junto aos entes federativos.
“Por ser uma medida de justiça social e de fortalecimento do SUS, solicitamos o apoio do Poder Executivo Municipal para articular junto ao Governo Estadual viabilização deste importante equipamento público de saúde”, justifica a parlamentar.

Política / Municipal
Alunos de Vitória com autismo terão identificação bordada no uniforme

A vereadora Mara Maroca destaca que o uso dessa identificação é opcional, respeitando a individualidade de cada criança
Vitória / ES
Foi aprovado na Câmara de Vitória, dia 28 de maio, o projeto de lei de autoria da vereadora Mara Maroca (PP), que autoriza a aplicação do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos uniformes escolares dos estudantes da Educação Infantil e Fundamental da rede municipal de ensino, diagnosticados com essa condição.
De acordo com o projeto, o uso é opcional e tem como objetivo facilitar a identificação e promover a inclusão, sempre respeitando a individualidade de cada criança. Os pais, mães ou responsáveis legais poderão optar por bordar o símbolo no uniforme escolar de forma discreta, garantindo maior conforto e respeito às necessidades de cada estudante.
Para a vereadora o uso de um cordão com o símbolo é uma alternativa comum, porém, nem todas as crianças conseguem utilizá-lo devido à hipersensibilidade sensorial.
“Com essa nova lei, os responsáveis poderão escolher bordar o símbolo diretamente no uniforme, de maneira sutil e respeitosa, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor”, explica a vereadora autora do projeto de lei.
“Nosso intuito é contribuir para uma escola mais inclusiva, sensível às necessidades de todos os estudantes, e para uma cidade mais empática, que valoriza a diversidade e o direito de aprender de forma digna e respeitosa”, completa.
Mara Maroca enfatiza a necessidade de “seguir construindo uma Vitória mais justa, acolhedora e comprometida com a educação de qualidade para todas as crianças”.
O projeto de lei vai agora para a sanção do prefeito.
Sessão solene sobre o autismo

Participantes da Sessão Solene / Foto: Pedro Justino
Sobre o autismo, a vereadora realizou sessão solene na Câmara de Vitória sobre o Transtorno do Espectro Autista. O evento aconteceu no dia 26 de maio e o tema dessa sessão foi “Família, Amor e Autismo”, uma homenagem emocionante às famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Foi uma noite de reconhecimento, escuta e acolhimento, onde reforçamos o papel fundamental das famílias na construção de uma sociedade mais inclusiva, empática e justa”, destaca a vereadora.
Entre os convidados, a musicoterapeuta Janaína Pereira Ricardo, a educadora e professora em educação especial, Janete Rodrigues de Carvalho, a presidente da Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo (AMAES), Poliana Paraguassú Possi e a mãe que representou as famílias autistas, Tatiana dos Santos.
______________________________________________________________
* Da Redação / Com informações da assessoria da vereadora
* Foto/Destaque: Mara Maroca, vereadora de Vitória / Crédito: Pedro Justino
-
CIDADES6 dias atrás
Cidade do ES está há quase 4 anos sem registrar assassinatos
-
Evento / Empreendedorismo6 dias atrás
Abertas as inscrições para a maior competição de empreendedorismo e tecnologia para jovens do Brasil
-
Política Nacional4 dias atrás
Motta mantém revogação do IOF no radar após reunião com governo
-
Economia6 dias atrás
PIB do Espírito Santo mantém estabilidade no 1º trimestre de 2025
-
Esportes / Futebol6 dias atrás
Brasil sem brilho e sem identidade com a torcida, empata com o Equador
-
CIDADES4 dias atrás
Recomendada a interdição do Ginásio Wilson Freitas em Vitória
-
CIDADES4 dias atrás
Abertas inscrições para o curso de Marketing Digital e Produção de Vídeo com Celular em Linhares
-
Educação4 dias atrás
Merenda escolar inclusiva: alunos com restrição alimentar recebem cardápio especial