Aliança Incestuosa
Líder do atual prefeito de São Mateus declara voto favorável a aprovação das contas do ex-prefeito Daniel Santana
Política / Municipal

São Mateus/ES – Do correspondente
As contas do ex-prefeito de São Mateus, Daniel Santana, estão para ser votadas pela Câmara de Vereadores e já tem um voto garantido para a sua aprovação. Trata-se do líder do atual prefeito, Marcus Batista (Podemos), o vereador Rafale Barbosa (PDT) que, em pronunciamento durante a sessão ordinária da Câmara, do dia 30, defendeu o ex-prefeito antecipando e justificando seu voto pela aprovação das contas, pelo fato de serem do mesmo partido e por ter trabalhado em sua gestão durante os oito anos de mandato do ex-prefeito.

Ex-prefeito Daniel Santana terá suas contas apreciadas pela Câmara de Vereadores / Foto: Reprodução
Ainda durante o pronunciamento do vereador, este, num ato de deboche, ainda entoou um canto de uma música enaltecendo o seu aliado.
O ex-prefeito Daniel Santana exerceu oito anos de mandato em que foi acusado de ter praticado inúmeras irregularidades, pois foi preso com alguns assessores pela Polícia Federal, mas teve sua prisão suspensa pela Justiça Eleitoral, voltando ao poder.
As contas que devem ser levadas ao plenário na próxima sessão ordinária da Câmara, que acontece segunda-feira (7), vieram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES), mas existe a expectativa de serem reprovadas pelo fato do ex-prefeito ter apenas três votos, que seriam dos vereadores Cristiano Balanga (PP), Isael Aguilar (PP) e de Rafael Barbosa (PDT).
A votação
De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, existe a possibilidade das contas do ex-prefeito serem colocadas na pauta da próxima segunda-feira (7), quando é dia de sessão. Criou-se a expectativa que o resultado pela reprovação seria uma atitude natural, diante do que foi a administração de Daniel Santana. Mas, de acordo com fontes imparciais, seria necessário aos vereadores que estão tendendo a votarem pela rejeição das contas, analisarem os pontos divergentes do parecer do TCES e levantar dados junto à Prefeitura para confrontá-los e, consequentemente, justificarem o suposto voto pela reprovação das contas do ex-prefeito. “A gente sabe que é uma votação política, mas isso não respalda uma oposição pela oposição sem ter argumentos para justificar a rejeição das contas do ex-chefe do Executivo, Daniel Santana”, pontuou uma liderança política ouvida pela reportagem..
_____________________________
* Foto/Destaque: Reprodução / Pauta1

Política / Municipal
MPT processa vereador, prefeitura e servidores de São Mateus por assédio eleitoral

Organização que atuava na Secretaria de Defesa Social do município buscava favorecer a candidatura à reeleição de Cristiano Balanga, defende o Ministério Público do Trabalho
Por Julia Camim*
O município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, foi processado pelo Ministério Público do Trabalho no Estado (MPT-ES) por assédio eleitoral, perseguição política e utilização indevida de recursos públicos para favorecer a candidatura do vereador Cristiano Balanga (PP) à reeleição no pleito de 2024.
Segundo o MPT-ES, existia, durante o período eleitoral, uma organização na Secretaria de Defesa Social, Gestão de riscos e Gerenciamento de Desastres de São Mateus para promover atos de intimidação, retaliações e represálias contra servidores que não manifestavam apoio ao então candidato.
A Ação Civil Pública tem como alvos o próprio parlamentar – que se reelegeu -; o então secretário de Defesa Social, Roberto Motta Gomes – também genro do vereador; o assessor técnico, Admar Pereira Nascimento; e o coordenador da Guarda Municipal, Deslando dos Santos Silva.
A investigação também aponta que os agentes envolvidos usavam as posições para “pressionar colegas e beneficiar politicamente apoiadores de Balanga, por meio da concessão de vantagens institucionais”.
São citadas no processo as seguintes práticas dos cabos eleitorais:
- retirada do acesso aos computadores de trabalho das pessoas que declararam não ser eleitoras do vereador;
- envio de mensagens por WhatsApp para pedir votos;
- uso de carros oficiais e combustível para pregar panfletos nos muros da cidade;
- exclusão de plantões remunerados dos servidores não eleitores de Balanga;
- uso de contrato de manutenção de veículos da secretaria em carros particulares;
- convocação de pessoas armadas para acompanhar reuniões de trabalho.
A ação movida pelo órgão tem depoimentos de servidores, vídeos, áudios, mensagens de texto e boletins de ocorrência que comprovariam os atos de assédio e desvios de bens públicos.
“As condutas atribuídas aos réus também incluem favorecimentos em contratos administrativos e possível uso indevido de recursos públicos para manutenção de veículos particulares”, alega o MPT-ES.
Conforme a ação, os atos degradaram o ambiente de trabalho ao comprometer a liberdade política dos servidores e violar os princípios constitucionais da administração pública.
O processo, que corre na Vara do Trabalho de São Mateus, pede condenação por dano moral coletivo no valor de R$ 4,1 milhões, a responsabilização dos envolvidos e a adoção de medidas para assegurar ambiente de trabalho livre de assédio e influência político-eleitoral.
Foram oficiadas a Promotoria Eleitoral de São Mateus, a Procuradoria Regional Eleitoral no Estado, a Promotoria de Justiça de São Mateus, a Delegacia da Polícia Federal de São Mateus e a Secretaria de Estado da Justiça do Espírito Santo.
Em nota, a Câmara Municipal de São Mateus informou que não foi, até o momento, oficialmente comunicada sobre os fatos envolvendo um de seus vereadores.
“O parlamentar segue no exercício de suas funções e a Câmara esclarece que somente se pronunciará caso seja formalmente citada no processo”.
A Prefeitura de São Mateus e o vereador Cristiano Balanga foram procurados pela reportagem, mas não se manifestaram até o momento desta publicação. O espaço segue aberto.
__________________________
*Folha Vitória – Conteúdo
*Foto/Destaque: Reprodução / FV
-
CULTURA & ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Livro ‘Sabores e Territórios’ celebra cultura e ancestralidade quilombola
-
Brasil / Economia6 dias atrás
Haddad afirma que cumprir a meta fiscal é responsabilidade dos três Poderes
-
Futebol / Mundial de Clubes6 dias atrás
Fluminense perde para o Chelsea, se despede do Mundial, mas está na elite do futebol internacional
-
Educação & Cultura3 dias atrás
Colônia de Férias Cultural começa na segunda-feira (14) com muita arte, aprendizado e diversão
-
CIDADES4 dias atrás
Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos
-
POLÌCIA5 dias atrás
Advogada envolvida em roubo milionário é presa em sítio no ES
-
Política Nacional5 dias atrás
Sem consenso, Senado adia votação de projeto que libera jogos de azar
-
Política Nacional4 dias atrás
Tarcísio culpa Lula por tarifa de Trump às exportações brasileiras