Política Municipal
Escola Dante Michelini pode receber nome de Araceli em Vila Velha
Política / Municipal
Duas propostas para alterar nome da Umef Dante Michelini tramitam na Câmara de Vereadores; uma delas quer que a unidade de ensino receba o nome de Araceli Cabrera Sánchez Crespo
Vila Velha / ES
Um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Vila Velha propõe alterar o nome da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Dante Michelini, no bairro Planalto, para UMEF Araceli Cabrera Sánchez Crespo.
Pela proposta, a escola localizada na Rua Ronaldo Gonçalves de Rezende passaria a homenagear Araceli, menina que foi assassinada aos 8 anos de idade em Vitória em 1973. O crime ganhou repercussão nacional e a vítima se tornou símbolo do combate à violência infantil.
O debate reacendeu na sociedade capixaba após Dante Brito Michelini, um dos investigados pelo crime, ter sido encontrado morto e decapitado no sítio onde morava em Guarapari, no início deste mês.
O vereador Patrick da Guarda (PL), autor do PL 23/2026, sustenta que a denominação de equipamentos públicos, especialmente unidades de ensino, deve estar alinhada a valores éticos e pedagógicos. Segundo ele, o nome atual remete a pessoa envolvida em um crime de repercussão que “ainda causa dor, indignação e repulsa”.
“O objetivo desse Projeto de Lei é promover justiça simbólica e memória histórica, homenagear a vítima, e não agentes ligados à violência, alinhar o ambiente escolar aos valores de proteção à infância”, Patrick da Guarda (PL), vereador de Vila Velha
A matéria será anexada a um projeto anterior com a mesma finalidade, o PL 4119/2023, do vereador Welber da Segurança (União). A Câmara irá reunir os vereadores no próximo dia 23 para definir se a titularidade do PL permanece com Welber ou se será conjunta entre ambos. Depois, a proposta entra em pauta para apreciação no plenário.
——————————————————————–
- Reprodução de matéria do Folha Vitória – Conteúdo
- Foto Destaque: Reprodução / FV
Política / Municipal
Força-tarefa retira cerca de 2,5 toneladas de fios e resíduos em desuso e põe fim à poluição visual em Linhares
Por Alexandre Araújo* – Linhares / ES
Os fios pendurados e o emaranhado de cabos nos postes de Linhares estão com os dias contados. Em apenas duas ações realizadas no centro da cidade, uma força-tarefa resultou na retirada estimada de aproximadamente 35 quilômetros lineares de cabos de telecomunicações, incluindo cabos do tipo Drop FTTH, ASU e cabos metálicos obsoletos, totalizando cerca de 2,5 toneladas de resíduos.

O prefeito de Linhares, Lucas Scaramussa, acompanhou de perto os trabalhos e destacou que a iniciativa representa um avanço importante para a organização urbana e a segurança da população. “Estamos colocando ordem em uma situação que se arrastava há muitos anos. Esses fios em desuso causam poluição visual, oferecem riscos e prejudicam a imagem da cidade. Linhares está avançando e precisa de uma infraestrutura urbana à altura”, afirmou o prefeito.
A força-tarefa é liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, com o apoio de outras secretarias municipais, da EDP e de empresas de telefonia, TV e internet. As empresas foram orientadas a catalogar todos os cabos em uso. Aqueles que não estiverem identificados ou regularizados estão sendo retirados.
“Essa é uma ação conjunta, com diálogo e responsabilidade. O que estiver fora do padrão ou sem identificação será removido. Nosso objetivo é uma cidade mais organizada, segura e bonita”, reforçou Lucas Scaramussa.

Os trabalhos de limpeza ocorreram no dia 11 de janeiro, na Rua Capitão José Maria, no trecho entre a Avenida Prefeito Samuel Batista Cruz e a Avenida João Felipe Calmon, e novamente neste domingo (08), na Avenida Augusto Pestana, no mesmo trecho. Somente na primeira etapa da ação, realizada em janeiro, foram retiradas duas caixas coletoras completamente cheias de fios descartados.
A retirada do cabeamento obsoleto contribui diretamente para a organização da infraestrutura urbana, reduz riscos à população e melhora significativamente o aspecto visual da cidade. O impacto positivo já pode ser percebido na valorização das fachadas de prédios e estabelecimentos comerciais do centro.
“O centro é o cartão de visitas de Linhares. Esse trabalho já mostra resultados visíveis e vai continuar. Depois do centro, os bairros também serão atendidos”, destacou o prefeito.
A limpeza da poluição visual em Linhares segue em andamento e faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da cidade, garantindo mais qualidade de vida para moradores, comerciantes e visitantes.
———————————————————–
- Prefeitura de Linhares / Comunicação – Conteúdo
- Foto Destaque: Crédito – Felipe Reis / Secom – PML
-
BRASIL6 dias atrásSecretário de Governo mata os dois filhos e tira a própria vida
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásMUG é campeã do Carnaval de Vitória 2026 com desfile sobre visita de princesa ao ES
-
Política6 dias atrásPrefeitura de Vila Velha recebe Selo Diamante em Transparência 2025
-
Esportes / Futebol6 dias atrásFluminense vence o clássico com o Botafogo pelo Brasileirão
-
BRASIL7 dias atrásFachin notifica Toffoli após PF encontrar nome do ministro em celular de Vorcaro
-
POLÌCIA6 dias atrásNova ferramenta amplia divulgação de pessoas desaparecidas na Grande Vitória
-
Economia6 dias atrásPrimeiro avião para quatro pessoas produzido no Norte do ES é entregue a comprador
-
Política4 dias atrásCareca do INSS pretende fazer delação e falar de Lulinha