VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Municipal

Câmara Municipal de Vitória realiza Sessão Ordinária Itinerante

Publicados

Política / Municipal

Vitória – ES

A Sessão Itinerante foi realizada nesta quarta-feira (29) na Praça da Ciência, na Praia do Canto. De acordo com o presidente, vereador Leandro Piquet (PP), o objetivo das sessões itinerantes é interagir ainda mais os parlamentares com a população com essa aproximação.

Durante a realização da sessão os vereadores receberam da Prefeitura o Plano Municipal “Vitória da Primeira Infância” (PMPI). O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) foi quem, pessoalmente, passou às mãos do presidente Leandro Piquet o Plano. Ele, em seu discurso, destacou a importância da Câmara Itinerante para o diálogo com a sociedade, e ressaltou a importância que a sua Administração vem dedicando à Educação Básica. “Hoje nós temos a oportunidade de apresentar para a apreciação do Parlamento de Vitória e da população um plano extremamente ousado e robusto, que é o ‘Vitória da Primeira Infância’, fruto de muitos debates da nossa equipe com sociedade a civil organizada”, explicou o prefeito.

O presidente do Legislativo Municipal, Leandro Piquet, ressaltou que há muito tempo a CMV realizou uma Sessão Itinerante para encarar os cidadãos com olhos nos olhos e acrescentou que esta é uma forma de fortalecer a democracia participativa. “Efetivamente, o que estamos fazendo aqui hoje é trazer o cidadão para dentro do núcleo das decisões administrativas do parlamento municipal”.

Vitória da Primeira Infância 

Leia Também:  Flaviano Barcellos – Vereador eleito de Santa Leopoldina

A apresentação do novo Plano coube à secretária de Assistência Social Cintya Schulz, e foi realizado coletivamente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme) e Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com a Petrobras e a Avante consultoria, tendo a Secretaria de Ação Social (Semas) como ponto focal. “O Plano foi elaborado com a participação de conselhos e contém as principais ações a serem desenvolvidas no atendimento às crianças de 0 a 6 anos pelos próximos dez anos”, explicou Cintya Schulz.

Em seguida ela citou as normativas legais para a elaboração do PMPI, desde o Marco Legal da Primeira Infância, aos Planos Nacionais, que foram utilizados no primeiro Plano Municipal Pela Primeira Infância de Vitória. “Hoje sabemos que a primeira infância é um período especial, com demandas próprias que precisam ser levadas em conta. Converse com um neuro, com um professor da área que eles vão confirmar isto. Os adultos são o resultado de muitas experiências vividas nesta fase da vida”, acrescentou.

Como exemplo, a secretária citou vários itens importantes que foram contemplados no Plano, e que foram desenvolvidos após a realização de audiências públicas e aprovados pelo Concav, com a realização de ações estratégicas nas Unidades de Saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável no período de 0 a seis anos, ou seja, desde o período gestacional, além de ampliar o acompanhamento, nos serviços sócio assistenciais das famílias com crianças nessa faixa etária e vários outros.

Leia Também:  Alunos visitam a Câmara de São Mateus com a finalidade de aproximar os jovens da realidade política e institucional do município

Na sequência, todos os vereadores se manifestaram sobre o documento, e manifestaram a importância de políticas públicas especialmente voltadas para a primeira infância. Encerrando o evento, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Concav), Luciene Marques Ottaiano também fez uso da palavra. “A confecção desse Plano foi feita com muito diálogo, para aprender sobre o tema, ouvir os envolvidos e construir o futuro, começando agora”, disse ela.

A iniciativa da Câmara Itinerante recebeu o apoio de todos os presentes, como secretários municipais, lideranças e os que estiveram assistindo a sessão.

———————————————————————————-

* Da Redação / Com informações da CMV – Mágda Carvalho

* Foto: Vitor Junquilho

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política / Municipal

Pazolini deixa o cargo e Cris Samorini é a nova prefeita de Vitória

Publicados

em

Cris assinou o termo de posse na manhã deste sábado, após renúncia de Pazolini para disputar as eleições

A Prefeitura de Vitória formalizou, na manhã deste sábado (4), a assinatura do termo de transmissão de cargo do então prefeito Lorenzo Pazolini para a vice-prefeita, que passa a assumir em definitivo como prefeita da capital, Cris Samorini. A solenidade foi realizada na sala da Presidência da Câmara Municipal de Vitória e contou com a participação do presidente da Casa, vereador Anderson Goggi.

Cris Samorini assina termo de posse e é a nova prefeita (foto: Leonardo Silveira)

Cris Samorini assina termo de posse e é a nova prefeita / Foto: Leonardo Silveira – PMV

A transmissão de cargo segue o que determina a legislação e assegura a continuidade administrativa e institucional do município, garantindo o andamento das ações, programas e projetos em execução pela gestão municipal.

A prefeita de Vitória, Cris Samorini, ressaltou que a transmissão de cargo representa uma etapa prevista na legislação municipal e reforçou o compromisso com a continuidade das ações e do planejamento já estabelecido pela gestão.

“Cumprimos uma etapa importante que está dentro do regimento e da lei orgânica, e agora seguimos com uma gestão planejada, garantindo a continuidade das ações. Meu compromisso é manter o ritmo de trabalho, dar sequência ao direcionamento estabelecido e assegurar que as entregas previstas para a cidade sejam concluídas como esperado”, destacou.

Cris Samorini assina termo de posse ao lado do presidente da Câmara, Anderson Goggi 

Lorenzo Pazolini destacou a importância do momento e manifestou confiança na condução dos trabalhos pela nova chefe do Executivo municipal. “Momento importante para a cidade de Vitória, fizemos a transição com gratidão a Deus, a minha família e aos capixabas, com serenidade e sabedoria, com a confiança que a Cris vai continuar e aprimorar esse trabalho, investindo muito na cidade, cuidando das pessoas e com a certeza que Vitória está em ótimas mãos”, afirmou.

Leia Também:  Vereadora Valdirene enquadra colega que a desrespeitou durante sessão da Câmara de São Mateus

———————————————————————————

  • Fonte: Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Foto Destaque: Crédito – Leonardo Silveira / PMV
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA