VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Governo em Ação

Governador entrega obras de saneamento e anuncia novos investimentos em Jaguaré

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

Por Giovani Pagotto*

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, esteve, nesta sexta-feira (08), em Jaguaré, onde inaugurou as obras de implantação da Rede e Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário no trecho entre o bairro Boa Vista e o córrego Caximbau. Durante a agenda, também foram assinadas ordens de serviço para a reforma do Ginásio de Esportes “Paschoal Brioschi” e para a revitalização do Campo de Futebol do JP Giral.

“Jaguaré é uma cidade que está no meu coração e onde temos realizado muitas entregas importantes. Visitamos as obras da nova companhia da Polícia Militar, reforçando nosso compromisso com a segurança pública, e inauguramos esta importante obra de saneamento básico, que dialoga diretamente com saúde pública e preservação ambiental. Também estamos em estágio avançado nos estudos para o Contorno de Jaguaré, uma intervenção importante para retirar o trânsito pesado do centro urbano”, afirmou o governador.

Ricardo Ferraço reforçou que o Governo do Estado tem mantido uma parceria forte com todas as prefeituras capixabas, com presença permanente nos municípios e investimentos voltados à melhoria da qualidade de vida da população. “Esse é o espírito do nosso Governo: fortalecer o municipalismo e realizar entregas concretas para os capixabas, independentemente de quem seja a responsabilidade”, destacou.

Executada por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), a obra de esgotamento sanitário recebeu investimento de R$ 6,9 milhões e beneficia diretamente mais de 31 mil moradores de Jaguaré. A intervenção representa um avanço importante na área de saneamento básico, promovendo mais saúde pública, preservação ambiental e desenvolvimento urbano.

Leia Também:  Mineração mais sustentável e energias limpas ganham impulso no Espírito Santo

A obra contempla a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade de 12 litros por segundo, além da execução de 3.516 metros de rede de esgoto com tubo de 150 milímetros e 794 metros de rede com tubo de 200 milímetros. O projeto também incluiu a construção de 830 metros quadrados de calçada cidadã, 95 metros quadrados de sinalização horizontal e o plantio de 1.459 metros quadrados de grama, reforçando a mobilidade urbana e a organização do espaço público.

“Essa entrega representa o cuidado do Governo do Estado com as pessoas, principalmente com aquelas que mais precisam de infraestrutura de qualidade no dia a dia. É um investimento que melhora a saúde pública, fortalece a preservação ambiental e leva mais segurança e qualidade de vida para a população”, comentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.

Ainda durante a agenda, o governador Ricardo assinou a ordem de serviço para a reforma do Ginásio de Esportes “Paschoal Brioschi”. A obra será executada por meio de convênio entre o Governo do Estado, via Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e a Prefeitura de Jaguaré, com investimento de R$ 2,7 milhões.

Leia Também:  Vereador Leandro Piquet é eleito presidente da Câmara de Vitória

O projeto prevê a troca da cobertura com aumento da altura do teto, instalação de novo piso emborrachado, nova iluminação, pintura geral, reforma completa dos banheiros com adequações de acessibilidade e construção de nova calçada no entorno do ginásio. As melhorias vão proporcionar mais conforto, segurança e melhores condições para a realização de atividades esportivas e comunitárias.

Também foi assinada a ordem de serviço para a revitalização do Campo de Futebol do JP Giral, com investimento de R$ 1,69 milhão. A intervenção contempla uma área total de 6 mil metros quadrados, incluindo substituição do alambrado, instalação de refletores em LED, construção de arquibancada para 800 pessoas, reforma dos vestiários, construção de vestiário para árbitros, implantação de galpão pré-moldado e substituição do gramado por grama vegetal.

Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Paulo Marcos Lemos, os investimentos fortalecem os espaços esportivos do município. “Estamos investindo em equipamentos importantes para Jaguaré e para toda a região. Essas obras ampliam o acesso ao esporte, oferecem melhores condições para treinamentos e competições e fortalecem os espaços de convivência da comunidade”, acrescentou.

———————————————————————-

  • Governo do Estado | Comunicação – Conteúdo
  • Foto destaque: Crédito – Jorge Luiz | Governo do ES
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Produtores que não fizeram atualização cadastral de rebanho estão sujeitos a multa

Publicados

em

Por Francine Castro* | Vitória (ES)

A poucos dias do fim da campanha de atualização cadastral de rebanho, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), cerca de 55% dos produtores do Espírito Santo ainda não realizaram o procedimento, que é obrigatório. O prazo termina na próxima semana, no dia 30 de junho.

A campanha envolve bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. O procedimento pode ser feito pela internet, via login e senha do produtor; por e-mail, direcionado à gerência local onde a propriedade está localizada; ou diretamente nos escritórios do Idaf, pelo produtor rural ou seu representante legal.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, alerta que a atualização dos dados de rebanho é fundamental para fortalecer o sistema de vigilância local. “Estamos na reta final e os bons percentuais do Espírito Santo dependem do comparecimento dos produtores nessa ação. Além de manter o Estado livre de enfermidades, esse controle permite a realização de ações preventivas em cumprimento aos compromissos sanitários e possibilita a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, pontuou Bergoli.

Leia Também:  Sessão da Câmara de São Mateus foi marcada por forte discurso do seu presidente

O diretor-geral do Idaf, Ronaldo Salomão Lubiana, alerta os produtores rurais para esse compromisso. “A atualização é um processo simples, mas fundamental para mantermos o reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é um dos acordos estabelecidos para garantir que as ações de vigilância sejam cumpridas, por isso, precisamos do apoio de todos os criadores de animais envolvidos na campanha para, assim, fortalecermos a pecuária do Estado”, destacou Lubiana.

Inadimplência

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, os criadores de bovinos ou bubalinos que não realizarem a atualização cadastral de rebanho no período da campanha estarão sujeitos a multa. Além disso, a partir de 1º de julho, só será permitida a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para quaisquer espécies, caso todas as explorações pecuárias das propriedades rurais de origem e destino tenham realizado o procedimento.

O gerente esclarece ainda que, mesmo que não tenha tido nenhuma alteração nas criações (nascimento, morte, novas aquisições) desde a última atualização, é obrigatório fazer a atualização cadastral durante a campanha (nos meses de maio e junho), anualmente. “Se o produtor atualizou o seu cadastro recentemente, porém fora do período da campanha, também é necessário fazer a atualização cadastral durante a campanha”, orientou Cipriano.

Leia Também:  Vereador Leandro Piquet é eleito presidente da Câmara de Vitória

Serviço:
Campanha de atualização cadastral 2026
Período: 1º de maio a 30 de junho
Como fazer: preferencialmente on-line (https://siapec3.idaf.es.gov.br/siapec3/login.wsp) ou nas gerências locais do Idaf (https://idaf.es.gov.br/relacao-de-municipios-e-e-mails)
Mais informações: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho

———————————————————

 *Fonte: Idaf / Assessoria de Comunicação – Conteúdo

*Foto destaque: Reprodução / Internet

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA