Eleição
Câmara de Vereadores de Santa Leopoldina tem novo presidente
POLÍTICA & GOVERNO
Em sessão extraordinária, Nelson do Sindicato é eleito o novo presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024
A Câmara Municipal de Santa Leopoldina elegeu sua nova Mesa Diretora, realizada em sessão extraordinária, nesta quinta-feira, 29. O vereador Nelson do Sindicato (PTB) foi eleito presidente em chapa única composta pelo vereador Sergio Lago (PDT), como seu vice; Jefferson Rodrigues (PDT), secretário e Luzinete Leppaus (PTB), como tesoureira. Para que fosse possibilitada a nova eleição o presidente teve que renunciar ao cargo que ocupava na diretoria anterior.
A composição da nova Mesa Diretora só teve a troca do vereador Romi Muller (PDT), que cedeu seu lugar para Jefferson Rodrigues.
A eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Santa Leopoldina aconteceu atendendo uma “notificação recomendatória” do Ministério Público, alegando a inconstitucionalidade da composição da chapa eleita em eleição anterior, em sessão realizada dia 7 de dezembro. A alegação foi que o presidente não poderia concorrer ao mesmo cargo pela terceira vez subsequente.
Essa alegação do MP é amplamente questionável por vários juristas e pela própria Associação das Câmaras, cuja argumentação é que a lei do TSE é restrita apenas em nível federal e em relação às câmaras só basta observar o que normatiza o seu Regimento Interno. Existem inúmeros casos pelo Brasil e se formou jurisprudência sobre essa questão.
Mas, o presidente Sergio Lago resolveu acatar a notificação do MP, enfatizando que não haveria necessidade de se criar um estresse entre poderes, uma vez que existe uma relação harmônica e respeitosa entre eles. “Não tenho essas vaidades e o importante é que o nosso grupo político saiu vitorioso”, disse Lago, tecendo críticas aos três vereadores que se opuseram a chapa e supostamente os denunciantes ao MP sobre a também suposta ilegalidade da eleição da chapa anterior tendo à frente como presidente, o vereador Sergio Lago.
Os vereadores Dorgival Batista Filho (PSB), Deucimar Romagna, o Mazinho (PTB) e Rosimar Lahas (Cidadania) estiveram ausentes e foram acusados de terem sidos os denunciantes e também foram chamados de omissos, por não estarem presentes à sessão extraordinária para justificarem suas ações oposicionistas.
Para o grupo composto por seis dos nove vereadores que compõem o Legislativo, foi mais uma vitória, impondo uma derrota a oposição, que “não aparece para o debate, vive somente de fofoca”, disse uma liderança política ouvida pela reportagem.
Em seu discurso o novo presidente, Nelson Lichtenheld, conhecido como Nelson do Sindicato, que tomará posse no próximo domingo (1º), falou da importância da união e harmonia do grupo político. Aproveitou a oportunidade para lamentar a ausência dos três vereadores que não participaram, nem que fosse para dar seus votos contrários.
Nelson está em seu segundo mandato.
A posse da nova Mesa Diretora será no domingo, dia 1º de janeiro, às 9 horas, nas dependências da Câmara.
Composição da Mesa Diretora do Legislativo Leopoldinense para o biênio 2023/2024:
– Presidente: Nelson do Sindicato (PTB)
– Vice: Sergio Angeli Lago (PDT)
– Secretário: Jefferson Rodrigues (PDT)
– Tesoureira: Luzinete Leppaus (PTB)

Nelson do Sindicato, o novo presidente da CMSL e o ex-presidente, Sergio Lago

POLÍTICA & GOVERNO
Autorizado o início das obras de urbanização do Morro do Moreno
Foi assinada, neste sábado (15), pelo governador Renato Casagrande (PSB), a Ordem de Serviço para autorizar o início das obras de implantação da infraestrutura de urbanística do Morro do Moreno, em Vila Velha. Estiveram ao lado do governador, o prefeito do município, Arnaldinho Borgo, secretários, vereadores, lideranças comunitárias dentre outros convidados para o evento.

Visita técnica às obras do Canal da Costa / Foto: Rodrigo Zaca – Governo do ES
Antes a comitiva do governador esteve no Canal da Costa com visita técnica às obras que vem sendo executadas em parceria com a Prefeitura. O trecho visitado é embaixo da Terceira Ponte, que será construída uma galeria dupla e implantado um parque linear, levando mais qualidade de vida aos moradores do bairro e de toda a região.
Morro do Moreno e o Canal da Costa
O projeto prevê a implantação de pórtico, guarita, recepção, estacionamento, playground, restaurante e dois mirantes, criando uma estrutura moderna, segura e integrada ao patrimônio natural do Morro do Moreno. O investimento total é de R$ 14,8 milhões, por meio de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), destinado à construção de um complexo de equipamentos que irá transformar a experiência de moradores e visitantes.
“Estamos fazendo tantas obras nessa região e avançamos com o tamponamento do Canal da Costa, que vai contar com um lindo parque linear. Essa região já é outra. É uma obra que muda a vida de quem mora aqui. A urbanização do Morro do Moreno vai transformá-lo em um local ainda mais visitado, com mirantes, melhor estrutura de acesso e cafeteria. Tudo isso só é possível porque temos um Estado organizado e que sabe fazer parcerias”, afirmou o governador Casagrande.
As obras contemplam um conjunto amplo de intervenções de engenharia, incluindo 7.728 metros quadrados de pavimentação em blocos de concreto, 635 metros quadrados de piso intertravado, 1.288 metros quadrados de sarjeta e 2.576 metros de meio-fio. O sistema de drenagem será reforçado com 60 unidades de drenagem, seis caixas ralo e duas caixas de passagem, garantindo mais segurança e eficiência no escoamento das águas pluviais.
A estrutura do projeto também envolve a instalação de 48.464,92 quilos de estrutura metálica, 146 metros cúbicos de estrutura de madeira, 1.051,40 metros quadrados de cobertura em telha cerâmica, além de 1.371 metros quadrados de revestimentos externos e 878,85 metros quadrados de revestimento cerâmico.
As áreas de circulação e convivência receberão piso cimentado camurçado, 506,10 metros quadrados de assoalho de madeira, grama sintética e plantio de grama em placas, além da instalação de guarda-corpos em aço galvanizado e madeira. O espaço terá ainda um pergolado de 58,08 metros quadrados, ampliando a área de lazer e contemplação.
“Essa intervenção representa um avanço significativo para o Morro do Moreno, que é um dos cartões-postais mais importantes do Espírito Santo. A nova infraestrutura trará mais segurança, organização e conforto para quem visita o local, além de valorizar o patrimônio natural e impulsionar o desenvolvimento econômico. A Sedurb tem trabalhado para entregar projetos que realmente mudem a realidade das cidades, e este é um deles”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.
—————————————————-
* Fonte: Governo do Estado / Sedurb
*Fotos: Crédito – Rodrigo Zaca / Governo do Estado
-
BRASIL5 dias atrásPropina para presidente do INSS era paga via pizzaria e imobiliária, diz PF
-
BRASIL4 dias atrásPrefeito é expulso após agredir jornalista na COP30
-
POLÍTICA & GOVERNO4 dias atrásAutorizado o início das obras de urbanização do Morro do Moreno
-
POLÍTICA & GOVERNO5 dias atrásGoverno do Estado anuncia pagamento de abono para servidores
-
POLÍTICA & GOVERNO6 dias atrásPMV antecipa pagamento do 13º salário e vai injetar quase R$ 100 milhões na economia
-
GERAL5 dias atrásEDP apresenta Plano Verão 25/26 e destaca investimentos para ampliar a resiliência do sistema elétrico
-
Justiça4 dias atrásCapitão Assumção é condenado por publicações contra Casagrande na pandemia
-
EVENTOS4 dias atrásSemana Nacional da Consciência Negra celebrada no ES
