Internacional
Aviões de caça americanos interceptam jato que caiu
INTERNACIONAL
Segundo autoridades americanas, Cessna Citation caiu em região montanhosa no estado da Virgínia
Um “estrondo” supersônico foi ouvido em Washington no domingo (4), quando dois caças tentaram interceptar um avião de pequeno porte que não respondia e que depois caiu na Virgínia, informaram as autoridades.

Moradores da capital dos Estados Unidos e arredores relataram nas redes sociais que ouviram um estrondo que sacudiu janelas e paredes a quilômetros de distância.
Dois caças F-16 foram mobilizados devido à falta de resposta de um jato particular “Cessna 560 Citation V sobre Washington e o norte da Virgínia”, descreveu o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) em comunicado.
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Os dois caças decolaram de uma base no estado de Maryland, disse um funcionário do Pentágono à AFP, para alcançar o avião que caiu em uma área montanhosa no sudoeste da Virgínia.

O presidente Joe Biden, que estava na região, foi informado do incidente, afirmou um funcionário da Casa Branca à imprensa, sem especificar se medidas de precaução foram tomadas.
De acordo com dados públicos, o avião estava registrado em nome da empresa Encore Motors of Melbourne, na Flórida.
Seu proprietário, John Rumpel, disse ao Washington Post que toda a família estava a bordo, incluindo sua filha, o neto e a babá. “Não sabemos nada sobre o acidente”, explicou.
A aeronave saiu do estado do Tennessee (leste) e seguia para Long Island, no estado de Nova York (nordeste), segundo a Aviação Civil dos Estados Unidos (FAA).
O site de rastreamento de voos Flightradar24 indicou, no entanto, que o jato deu meia-volta após sobrevoar Long Island, rumo ao sul, o que o fez passar sobre Washington e Virgínia.
Os investigadores devem chegar ao local do acidente nesta segunda-feira (5), informou o Washington Post.
Os caças “foram autorizados a viajar em velocidades supersônicas e um estrondo supersônico foi ouvido pelos moradores da região”, disse o NORAD. Os aviões também lançaram sinalizadores para chamar a atenção do piloto, mas não conseguiram contatá-lo.
O exército não derrubou o avião, de acordo com vários veículos de comunicação americanos.
- Informações AFP / Fotos: Reprodução (Internet)
INTERNACIONAL
Brasil quer parceria com Índia para produção de remédios e vacinas
Presidente Lula e comitiva estão em Nova Délhi
Por Luiz Claudio Ferreira*
O governo brasileiro manifestou, nesta quarta-feira (18), a intenção de estabelecer cooperação com a Índia para produção de medicamentos e vacinas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, integra a comitiva do presidente Lula que está em Nova Délhi para participar da cúpula sobre impacto da inteligência artificial.
Segundo Padilha, conforme divulgou o governo, a proposta de parceria inclui instituições públicas e empresas dos dois países para produção de medicamentos oncológicos e também remédios para combater doenças tropicais.
Sistemas públicos
Em encontro com os ministros indianos Jagat Prakash Nadda (Saúde e Bem-Estar da Família) e Prataprao Jadhav (de Medicina Tradicional), Padilha apresentou também a intenção de ampliar as ações e trocas de experiências sobre o acesso gratuito da população aos serviços de saúde.
“Brasil e Índia têm sistemas públicos robustos, forte capacidade científica e papel estratégico no Sul Global. Nossa cooperação em saúde pode ampliar o acesso da população a medicamentos, fortalecer a produção local e impulsionar a inovação”, afirmou o ministro brasileiro.
Padilha convidou os indianos para integrar a Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo. “Queremos que Índia e Brasil estejam na linha de frente de uma nova agenda internacional de saúde baseada em produção local, inovação e cooperação solidária”, ponderou.
Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Nova Deli. Aeroporto Internacional Indira Gandhi (DEL). Nova Deli — Índia Foto: Ricardo Stuckert / PR
Inteligência artificial
Outra discussão entre autoridades do Brasil e da Índia teve relação com a utilização de tecnologias digitais e inteligência artificial para organização dos sistemas públicos de saúde.
Segundo Padilha, o intercâmbio em saúde digital pode colaborar com a modernização do SUS, ampliar o acesso e qualificar o cuidado à população.
Uma outra proposta foi a implementação de uma biblioteca digital de medicina tradicional, reunindo evidências científicas, protocolos, estudos clínicos, registros históricos e boas práticas sobre práticas integrativas e complementares em saúde.
——————————————————————–
- Agência Brasil – Conteúdo
- Foto Destaque: Crédito – Rafael Nascimento / MS
-
CIDADES6 dias atrásInspirada nas vilas italianas: cidade brasileira é considerada uma das mais bonitas do mundo
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásEscola que homenageia Lula tem evangélicos em lata de conserva
-
Política6 dias atrásCareca do INSS pretende fazer delação e falar de Lulinha
-
Acidente / Trânsito4 dias atrásTrecho da BR-101 na Serra é um dos mais perigosos do Brasil
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCarnaval em Vitória tem trio elétrico lotado e Sambão do Povo em festa
-
Acidente / Trânsito3 dias atrásDezoito feridos e um morto: passageiros relatam falhas no ônibus antes de tragédia na BR-262
-
BRASIL3 dias atrásOAB-RJ publica nota contra Acadêmicos de Niterói e fala em intolerância religiosa na Sapucaí
-
Educação5 dias atrásA alfabetização das crianças faz São Mateus receber o reconhecimento nacional