VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Evento / Manifestação

Marcha da Maconha: manifestantes cobram decisão sobre descriminalização

Publicados

EVENTOS

Movimento completa 15 anos e aponta lentidão do STF em julgar recurso que discute a descriminalização do porte para uso pessoal da droga

 Belo Horizonte – MG

demora do Supremo Tribunal Federal (STF) em julgar um recurso que discute a descriminalização do porte para uso pessoal da droga deu o tom do ato na tarde deste sábado. Às 16h20, os manifestantes caminharam em direção à Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital. A Marcha da Maconha completa 15 anos em Belo Horizonte. O tema deste ano é “Vamos plantar para reparar vidas” e busca discutir o uso medicinal da droga. O caso levado ao Supremo pede a suspensão de um artigo da Lei Antidrogas que proíbe o armazenamento, plantio e transporte de drogas para uso pessoal. O STF retomou o julgamento sobre a descriminalização na última quinta-feira (24/8). O tema começou a ser analisado pelo plenário em 2015 e, desde então, ficou parado na Corte após um pedido de vistas — mais prazo para analisar o caso — por parte do ministro Teori Zavascki.

Leia Também:  Finais do Circuito Ecorodovias em Linhares, neste sábado (25)

O magistrado, porém, morreu em um acidente aéreo, e o ministro Alexandre de Moraes herdou o processo e o devolveu para julgamento no plenário em 2018. Já são quase oito anos com a ação parada. O julgamento desta semana foi interrompido por pedido de vista do ministro André Mendonça, mas a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, decidiu antecipar seu voto, já que se aposenta em setembro. Os ministros Nunes Marques e Luiz Fux decidiram aguardar a volta do caso após o pedido de Mendonça.

Jovens presos por tráfico na Marcha da Maconha

A Polícia Militar prendeu dois homens, de 22 e 26 anos, por tráfico de drogas durante a Marcha da Maconha, que aconteceu neste sábado (26/8) com concentração na Praça da Estação.  A Polícia Militar informou que os militares, inicialmente, foram à Praça da Estação para falar com os organizadores a fim de saber o horário que o evento teria início. Por volta das 14h, enquanto monitoravam a concentração, os policiais flagraram a dupla oferecendo drogas às pessoas.

Segundo a PM, eles não ofereceram resistência durante a abordagem, sendo que um dos jovens questionou “se não seria lícita a conduta deles”, já que participavam de uma manifestação a favor da descriminalização do entorpecente.  Ambos receberam voz de prisão em flagrante e foram levados à delegacia. Quatro buchas de maconha, um celular e a quantia de R$ 107 foram apreendidos. 

Leia Também:  Ciclo do Saber - Turismo chega ao Norte do Estado e explora a Região dos Verdes e das Águas

——————————————————————————————————————————–

* Conteúdo Estado de Minas – Bruno Luís Barros / Foto: Gladyston Rodrigues – EM – DA.Press

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EVENTOS

Vitória abre chamamento público para empresas patrocinarem o Réveillon e a Arena de Verão

Publicados

em

Por Gislaine de Assis Santos* – Vitória / ES

A Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), lançou um chamamento público para empresas interessadas em associar suas marcas a dois dos maiores eventos da temporada: o Réveillon 2026 e a Arena de Verão, ambos em Camburi.

Hoje, o Réveillon de Vitória é um dos maiores do Sudeste, reunindo mais de 200 mil pessoas na orla de Camburi. A festa gera um consumo estimado em mais de R$ 12 milhões, impulsionando bares, restaurantes, hotéis, ambulantes, quiosques e diversos segmentos de serviços. 

Já a Arena de Verão, que mantém a cidade ativa e vibrante ao longo de todo o mês de janeiro, recebeu em sua última edição mais de 600 mil visitantes, reforçando o potencial turístico e econômico da capital capixaba. A temporada 2026 da Arena ocorrerá entre os dias 2 e 25 de janeiro.

Montagem de barracas na praia de Camburi para Réveillon

Montagem de barracas na praia de Camburi para Réveillon / Foto: Jansen Lube – PMV

O chamamento público é destinado a pessoas jurídicas de direito público ou privado, com ou sem fins lucrativos, interessadas em adquirir cotas de patrocínio e exibir suas marcas nos eventos oficiais. 

Leia Também:  Finais do Circuito Ecorodovias em Linhares, neste sábado (25)

As empresas selecionadas terão espaços exclusivos de visibilidade, alcançando um público amplo e diverso. As propostas comerciais de patrocínio e a documentação de habilitação devem ser enviadas até as 18 horas do dia 17 de dezembro de 2025, para o e-mail [email protected]

O edital e seus anexos estão disponíveis no site da CDTIV, na seção Chamamento Público, ou podem ser solicitados pelo mesmo e-mail.

O diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, destaca a força desses eventos e a importância das parcerias. “O Réveillon e a Arena de Verão fazem parte do calendário afetivo e turístico da nossa cidade. São ações que reúnem milhares de pessoas, geram oportunidades e potencializam a imagem de Vitória. Buscamos empresas que queiram caminhar conosco para ampliar ainda mais essa entrega para moradores e visitantes.”

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (27) 99837-8232.

——————————————————————-

  • Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Foto/Destaque: Crédito – Leonardo Silveira / PMV

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA