Eventos
Governo do Estado realiza o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025
EVENTOS

O Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (10), o lançamento oficial da Feira dos Municípios 2025. O evento, que aconteceu no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, contou com a presença do governador Renato Casagrande, além de prefeitos, secretários municipais, lideranças e representantes do trade turístico. Na ocasião, foi apresentada a programação oficial do Feira, que acontecerá de 3 a 6 de julho, no Pavilhão de Carapina, na Serra.
Com o tema “O Espírito Santo que todo mundo precisa experimentar”, a edição deste ano reunirá atrativos, manifestações culturais, festas, sabores e tradições das 78 cidades capixabas.
“Que todos os municípios e regiões sejam muito bem-vindos à feira, que é um sucesso só porque todos os municípios participam. É a manifestação da cultura de cada município, de cada região. A feira é o ápice de uma grande obra que estamos fazendo juntos no Espírito Santo. Nesses três dias resgatamos a autoestima dos capixabas. Esse Estado passou por uma época onde a pessoas tinham vergonha de dizer que era do Espírito Santo e hoje o capixaba tem orgulho de dizer que mora ou que é daqui. Minha expectativa é que cada município mostre o que tem de melhor”, disse o governador Casagrande.
“A Feira dos Municípios é uma grande celebração da nossa identidade. Uma oportunidade de integrar o Espírito Santo, valorizar as riquezas de cada região e mostrar tudo o que o nosso Estado tem de melhor a oferecer. Além de fortalecer o turismo e a cultura, o evento também impulsiona a economia local e gera oportunidades para diversos setores. Porque turismo é desenvolvimento, e é isso que estamos promovendo com essa iniciativa”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho.
O secretário disse ainda, que a preparação para o evento envolveu uma série de encontros regionais realizados ao longo dos últimos meses, que percorreram as dez regiões turísticas do Estado. “Os lançamentos regionais foram muito importantes para mobilizar os municípios, organizar e integrar a participação de todos os envolvidos na Feira, que é um evento tão tradicional para o nosso Estado”, completou.
Espaço interativo da Setur
A Secretaria de Turismo terá um estande interativo com diversas experiências capixabas. Entre os destaques estão: voo de balão em realidade virtual, mesa interativa com o mapa turístico, espaço instagramável, experiências sensoriais inspiradas nos Passos de Anchieta e a tradicional moqueca capixaba, além de jogos com foco no turismo.
Programação
Durante os quatro dias de evento, a programação contará com apresentações culturais, oficinas, degustações, atividades interativas e muito mais. Os detalhes com a programação completa, pode ser acessada em: www.feiradosmunicipios-es.com.br/programacao.
Sobre a Feira dos Municípios
A Feira dos Municípios é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, realizada em parceria com as secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes).
O evento reúne as dez Regiões Turísticas do Espírito Santo, cada uma destacando suas belezas naturais, gastronomia e cultura. Do litoral às montanhas, o turismo capixaba oferece experiências únicas, desde esportes radicais até ecoturismo e festas tradicionais que celebram a história do Estado.
Na edição de 2024, o evento recebeu mais de 80 mil visitantes, que prestigiaram os estandes dos 78 municípios capixabas. A Feira é o maior evento de promoção turística e cultural do Espírito Santo, e se consolidou como um dos maiores eventos do calendário estadual, promovendo as potencialidades culturais, gastronômicas, históricas, turísticas e econômicas do Espírito Santo.
_____________________________________________
* Governo do Estado / Setur – Comunicação – Conteúdo
- Fotos: Helio Filho / Secom

EVENTOS
Abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória agita ginásio do Tancredão

Por Glacieri Carraretto*
Muita emoção e alegria tomaram conta da cerimônia de abertura da 53ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), manhã deste sábado (28), no Ginásio do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão. O evento marcou o início oficial das competições deste ano e contou com a participação de aproximadamente 1.400 estudantes da rede municipal de ensino em Mário Cypreste.
A programação incluiu o desfile das delegações escolares, o acendimento simbólico da pira olímpica, a declaração de abertura dos jogos e apresentações culturais. Entre os destaques, houve exibições de ginástica rítmica, grupos de cheerleaders e a apresentação da banda do projeto Sons da Ilha, composta por mais de 200 alunos da rede municipal, com instrumentos de sopro e percussão.
“Um momento importante em que nós estamos realizando os Jogos Escolares, onde os estudantes vão poder ter a oportunidade de uma intensa disputa com competitividade saudável. A interação entre os alunos, a escola e as famílias é muito importante. Tenho certeza que daqui vão sair muitos campeões. Temos a melhor educação pública entre as capitais e isso é resultado do trabalho e do empenho de todos os servidores da Educação”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, agradeceu a dedicação de professores e estudantes da rede municipal de ensino em se inscrever e participar dos jogos, parabenizou a equipe da Secretaria de Educação de Vitória (Seme) e celebrou a abertura das atividades.
“O esporte transforma vidas. Os Jogos Escolares, para a rede de ensino, significam a cooperação e a socialização, desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre os nossos estudantes. Teremos pela frente dias de muita disputa saudável, muita entrega, e a verdadeira medalha de ouro é o protagonismo dos nossos estudantes e a integração entre as nossas escolas”, pontuou.
Na arquibancada, além dos colegas que não jogam, também estavam as famílias dos alunos-atletas. “Estou tremendo de emoção até agora com essa abertura linda. Esporte é vida. Se posso dar um recado para os pais, é que participem dos momentos com seus filhos, inclusive os esportivos”, descreveu Angélica Braga, mãe de Gabriel Braga, 14 anos, atleta de arremesso de disco e de peso e aluno da rede pública municipal.
No total, 2.527 estudantes de 40 unidades de ensino da capital estão inscritos para participar do Jemvi 2025. Os jogos envolvem alunos de 11 a 15 anos, matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e contam com modalidades esportivas individuais e coletivas, além de jogos de tabuleiro.
Na modalidade de jogos de tabuleiro está a dama, na qual o estudante Luiz Miguel, 12 anos, é competidor. “Estou muito animado, nunca competi em nada antes e a escola toda está na torcida por mim”, disse o garoto, aluno da Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio.
As disputas incluem, ainda, provas de atletismo (corrida de 100 metros, revezamento 4×100 metros, arremesso de peso, salto em distância e salto em altura), jogos de tabuleiro (dama, dominó e xadrez) e esportes coletivos (basquete, futsal, handebol, vôlei e queimada), nas categorias masculino e feminino.
A estudante Sarah de Oliveira, de 13 anos, está participando pela segunda vez dos Jimvi. “Não sou estreante mas continuo com o frio na barriga. Jogo handebol vejo no esporte a oportunidade de interagir com alunos de outras escolas além de ter a oportunidade de talvez me tornar profissional no esporte”, conta a aluna da Emef TI Paulo Freire, em Inhanguetá.
As competições seguem nas próximas semanas em diferentes locais da cidade. “Educação e esporte é uma parceria que não tem erro. Os alunos desenvolvem disciplina, espírito de equipe e focam em saúde e empenho. Essa integração também colabora com a formação de futuros atletas”, descreve Rodrigo Ronchi, secretário de Esportes.
________________________________________
* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
* Fotos: Jansen Lube / PMV
-
Brasil / Economia6 dias atrás
Haddad afirma que cumprir a meta fiscal é responsabilidade dos três Poderes
-
CULTURA & ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Livro ‘Sabores e Territórios’ celebra cultura e ancestralidade quilombola
-
Futebol / Mundial de Clubes6 dias atrás
Fluminense perde para o Chelsea, se despede do Mundial, mas está na elite do futebol internacional
-
Educação & Cultura3 dias atrás
Colônia de Férias Cultural começa na segunda-feira (14) com muita arte, aprendizado e diversão
-
CIDADES4 dias atrás
Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos
-
POLÌCIA5 dias atrás
Advogada envolvida em roubo milionário é presa em sítio no ES
-
Política Nacional5 dias atrás
Sem consenso, Senado adia votação de projeto que libera jogos de azar
-
Política Nacional4 dias atrás
Tarcísio culpa Lula por tarifa de Trump às exportações brasileiras