Evento na Capital
Encontro Nacional de Startups em julho transforma Vitória na capital da inovação
EVENTOS

Vitória/ES
O Espírito Santo será o centro das atenções no cenário da inovação nacional com a realização da Feira InovaES – Encontro Nacional de Startups, nos dias 29 e 30 de julho, em Vitória. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O evento reunirá 150 startups – sendo 30 de fora do Estado –, além de promover uma programação intensa com palestras de especialistas, mostras de robótica, jogos digitais, atrações culturais, show nacional e o aguardado Desafio de Startups, que vai premiar os projetos mais inovadores com até R$ 10 mil.
“Quero fazer um convite especial a todo o ecossistema de inovação capixaba: venham viver esse novo momento com a gente! O Espírito Santo está abrindo as portas para ideias, conexões e oportunidades e o A InovaES é parte dessa virada que estamos construindo, com políticas públicas que colocam a ciência, a tecnologia e a inovação no centro do desenvolvimento do nosso Estado. Acreditamos na força das startups, na criatividade dos nossos jovens, na potência dos nossos institutos e universidades. E queremos todos vocês juntos, somando e impulsionando essa transformação que já começou em todo o Estado”, destaca o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.
Além de movimentar o setor produtivo e gerar negócios (com expectativa de R$ 20 milhões em volume), a feira também fortalece a educação científica e tecnológica, com a participação de instituições como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e Instituto Jones dos Santos Neves. A expectativa é de reunir cerca de 10 mil pessoas nos dois dias de evento, com entrada gratuita e atividades para todos os públicos.
A feira integra o projeto InovaES, apoiado pela Secti, por meio do programa InovaPop, que tem como missão descentralizar e democratizar o acesso à inovação em todo o território capixaba. A InovaES não para por aí: após Vitória, o evento seguirá para Jaguaré (em agosto) e Colatina (em setembro), promovendo oportunidades e conectando talentos no interior do Estado.
Sílvio Meira
Palestrante dos mais aguardados no evento, o Prof. Silvio Meira, fará uma palestra na quarta-feira (30/07). Ele é um dos fundadores e cientista-chefe da TDS Company e um dos fundadores do Porto Digital, no Recife-PE, onde preside o Conselho de Administração. Autor de mais de 300 artigos científicos e mais de 1.000 textos sobre tecnologias da informação e seu impacto. Em 2011 foi escolhido por O Globo como personalidade do ano da economia brasileira. Em 2013, a Revista Galileu o escolheu um dos 100 brasileiros mais influentes na web. Em 2021, recebeu o prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação. É acadêmico honorário da Academia Pernambucana de Ciências desde 2021. Em 2023, foi eleito Eminente Engenheiro pelo Instituto de Engenharia, no 60º ano do prêmio.
SERVIÇO
Feira InovaES – Encontro Nacional de Startups
Local: Ilha Buffet – Clube Álvares Cabral – Vitória/ES
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 9h às 19h
Entrada gratuita | Classificação livre
Informações: (27) 99992-0784 | @inovaespiritosantoRealização: HCL Produções
Apoio: Governo do Estado do Espírito Santo, Secti, Sebrae e Aderes
Programação
29/07 – terça-feira
09h – Abertura da feira com Banda Casaca
10h – Abertura oficial com autoridades
10h30 – Palestra com Bruno Lamas, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, inovação e Educação Profissional do ES com tema “O conhecimento ao alcance de todos”
11h10 – Palestra Gilberto Sudré, colunista de tecnologia TV Gazeta/Radio CBN, com tema Desafio das Startups com IA
12h – Intervalo com show de Bob Rastaclone
13h – Aula Show de Gastronomia com CEET Vasco Coutinho
13h40 – Apresentação do Ecossistema de Inovação Colatina
14h – Palestra com Dr. Everlan/Ufes
14h40 – Apresentação ES + Inteligente
15h – Palestra Cintia Paese Giacomello, Porto Alegre – RS
15h40 – Apresentação do Hub de Inovação Distrito 28 com Lucas Poubel Timm do Carmo, Ifes Cachoeiro de Itapemirim
16h – Palestra Jackson Galvani, colunista de Inovação Jornal Folha Vitória
16h40 – Apresentação do Hub de Inovação Findeslab
17h – Palestra com Evandro Milet, colunista de Inovação do Jornal ES360
17h40 – Apresentação da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios e MIT – Massachusetts Institute of Technology (ABMEN-ES)
18h – Palestra ArcelorMittal Tubarão
19h – Encerramento
30/07 – quarta-feira
09h – Abertura da feira com show de Fred Macucos
10h – Abertura oficial com autoridades
10h30 – Aula Show de Gastronomia com CEET Vasco Coutinho
11h – Palestra Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves
12h – Intervalo com show de Bella Mattar, a nova voz da música litorânea brasileira
13h – Palestra com Daniel Cruz Cavalieri, professor do Ifes
13h40 – Desafio de Startups com premiação
14h – Palestra com Silvio Meira, Porto Digital, Recife – PE
14h40 – Apresentação do Ecossistema de Inovação Ifes Alegre
15h – Palestra com Fabiano de Paula, CEET Vasco Coutinho com tema: IA não é futuro, é presente.
15h40 – Apresentação Ecossistema de Inovação Aracruz
16h – Palestra com Chico Rapicham, Ifes Serra
16h40 – Apresentação do Ecossistema Inovação Serra
17h – Palestra com Gabriel Torobay, diretor de Inovação da TecVitória
17h40 – Palestra com Nara Caliman, gerente de Inovação da Seger, com o tema “A Inovação na máquina pública” – Projeto StartupES
18h – Show Forró Raiz, com participação de Tato Falamansa
19h – Encerramento
__________________________________________________________________
* Fonte: Governo do ES / Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
* Foto/Destaque: Reprodução / Governo do ES

EVENTOS
Abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória agita ginásio do Tancredão

Por Glacieri Carraretto*
Muita emoção e alegria tomaram conta da cerimônia de abertura da 53ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), manhã deste sábado (28), no Ginásio do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão. O evento marcou o início oficial das competições deste ano e contou com a participação de aproximadamente 1.400 estudantes da rede municipal de ensino em Mário Cypreste.
A programação incluiu o desfile das delegações escolares, o acendimento simbólico da pira olímpica, a declaração de abertura dos jogos e apresentações culturais. Entre os destaques, houve exibições de ginástica rítmica, grupos de cheerleaders e a apresentação da banda do projeto Sons da Ilha, composta por mais de 200 alunos da rede municipal, com instrumentos de sopro e percussão.
“Um momento importante em que nós estamos realizando os Jogos Escolares, onde os estudantes vão poder ter a oportunidade de uma intensa disputa com competitividade saudável. A interação entre os alunos, a escola e as famílias é muito importante. Tenho certeza que daqui vão sair muitos campeões. Temos a melhor educação pública entre as capitais e isso é resultado do trabalho e do empenho de todos os servidores da Educação”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
A secretária de Educação, Juliana Rohsner, agradeceu a dedicação de professores e estudantes da rede municipal de ensino em se inscrever e participar dos jogos, parabenizou a equipe da Secretaria de Educação de Vitória (Seme) e celebrou a abertura das atividades.
“O esporte transforma vidas. Os Jogos Escolares, para a rede de ensino, significam a cooperação e a socialização, desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre os nossos estudantes. Teremos pela frente dias de muita disputa saudável, muita entrega, e a verdadeira medalha de ouro é o protagonismo dos nossos estudantes e a integração entre as nossas escolas”, pontuou.
Na arquibancada, além dos colegas que não jogam, também estavam as famílias dos alunos-atletas. “Estou tremendo de emoção até agora com essa abertura linda. Esporte é vida. Se posso dar um recado para os pais, é que participem dos momentos com seus filhos, inclusive os esportivos”, descreveu Angélica Braga, mãe de Gabriel Braga, 14 anos, atleta de arremesso de disco e de peso e aluno da rede pública municipal.
No total, 2.527 estudantes de 40 unidades de ensino da capital estão inscritos para participar do Jemvi 2025. Os jogos envolvem alunos de 11 a 15 anos, matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e contam com modalidades esportivas individuais e coletivas, além de jogos de tabuleiro.
Na modalidade de jogos de tabuleiro está a dama, na qual o estudante Luiz Miguel, 12 anos, é competidor. “Estou muito animado, nunca competi em nada antes e a escola toda está na torcida por mim”, disse o garoto, aluno da Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio.
As disputas incluem, ainda, provas de atletismo (corrida de 100 metros, revezamento 4×100 metros, arremesso de peso, salto em distância e salto em altura), jogos de tabuleiro (dama, dominó e xadrez) e esportes coletivos (basquete, futsal, handebol, vôlei e queimada), nas categorias masculino e feminino.
A estudante Sarah de Oliveira, de 13 anos, está participando pela segunda vez dos Jimvi. “Não sou estreante mas continuo com o frio na barriga. Jogo handebol vejo no esporte a oportunidade de interagir com alunos de outras escolas além de ter a oportunidade de talvez me tornar profissional no esporte”, conta a aluna da Emef TI Paulo Freire, em Inhanguetá.
As competições seguem nas próximas semanas em diferentes locais da cidade. “Educação e esporte é uma parceria que não tem erro. Os alunos desenvolvem disciplina, espírito de equipe e focam em saúde e empenho. Essa integração também colabora com a formação de futuros atletas”, descreve Rodrigo Ronchi, secretário de Esportes.
________________________________________
* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
* Fotos: Jansen Lube / PMV
-
Brasil / Economia6 dias atrás
Haddad afirma que cumprir a meta fiscal é responsabilidade dos três Poderes
-
CULTURA & ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Livro ‘Sabores e Territórios’ celebra cultura e ancestralidade quilombola
-
Futebol / Mundial de Clubes6 dias atrás
Fluminense perde para o Chelsea, se despede do Mundial, mas está na elite do futebol internacional
-
Educação & Cultura3 dias atrás
Colônia de Férias Cultural começa na segunda-feira (14) com muita arte, aprendizado e diversão
-
POLÌCIA5 dias atrás
Advogada envolvida em roubo milionário é presa em sítio no ES
-
CIDADES4 dias atrás
Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos
-
Futebol / Mundial de Clubes5 dias atrás
Torcedores do Fluminense citam “orgulho” após eliminação no Mundial de Clubes
-
Política Nacional5 dias atrás
Sem consenso, Senado adia votação de projeto que libera jogos de azar