VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Evento na Capital

Encontro Nacional de Startups em julho transforma Vitória na capital da inovação

Publicados

EVENTOS

Vitória/ES

O Espírito Santo será o centro das atenções no cenário da inovação nacional com a realização da Feira InovaES – Encontro Nacional de Startups, nos dias 29 e 30 de julho, em Vitória. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
O evento reunirá 150 startups – sendo 30 de fora do Estado –, além de promover uma programação intensa com palestras de especialistas, mostras de robótica, jogos digitais, atrações culturais, show nacional e o aguardado Desafio de Startups, que vai premiar os projetos mais inovadores com até R$ 10 mil.

“Quero fazer um convite especial a todo o ecossistema de inovação capixaba: venham viver esse novo momento com a gente! O Espírito Santo está abrindo as portas para ideias, conexões e oportunidades e o A InovaES é parte dessa virada que estamos construindo, com políticas públicas que colocam a ciência, a tecnologia e a inovação no centro do desenvolvimento do nosso Estado. Acreditamos na força das startups, na criatividade dos nossos jovens, na potência dos nossos institutos e universidades. E queremos todos vocês juntos, somando e impulsionando essa transformação que já começou em todo o Estado”, destaca o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas.

Além de movimentar o setor produtivo e gerar negócios (com expectativa de R$ 20 milhões em volume), a feira também fortalece a educação científica e tecnológica, com a participação de instituições como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Espírito  Santo (Ufes), Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e Instituto Jones dos Santos Neves. A expectativa é de reunir cerca de 10 mil pessoas nos dois dias de evento, com entrada gratuita e atividades para todos os públicos.

A feira integra o projeto InovaES, apoiado pela Secti, por meio do programa InovaPop, que tem como missão descentralizar e democratizar o acesso à inovação em todo o território capixaba. A InovaES não para por aí: após Vitória, o evento seguirá para Jaguaré (em agosto) e Colatina (em setembro), promovendo oportunidades e conectando talentos no interior do Estado.

Leia Também:  Congresso discute fortalecimento do Espírito Santo com gestores municipais

Sílvio Meira

Palestrante dos mais aguardados no evento, o Prof. Silvio Meira, fará uma palestra na quarta-feira (30/07). Ele é um dos fundadores e cientista-chefe da TDS Company e um dos fundadores do Porto Digital, no Recife-PE, onde preside o Conselho de Administração. Autor de mais de 300 artigos científicos e mais de 1.000 textos sobre tecnologias da informação e seu impacto.  Em 2011 foi escolhido por O Globo como personalidade do ano da economia brasileira. Em 2013, a Revista Galileu o escolheu um dos 100 brasileiros mais influentes na web. Em 2021, recebeu o prêmio Newton Faller da Sociedade Brasileira de Computação. É acadêmico honorário da Academia Pernambucana de Ciências desde 2021. Em 2023, foi eleito Eminente Engenheiro pelo Instituto de Engenharia, no 60º ano do prêmio.

SERVIÇO
Feira InovaES – Encontro Nacional de Startups
Local: Ilha Buffet – Clube Álvares Cabral – Vitória/ES
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 9h às 19h
Entrada gratuita | Classificação livre
Informações: (27) 99992-0784 | @inovaespiritosantoRealização: HCL Produções
Apoio: Governo do Estado do Espírito Santo, Secti, Sebrae e Aderes

Programação

29/07 – terça-feira
09h –  Abertura da feira com Banda Casaca
10h –  Abertura oficial com autoridades
10h30 – Palestra com Bruno Lamas, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, inovação e Educação Profissional do ES com tema “O conhecimento ao alcance de todos”
11h10 – Palestra Gilberto Sudré, colunista de tecnologia TV Gazeta/Radio CBN, com tema Desafio das Startups com IA
12h – Intervalo com show de Bob Rastaclone
13h – Aula Show de Gastronomia com CEET Vasco Coutinho
13h40 – Apresentação do Ecossistema de Inovação Colatina
14h – Palestra com Dr. Everlan/Ufes
14h40 – Apresentação ES + Inteligente
15h – Palestra Cintia Paese Giacomello, Porto Alegre – RS
15h40 – Apresentação do Hub de Inovação Distrito 28 com Lucas Poubel Timm do Carmo, Ifes Cachoeiro de Itapemirim
16h – Palestra Jackson Galvani, colunista de Inovação Jornal Folha Vitória
16h40 – Apresentação do Hub de Inovação Findeslab
17h – Palestra com Evandro Milet, colunista de Inovação do Jornal ES360
17h40 – Apresentação da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios e MIT – Massachusetts Institute of Technology (ABMEN-ES)
18h – Palestra ArcelorMittal Tubarão
19h – Encerramento

Leia Também:  Roberto Freitas lança novo single

30/07 – quarta-feira
09h – Abertura da feira com show de Fred Macucos
10h – Abertura oficial com autoridades
10h30 – Aula Show de Gastronomia com CEET Vasco Coutinho
11h – Palestra Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves
12h – Intervalo com show de Bella Mattar, a nova voz da música litorânea brasileira
13h – Palestra com Daniel Cruz Cavalieri, professor do Ifes
13h40 – Desafio de Startups com premiação
14h – Palestra com Silvio Meira, Porto Digital, Recife – PE
14h40 – Apresentação do Ecossistema de Inovação Ifes Alegre
15h – Palestra com Fabiano de Paula, CEET Vasco Coutinho com tema: IA não é futuro, é presente.
15h40 – Apresentação Ecossistema de Inovação Aracruz
16h – Palestra com Chico Rapicham, Ifes Serra
16h40 – Apresentação do Ecossistema Inovação Serra
17h – Palestra com Gabriel Torobay, diretor de Inovação da TecVitória
17h40 – Palestra com Nara Caliman, gerente de Inovação da Seger, com o tema “A Inovação na máquina pública” –  Projeto StartupES
18h – Show Forró Raiz, com participação de Tato Falamansa
19h – Encerramento

__________________________________________________________________

* Fonte: Governo do ES / Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).

* Foto/Destaque: Reprodução / Governo do ES

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EVENTOS

Abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória agita ginásio do Tancredão

Publicados

em

Por Glacieri Carraretto*

Muita emoção e alegria tomaram conta da cerimônia de abertura da 53ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi), manhã deste sábado (28), no Ginásio do Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão. O evento marcou o início oficial das competições deste ano e contou com a participação de aproximadamente 1.400 estudantes da rede municipal de ensino em Mário Cypreste.

Abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória agita ginásio do Tancredão

A programação incluiu o desfile das delegações escolares, o acendimento simbólico da pira olímpica, a declaração de abertura dos jogos e apresentações culturais. Entre os destaques, houve exibições de ginástica rítmica, grupos de cheerleaders e a apresentação da banda do projeto Sons da Ilha, composta por mais de 200 alunos da rede municipal, com instrumentos de sopro e percussão.

“Um momento importante em que nós estamos realizando os Jogos Escolares, onde os estudantes vão poder ter a oportunidade de uma intensa disputa com competitividade saudável. A interação entre os alunos, a escola e as famílias é muito importante. Tenho certeza que daqui vão sair muitos campeões. Temos a melhor educação pública entre as capitais e isso é resultado do trabalho e do empenho de todos os servidores da Educação”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, agradeceu a dedicação de professores e estudantes da rede municipal de ensino em se inscrever e participar dos jogos, parabenizou a equipe da Secretaria de Educação de Vitória (Seme) e celebrou a abertura das atividades.

Leia Também:  Apresentado pelo Fluminense, Thiago Silva é recepcionado com show de pagode, festa da torcida e recorde no Maracanã

“O esporte transforma vidas. Os Jogos Escolares, para a rede de ensino, significam a cooperação e a socialização, desenvolvendo o espírito de liderança e o respeito entre os nossos estudantes. Teremos pela frente dias de muita disputa saudável, muita entrega, e a verdadeira medalha de ouro é o protagonismo dos nossos estudantes e a integração entre as nossas escolas”, pontuou.

Abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória agita ginásio do Tancredão

Na arquibancada, além dos colegas que não jogam, também estavam as famílias dos alunos-atletas. “Estou tremendo de emoção até agora com essa abertura linda. Esporte é vida. Se posso dar um recado para os pais, é que participem dos momentos com seus filhos, inclusive os esportivos”, descreveu Angélica Braga, mãe de Gabriel Braga, 14 anos, atleta de arremesso de disco e de peso e aluno da rede pública municipal.

No total, 2.527 estudantes de 40 unidades de ensino da capital estão inscritos para participar do Jemvi 2025. Os jogos envolvem alunos de 11 a 15 anos, matriculados no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e contam com modalidades esportivas individuais e coletivas, além de jogos de tabuleiro.

Na modalidade de jogos de tabuleiro está a dama, na qual o estudante Luiz Miguel, 12 anos, é competidor. “Estou muito animado, nunca competi em nada antes e a escola toda está na torcida por mim”, disse o garoto, aluno da Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio.

Leia Também:  Congresso discute fortalecimento do Espírito Santo com gestores municipais

As disputas incluem, ainda, provas de atletismo (corrida de 100 metros, revezamento 4×100 metros, arremesso de peso, salto em distância e salto em altura), jogos de tabuleiro (dama, dominó e xadrez) e esportes coletivos (basquete, futsal, handebol, vôlei e queimada), nas categorias masculino e feminino.

Abertura dos Jogos Escolares Municipais de Vitória agita ginásio do Tancredão

A estudante Sarah de Oliveira, de 13 anos, está participando pela segunda vez dos Jimvi. “Não sou estreante mas continuo com o frio na barriga. Jogo handebol vejo no esporte a oportunidade de interagir com alunos de outras escolas além de ter a oportunidade de talvez me tornar profissional no esporte”, conta a aluna da Emef TI Paulo Freire, em Inhanguetá.

As competições seguem nas próximas semanas em diferentes locais da cidade. “Educação e esporte é uma parceria que não tem erro. Os alunos desenvolvem disciplina, espírito de equipe e focam em saúde e empenho. Essa integração também colabora com a formação de futuros atletas”, descreve Rodrigo Ronchi, secretário de Esportes.

________________________________________

* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo

* Fotos: Jansen Lube / PMV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA