VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Vasco Segue Perdendo

São Januário vira praça de guerra após derrota do Vasco para o Goiás

Publicados

ESPORTES

Por Vitor Seta — Rio de Janeiro

O efetivo policial e de segurança já estava reforçado em São Januário, mas não evitou que o estádio virasse uma praça de guerra após a derrota por 1 a 0 do Vasco para o Goiás.

Próximo ao fim da partida, quando os visitantes já venciam, o clima de apreensão era visível. Torcedores já se deslocavam para fora do estádio com 30 minutos do segundo tempo, prevendo o pior.

Entre vaias e gritos irônicos, eram tímidos os arremessos de objetos em campo. Até o primeiro aviso do sistema de som, que teve como resposta arremessos de copos e latinhas em profusão.

Dali, tudo escalou. Sinalizadores foram atirados no gramado e começaram os confrontos com a polícia. Correria, gás lacrimogêneo e pancadaria se instalaram.

Entre revoltados e aqueles que procuravam abrigo, torcedores invadiram espaços do estádio, dos portões embaixo das arquibancadas aos camarotes. Mais de meia hora depois do fim do jogo, ainda se ouviam fortes barulhos de explosão ao redor do estádio e movimentação intensa. Do lado de fora, houve tentativa de invasão.

Leia Também:  Novo espaço para esportes radicais é inaugurado na orla de Camburi

O Vasco chegou à sexta derrota consecutiva no Brasileiro. O clube só venceu na primeira rodada, e ocupa a penúltima colocação, com 6 pontos.

 * O Dia – Conteúdo / Fotos: Alexandre Cassiano

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Jogos Tradicionais Indígenas celebram modalidades esportivas ancestrais em Aracruz

Publicados

em

Evento acontece de 19 a 21 de dezembro com debates, apresentações culturais, shows e competição esportiva

Por Vitor Taveira*

Com o lema “Um grito por justiça climática que ecoa da resistência dos povos da Mata Atlântica aos manguezais”, a aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz (ES), recebe nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2025 os Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz. O evento celebra a força cultural dos povos Tupinikim e Guarani, reunindo práticas esportivas ancestrais, intercâmbios culturais, debates e apresentações artísticas durante três dias de programação.

A abertura acontece na sexta-feira (19), às 15h, com atividades que seguem até 2h30 da madrugada. O primeiro dia marca a abertura da Feira da Biodiversidade e Artesanato Indígena e do II Fórum dos Jogos Tradicionais Indígenas, que traz o tema “A importância dos Jogos Tradicionais Indígenas na manutenção da cultura ancestral dos povos originários do Espírito Santo”. Haverá também desfile das delegações e dos grupos tradicionais indígenas, pronunciamentos de lideranças e autoridades, apresentações demonstrativas das modalidades esportivas e shows musicais.

Entre as modalidades dos Jogos estão zarabatana ao alvo, arco e flecha, arremesso de lança, seta ao alvo, cabo de força, corrida com tora e luta corporal. As apresentações culturais — com cantos, danças, rituais e manifestações artísticas — estarão presentes durante todos os dias do evento.

No sábado (20), as atividades começam cedo, às 9h, com um café da manhã coletivo seguido de apresentações culturais. As eliminatórias das competições acontecem ao longo da manhã e tarde. À noite, a programação reúne debates, apresentações culturais, o Desfile de Moda Ancestral e shows musicais.

Leia Também:  Flamengo vence o Vasco em clássico de muitas emoções

O domingo (21) inicia às 10h, com uma atividade recreativa de bodoque ao alvo e um bingo comunitário. Após o almoço, às 13h30, acontecem as grandes finais das modalidades esportivas. Encerrando o evento, às 18h, será apresentada a peça teatral “Corpo Território: como demarcar histórias”, que aborda memória, território e identidade indígena.

Os Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz foram idealizados pelo Instituto Cocar, com realização da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG). O evento conta ainda com apoio da Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Centro Cultural Tupinikim Ka’arondarapé, Taba Oiepengatu vereador Vilson Jaguareté, deputada estadual Iriny Lopes, além da Prefeitura Municipal de Aracruz e da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Espírito Santo.

O encontro reafirma a centralidade dos Jogos como instrumento de fortalecimento cultural, visibilidade dos povos originários e defesa dos territórios, em um momento em que ancestralidade e justiça climática caminham lado a lado.  Mais informações podem ser encontradas na página www.instagram.com/jogosindigenas_tradicionais. 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (19/12)

15h – Abertura da Feira da Biodiversidade e Artesanato Indígena e realização do II Fórum dos Jogos Tradicionais Indígenas: “A importância dos Jogos Tradicionais Indígenas na manutenção da cultura ancestral dos povos originários do Espírito Santo”

18h – Abertura da Noite Cultural

19h – Exibição de vídeos dos jogos anteriores

19h30 – Desfile das delegações indígenas e desfile dos grupos tradicionais indígenas

Leia Também:  Fluminense vence o Flamengo e conquista à Taça Guanabara

20h30 – Fala das autoridades

21h – Apresentações demonstrativas de modalidades

21h30 – Apresentações e cantos tradicionais e declaração de abertura oficial dos Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz

22h – Show musical

0h30 – Show musical

2h30 – Encerramento

Sábado (20/12)

9h – Café da manhã coletivo

9h30 – Apresentações culturais

10h20 – Abertura das competições:

    Zarabatana ao alvo

    Seta ao alvo

12h – Intervalo

13h30 – Competições:

    Arremesso de lança

    Arco e flecha

15h30 – Apresentações culturais

16h10 – Competições:

    Cabo de força

    Corrida com tora

    Luta corporal

18h – Abordagem temática: “Um grito por justiça climática que ecoa da resistência dos povos da Mata Atlântica aos manguezais”

19h – Desfile de Moda Ancestral

21h – Show musical

23h30 – Show musical

1h30 – Show musical

3h30 – Encerramento

Domingo (13/12)

10h – Atividade recreativa com bodoque ao alvo

11h30 – Almoço coletivo e bingo

13h30 – Finais das competições:

    Zarabatana ao alvo

    Seta ao alvo

    Arremesso de lança

    Arco e flecha

    Cabo de força

    Corrida com tora

    Luta corporal

18h – Apresentação teatral: Corpo território: como demarcar histórias

19h – Encerramento do evento

————————————————-

  • Assessoria de Comunicação do evento / Chaski Comunicação e Produção Cultural
  • Foto/Destaque: Reprodução / Século Diário (2024) / Internet
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA