VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Educação / Formação

Formação para Profissionais de Apoio Escolar da Educação Especial em São Mateus

Publicados

Educação

No próximo dia 23 deste mês de agosto, a Secretaria Municipal de Educação, da Prefeitura de São Mateus, vai realizar o curso de “Formação para Profissionais de Apoio Escolar da Educação Especial – Construindo Saberes para a Inclusão”.

De acordo com a Secretaria, a carga horária do curso será de 10 horas, sendo 5 presenciais e 5 online, é direcionado a cuidadores atuantes na unidades escolares da rede municipal de ensino e a comunidade em geral, tendo como pré-requisito o Ensino Médio completo. Para os interessados podem fazer a inscrição somente online, de 11 a 20 de agosto, pelo formulário disponível nas redes sociais da Secretaria Municipal de Educação e no site da Prefeitura de São Mateus. Serão 300 vagas disponibilizadas.

Ainda segundo a Secretaria de Educação a iniciativa tem como finalidade busca qualificar profissionais que atuam diretamente no atendimento a estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando aspectos legais, técnicos e humanos da prática cotidiana. Entre os conteúdos programáticos estão noções básicas de primeiros socorros, empatia, escuta ativa e a relação entre profissional, família e escola.

Leia Também:  Estudantes da rede de Vitória conquistaram 29 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

A formação será conduzida pela UNIVC, com apoio da Prefeitura Municipal de São Mateus, e contará com aulas expositivas, rodas de conversa, dinâmicas, estudos de caso e atividades práticas. Ao final, os participantes que cumprirem os critérios de frequência e avaliação receberão certificado.

Serviço:
Data: 23 de agosto de 2025
Horário: 8h às 13h (presencial) + 5h online
Local: a ser informado pela Secretaria de Educação
Inscrições: 11 a 20 de agosto de 2025 (online)
Certificação: 10 horas

LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/JEniXefiPo3sZVGb7 

________________________________________________________

* Da Redação / Com informações da Secretaria de Educação / PMSM

* Foto/Destaque: Ilustração / Redes Sociais

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Educação

Prefeito sanciona lei que institui Escolas Cívico-Militares em São Mateus

Publicados

em

Depois de ser aprovada pela Câmara Municipal, o prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), sancionou a lei para a implantação das Escolas Cívico-Militares. A sanção aconteceu no final do mês passado e agora é Lei e essas escolas farão parte do Sistema Municipal de Ensino de São Mateus.

De acordo com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), a norma, aprovada pela Câmara Municipal, estabelece as bases legais para que o município possa adotar o modelo cívico-militar em unidades da rede pública, com foco na melhoria dos indicadores educacionais, no fortalecimento da cultura de paz e na valorização da cidadania.

Entre os objetivos centrais estão: promover ambiente educacional seguro e disciplinado, fortalecer a cultura de paz, incentivar o respeito às normas, estimular a colaboração entre comunidade escolar, família e gestão pública e consolidar valores de civismo, ética, respeito mútuo e responsabilidade social.

São Mateus terá, a princípio, três Escolas Cívico-Militares / Foto: Reprodução

A lei deixa claro que a gestão pedagógica das Escolas Cívico-Militares permanece sob responsabilidade exclusiva da equipe profissional da educação, em conformidade com a legislação educacional vigente. Já a atuação dos profissionais de apoio cívico-militar é limitada a atividades como apoio à ambiência escolar, orientação disciplinar não punitiva, organização de rotinas escolares previstas em regulamento e promoção de ações de civismo e cidadania, sendo expressamente vedado a esse pessoal exercer funções de natureza pedagógica.

Leia Também:  Programa Intercâmbio Sedu: participantes conhecem países onde estudarão por três meses

A seleção das unidades escolares que poderão aderir ao modelo cívico-militar dependerá de alguns critérios estabelecidos em lei: manifestação de interesse da comunidade escolar, viabilidade técnica apurada pela Secretaria Municipal de Educação, disponibilidade de profissionais para execução do modelo e existência de convênios ou parcerias que viabilizem sua implantação. A norma também autoriza a SME a celebrar convênios, termos de cooperação ou parcerias com instituições civis ou militares, incluindo a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado do Espírito Santo, para apoiar a consolidação da gestão administrativa, pedagógica e disciplinar, sempre com base no Projeto Político-Pedagógico e no Regimento das Escolas Municipais.

A execução do modelo será acompanhada por um técnico de referência designado pela SME, responsável por avaliar resultados pedagógicos e disciplinares, monitorar as atividades de apoio cívico-militar, emitir relatórios periódicos e propor melhorias. A Secretaria também expedirá atos complementares para regulamentar o funcionamento das Escolas Cívico-Militares no município. A implantação, por sua vez, ocorrerá de forma gradativa, observada a disponibilidade orçamentária, financeira e administrativa do Município, com despesas custeadas por dotações próprias da Secretaria Municipal de Educação, suplementadas se necessário.

Leia Também:  Estudo aponta Vitória como referência nacional em alfabetização e política de formação docente

Com a sanção da Lei nº 2.408/2025, São Mateus passa a contar com um marco legal que autoriza a adoção do modelo cívico-militar em sua rede pública, oferecendo mais um instrumento para fortalecer a organização, a segurança e a qualidade do ambiente escolar, sem abrir mão da autonomia pedagógica e do protagonismo dos profissionais da educação.

——————————————-

  • Fonte: Prefeitura de São Mateus / Comunicação
  • Foto/Destaque: Reprodução / Internet
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA