VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades

Obras do Mergulhão de Jardim Camburi terão início e prazo de duração é de dois anos

Publicados

CIDADES

As obras têm como objetivo melhorar o tráfego na Avenida Norte Sul com a Avenida Dante Michelini

Vitória / ES

A Prefeitura de Vitória vai dar início às obras do Mergulhão de Jardim Camburi. A instalação do canteiro da obra já foi iniciada e a previsão de construção e conclusão será de dois anos.

O Mergulhão, que vem sendo anunciado como de Camburi, na verdade é de Jardim Camburi, na orla do bairro. O investimento será de R$ 77,5 milhões e o objetivo da construção desse empreendimento da municipalidade é eliminar a retenção de veículos no cruzamento da Norte Sul com a Avenida Dante Michelini. Também tem como finalidade, melhor circulação de veículos, aumentando a fluidez do tráfego.

Conforme o projeto, a obra vai reduzir o tempo de travessia da interseção, que hoje é de 55 a 88 segundos, para zero a 10 segundos. A velocidade média dos veículos que transitam pelo trecho e é de 2 km/h e vai passar para 33 km/h com os dois mergulhões.

Durante a execução das obras, de acordo com informações da Secretaria de Obras (Semob), será mantida a circulação viária, a mobilidade dos pedestres e ciclistas.

Leia Também:  Dia de Ação Social movimenta Vitória com serviços gratuitos à população

Projeto mantém sentidos de circulação

Segundo a Prefeitura de Vitória, o projeto vai manter os sentidos de circulação existentes em três faixas conforme atualmente. Mas, também vai acrescentar duas passagens inferiores- mergulhões- que permitem o fluxo sem cruzamentos em nível com a Dante Michelini.

A chamada de passagem inferior 1 vai eliminar o cruzamento do fluxo de veículos da BR-101, vindos de Bairro de Fátima, no sentido Tubarão. Já a passagem inferior 2 elimina o cruzamento do fluxo proveniente de Jardim da Penha no sentido BR-101.

Como os veículos vão trafegar na via?

O projeto prevê que os motoristas que trafegam pela Avenida Norte-Sul, no momento que cruzarem a Dante Michelini, na Praia de Camburi, poderão seguir por uma via mais à direita, para trafegarem no sentido do Centro de Vitória.

Também haverá uma segunda via, que passará pelo mergulhão no sentido Vitória. Com ela, será presente um retorno para o bairro de Jardim Camburi.

Além disso, após as obras, os motoristas que seguem na Dante Michelini e vão em direção ao município da Serra, deverão continuar na via mais à direita, a partir disso, vão seguir para o bairro de Jardim Camburi.

Leia Também:  Vitória é quarta melhor cidade para empreender no Brasil

Ao mesmo tempo, um segundo fluxo de veículos, que segue para a Serra, deve passar pelo mergulhão e seguir para a Avenida Norte e Sul.

—————————————————————————-

* Da Redação / Com informações Folha Vitória

* Fotos Ilustrativas: Secretaria Municipal de Obras / PMV

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Complexo Esportivo do Jaburu: novo espaço de lazer, esporte e convivência é entregue em Vitória

Publicados

em

Por Jucilene Borges* – Vitória/ES

Uma manhã de muita alegria para os moradores do Jaburu. Neste domingo (13), a Prefeitura de Vitória entregou à comunidade do Jaburu um novo espaço dedicado ao esporte, ao lazer e à convivência: o Complexo Esportivo do Jaburu.

Novo espaço de lazer, esporte e convivência no Jaburu

Novo espaço de lazer, esporte e convivência no Jaburu / Foto: Leonardo Duarte – PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre a superação de um “muro invisível” que dividia a cidade, com investimentos concentrados em uma área e negligenciando comunidades como a do Jaburu por décadas. 

“Durante muitos anos existiu um muro invisível na cidade, que ficava aqui embaixo. Da Leitão da Silva pra lá, a cidade recebia investimentos, obra, escola, unidade de saúde. Da Leitão da Silva pra cá, vocês sabem o que passava. Especialmente os moradores das áreas elevadas, do morro, ficaram décadas e décadas sem receber nenhuma obra, sem receber sequer a presença do poder público. Aqui em cima só vinha polícia. E de 2021 para cá, nós conseguimos unir a cidade. Veio a pandemia, o momento mais difícil da história recente do mundo. Vitória foi a cidade que mais salvou vidas nesse país, e veio gente do Brasil inteiro se vacinar aqui. E a partir da vacina, nós mudamos a nossa realidade. Hoje, a prioridade da gestão é levar investimentos para quem ficou abandonado por muitos anos. E o nosso compromisso para os próximos 3 anos e meio é continuar realizando esses investimentos”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

O espaço total compreende a quadra, arquibancada e pergolados

O espaço total compreende a quadra, arquibancada e pergolados / Foto: Leonardo Duarte – PMV

A estrutura foi construída na única área livre do bairro, localizada abaixo do mirante, e se destaca por sua arquitetura funcional e pelo aproveitamento de um terreno com grande inclinação — desafio que exigiu técnicas específicas e muito empenho por parte da equipe de obras.

Leia Também:  BR-101: Rodovia será municipalizada após entrega do Contorno do Mestre Álvaro

“A construção do complexo envolveu etapas de alta complexidade, como o corte de rochas para fundações, o transporte manual de materiais morro abaixo e a utilização de mais de 300 metros cúbicos de concreto e 32 toneladas de ferro na estrutura principal. O resultado é um espaço moderno, seguro e acolhedor, que passa a integrar o cotidiano da comunidade”, falou o secretário de Obras, Gustavo Perim. 

O Complexo Esportivo do Jaburu conta com Quadra poliesportiva, adequada para diversas modalidades, como futsal, basquete e vôlei, com arquibancadas para o público; iluminação em LED, que possibilita a prática de atividades também no período noturno; três pergolados, espaços sombreados para descanso e convivência; mesas e bancos de concreto, ideais para jogos de tabuleiro, encontros e momentos de lazer e alambrado com mais de 500 metros quadrados. 

Complexo Esportivo do Jaburu é entregue pela PMV

O espaço total do complexo é de 806 metros quadrados, que compreende a quadra, arquibancada e pergolados. O entorno também foi valorizado com uma área gramada de 1.827 metros quadrados, que amplia as possibilidades de uso pela população.

Carlos Renato Marques, morador do Jaburu há 53 anos, reforçou a importância desse novo espaço para a comunidade. 

Leia Também:  Amojac elege nova diretoria sem mobilizar moradores de Jardim Camburi

“Esse complexo vai ser muito importante para esta comunidade do Jaburu. Porque nós temos poucas áreas de lazer e são áreas pequenas. Então hoje, dentro da comunidade, esse campo vai fazer a diferença. Principalmente porque não colocou só o futebol, ele vai dar para fazer outros esporte ali, fazer circuito, e até jogar basquete, que é um esporte também que as crianças aqui na comunidade gostam muito. O complexo vai contribuir para tornar cidadãos melhores na nossa comunidade”. 

Com a inauguração do novo complexo, o bairro do Jaburu ganha um importante ponto de encontro, integração e qualidade de vida.

________________________________________

* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo

* Foto/Destaque: Gabriel Werneck / PMV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA