VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Ventania pode ser a causa

Ginásio desaba em Vitória; nenhuma vítima, apenas danos materiais

Publicados

CIDADES

Por Paulo Roberto Borges*

Vitória / ES

A cobertura Ginásio Jones dos Santos Neves, conhecido como “Ginásio do DED”, desabou na tarde deste sábado (17), cujos escombros atingiram três veículos estacionados nas proximidades, segundo informações da Secretaria de Estado de Esportes (Sesport). Informou também que não há feridos.

O Ginásio está localizado no bairro bento Ferreira, em Vitória e é considerado um dos mais importantes do Espírito Santo. Duas faixas da Avenida Beira-mar e a rua Coronel Schwab Filhos foram interditadas para o atendimento da ocorrência.

Carros foram atingidos após desmoronamento do Ginásio/Foto: Thiago Soares

Carros foram atingidos após desmoronamento do Ginásio / Foto: Thiago Soares

De acordo com Fernanda Maria Souza, subsecretária administrativa da Sesport, os motoristas afetados pelo incidente serão compensados, já que a obra possui seguro.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local e isolou a área por risco de uma nova queda de parte da estrutura. Segundo a Major Lorena, chefe do Departamento de Prevenção e Recuperação da Defesa Civil Estadual, uma das hipóteses é que uma rajada de vento tenha derrubado telhas e outras estruturas de suporte, causando o desabamento.

“Esse é um ginásio da década de 50 que a Secretaria de Esportes já estava realizando obras de demolição, com os devidos projetos aprovados e a empresa contratada. E a empresa estava trabalhando da demolição no dia de hoje. A gente ainda está apurando quais foram as causas da ocorrência, mas preliminarmente uma hipótese é que uma rajada de vento possa ter feito o arrancamento das telhas […], puxando toda a estrutura”, explicou.

Leia Também:  Prefeitura inaugura nova quadra poliesportiva em Jardim Camburi

Ainda de acordo com ela, no momento não há previsão para liberação das vias afetadas. “O trabalho agora é de fazer o levantamento dos danos, porque teve vários carros atingidos aqui por vigas metálicas. E o Governo do Estado, juntamente com a empresa responsável, vai estar aqui trabalhando à noite para fazer a liberação das vias e das calçadas, bem como a demolição das estruturas que ainda estejam oferecendo riscos”, completou.

Nota da Sesport sobre o desabamento

“A Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) informa que por volta das 17h20 houve um incidente envolvendo o Ginásio Jones dos Santos Neves (DED). O equipamento está passando por reforma e ampliação, com obras iniciadas no mês março.

O telhado, antigo e que será trocado, se rompeu, ocasionando o incidente. Não houve feridos, apenas danos materiais em alguns carros que se encontravam no entorno.

O local foi isolado pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. A Sesport ainda informa que a empresa que realiza a obra irá ressarcir os casos comprovados de danos materiais”.

Empresário relatou o momento do desabamento

Leia Também:  Mais cinco estações do Aquaviário serão construídas com recursos federais

Segundo o empresário Fábio Ribeiro, de 44 anos, estava em seu apartamento ao lado do ginásio, quando ouviu o barulho do desabamento. “Estava no sofá quando deu um estrondo e na hora logo pensei: caiu. Tremeu todo o prédio”.

Segundo o empresário, havia funcionários trabalhando na obra cerca de uma hora antes do desabamento. “Sorte que só foi danos materiais. Os ‘meninos’ trabalharam até 16h, eles estavam aqui uma hora antes de cair. Foi um livramento, com certeza. Eles estavam em cima da estrutura”, relembrou.

A Ordem de Serviço para a reforma e ampliação do Ginásio Jones dos Santos Neves foi assinada no dia 20 de março deste ano. De acordo com o Governo do Estado, a obra visava expandir a capacidade atual do ginásio de 400 para 1.100 lugares.

O investimento previsto era de R$ 29,8 milhões e a previsão de conclusão das obras era de dez meses. Ainda não há informações sobre o prejuízo causado à obra. 

___________________________________________________

* Da Redação / Com informações de A Tribuna

* Foto/Destaque: Tirado por um leitor morador próximo ao local

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Começa em Vitória a 6ª Conferência da Cidade com debates sobre habitação, meio ambiente e mobilidade

Publicados

em

Por Gislaine de Assis Santos* – Vitória / ES

Começou nesta terça-feira (10), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho, localizado na Enseada do Suá, a 6ª Conferência da Cidade de Vitória. O evento marca a retomada da Conferência Nacional das Cidades após mais de uma década e reforça o compromisso com a democracia participativa na construção das políticas urbanas.

No primeiro dia da conferência, o painel expositivo abordou temas de grande relevância para a cidade de Vitória: Habitação e Regularização Fundiária e Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas. As apresentações foram conduzidas por especialistas com ampla experiência nas áreas, o professor Tarcísio Forger, que também atua como coordenador geral da Defesa Civil de Vitória, e o professor e pesquisador Giovanilton Ferreira.

Com o tema “As cidades que queremos: diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU)”, a conferência acontece até a próxima quinta-feira (12), sempre das 13h às 19h, reunindo representantes da sociedade civil, movimentos sociais, poder público, entidades profissionais e moradores da capital.

Abertura da Sexta Conferência das Cidades

Abertura da Sexta Conferência das Cidades

Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), o evento tem como objetivo principal discutir o futuro das cidades brasileiras sob a ótica dos capixabas que vivem em Vitória, propondo ações que contribuam para a redução das desigualdades urbanas, a promoção da justiça climática e socioespacial, e o fortalecimento do controle social.

Leia Também:  Minha Rua Tem História / Rua Carlos Martins

Além dos debates, os participantes irão definir propostas que serão levadas para as etapas estadual e nacional da conferência. Durante o encontro, também serão eleitos os delegados que representarão o município de Vitória na 6ª Conferência Estadual das Cidades do Espírito Santo. Dali, sairão os representantes capixabas que seguirão para a etapa nacional.

A participação é aberta à população, e os interessados ainda podem se inscrever por meio do

“Estou aqui hoje para trazer propostas e contribuir para melhorias para políticas públicas. A conferência é um espaço fundamental para que os cidadãos participem da formulação e avaliação das políticas públicas urbanas. Por meio da mobilização social e do diálogo direto com o poder público, podemos apresentar nossas propostas que reflitam as reais necessidades da cidade”, disse Andrea Almeida, liderança comunitária no bairro Goiabeiras. 

Programação

11/06 – Quarta-feira

13h00 – Credenciamento

14h00 – Abertura dos trabalhos

14h15 – Grupos de discussão

  • Tema: Habitação e Regularização Fundiária
  • Tema: Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas

16h00 – Painel expositivo

  • Tema: Mobilidade Urbana e Gestão das Regiões Metropolitanas
  • Tema: Controle Social e Gestão Democrática das Cidades
Leia Também:  Vitória começa a receber novos abrigos nos pontos de ônibus

18h00 – Encaminhamentos

18h30 – Encerramento

12/06 – Quinta-feira

14h00 – Abertura dos trabalhos

14h15 – Grupos de discussão

  • Tema: Mobilidade Urbana e Gestão Metropolitana
  • Tema: Controle Social e Gestão Democrática das Cidades

16h00 – Intervalo

16h15 – Indicação e eleição de delegados

17h15 – Seleção e validação de propostas

18h00 – Plenária final

18h30 – Encerramento

_______________________________________

  • Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Fotos: Leonardo Silveira / PMV
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA