VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política

STF bloqueia bens de ministro das Comunicações de Lula e outros investigados

Publicados

BRASIL

O ministro do STF, Luís Roberto Barroso atendeu a um pedido da Policia Federal em investigação sobre suposto desvio de dinheiro público

Brasília – DF

O ministro Luís Roberto Barroso (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou o bloqueio de R$ 835 mil do ministro das Comunicações Juscelino Filho (União Brasil-MA) e demais investigados em uma operação que apura suspeitas de desvio de dinheiro público envolvendo emendas parlamentares do ministro. A informação foi publicada pelo UOL e confirmada pelo GLOBO.

Segundo o jornal carioca apurou, Barroso atendeu a um pedido da Policia Federal (PF) para bloquear bens dos investigados, entre eles o ministro das Comunicações, que é investigado também. A decisão do ministro do STF está sob sigilo.

Ainda de acordo com relatos feitos à reportagem, há elementos de que houve desvio do dinheiro da emenda direcionada, mas Barroso não autorizou a busca pessoal porque não tinha nada concreto especificamente sobre a atuação direta de Juscelino Filho.

O ministro do STF, assim, considerou muito drástica a medida conforme os elementos disponíveis, deixando claro na decisão a necessidade de continuidade das investigações.

Leia Também:  Abin teria espionado juízes do Supremo Tribunal Federal, diz PF

Um dos alvos da operação deflagrada pela PF é a irmã de Juscelino Filho e prefeita de Vitorino Freire, Luanna Resende. Ela foi afastada do cargo por decisão do Supremo Tribunal Federal. Juscelino Filho, por sua vez, é investigado no caso, mas não é alvo da operação desta sexta-feira.

Em nota, a defesa de Juscelino Filho afirma que toda a atuação do ministro “tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população”.

“É importante ressaltar que Juscelino Filho não foi alvo de buscas e que o inquérito servirá justamente para esclarecer os fatos e demonstrar que não houve qualquer irregularidade. Emendas parlamentares, vale dizer, são instrumentos legítimos e democráticos do Congresso Nacional e Juscelino Filho segue à disposição, como sempre esteve, para prestar esclarecimentos às autoridades”, dizem os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso.

—————————————————————-

* Informações/Conteúdo Extra – Mariana Muniz

* Foto: Isac Nóbrega/ Divulgação

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Comissão de Anistia concede perdão e indenização a Reinaldo, ídolo do Atlético-MG

Publicados

em

Maior artilheiro da história do Galo celebrava os gols com punhos cerrados em protesto à ditadura

A Comissão da Anistia concedeu perdão e indenização ao ex-jogador do Atlético-MG, Reinaldo na terça-feira ( 2). Em votação unânime, o órgão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania reconheceu que o maior artilheiro do Galo foi perseguido durante a ditadura militar no Brasil.

José Reinaldo de Lima esteve presente na 10ª Sessão da Turma em Brasília na presença da ministra da pasta, Macaé Evaristo. O ex-atacante receberá uma indenização de R$100 mil em prestação única, além de ser reconhecido como anistiado pelo governo.

Ministra Macaé Evaristo participa da sessão plenária - Comissão de Anistia. Julgamento do jogador, atacante do Atlético Mineiro, Reinaldo ( José Reinaldo de Lima). Edifício Multibrasil. Brasília. 02-12-2025. Foto: Clarice Castro/MDHC

Ex-jogador Reinaldo, um dos grandes craques do futebol brasileiro / Foto: Reprodução

Dentro de campo, Reinaldo comemorava seus gols com o punho cerrado, inspirado no movimento dos Panteras Negras nos Estados Unidos em protesto à ditadura. Durante a sessão, ele se pronunciou emocionado emocionado com a decisão: 

“Talvez vocês se lembrem da minha trajetória nos campos, mas pode ser que não saibam da luta, muitas vezes silenciosa, que tive que enfrentar”.

Lembrado como Rei pelo torcedor do Galo, ele foi revelado pelas categorias de base do clube mineiro e anotou 255 gols em 475 partidas. Também vestiu a camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1978.

Leia Também:  Sem público, Lula participa de rito militar em desfile no Dia da Independência, em Brasília

  • Da Redação / Com informações da mídia 
  • Foto/Destaque: Reprodução / Internet
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA