VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Combate ao Crime

“Bunker do crime”: Cláudio Castro culpa decisões judiciais por refúgio de líderes no RJ

Publicados

Brasil / Segurança

Em pronunciamento nesta quarta (29), o governador Cláudio Castro afirmou que decisões da Justiça transformaram o Rio de Janeiro em “bunker” para líderes do crime

Por Diário do Rio*

O governador Cláudio Castro criticou o sistema judicial ao comentar os desdobramentos da megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão. Em coletiva nesta quarta (29), ele disse que determinações da Justiça favoreceram a rota de fuga de chefes do crime. “Algumas ações judiciais fizeram o Rio ser esse grande bunker de lideranças [do crime organizado]”Cláudio Castro.

Castro afirmou que sente respaldo popular para manter o foco em ações de segurança. Segundo ele, a cobrança nas ruas é por soluções diretas. “As pessoas querem a vida funcionando: segurança no caminho do trabalho, na porta da escola, no bairro”, Cláudio Castro.

O discurso veio após encontro com governadores que manifestaram apoio às medidas adotadas no Rio de Janeiro. Para o chefe do Executivo fluminense, a articulação entre estados é ponto centralHá compreensão de que a situação do Rio precisa de resposta integrada”, Cláudio Castro.

Leia Também:  Bicheiro Rogério Andrade será transferido para presídio federal

_________________________________________________

* Informações – Conteúdo

* Foto/Destaque: Crédito – Fernando Frazão / Agência Brasil

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Brasil / Segurança

Governadores de direita anunciam “Consórcio da Paz” após megaoperação no Rio

Publicados

em

Governadores explicam que consórcio servirá para trocar experiências ações e equipamentos no combate ao crime organizado

Rio de Janeiro / RJ

Governadores de direita anunciaram, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira, 30, a criação do “Consórcio da Paz”, que consistirá na troca de experiências, ações e equipamentos para o combate ao crime organizado.

O anúncio ocorreu após reunião com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), em meio à crise na segurança pública no Estado, após a megaoperação que deixou 121 mortos na terça-feira, 28.

Castro afirmou na coletiva que sugeriu que a sede do consórcio seja o Rio de Janeiro e disse que outros Estados serão convidados a participar.

Faremos um consórcio entre os Estados, no modelo de outros consórcios que existem, para que nós possamos dividir as experiências, soluções e ações do combate ao crime organizado e da libertação do nosso povo, para que possamos compartilhar ajuda, discutir estratégias. Eu propus que a sede desse consórcio seja no Rio de Janeiro.

Leia Também:  Moradores levam mais de 60 corpos à praça no Rio após operação

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL-SC), sugeriu também que o consórcio possa permitir a compra de equipamentos de segurança pública de forma consorciada, como forma de diminuir os preços das compras.

Segundo Mello, será feito um regulamento sobre a união dos governadores e o grupo trocará contingentes, inteligência e apoio financeiro.

“Um consórcio que faça compra de equipamentos de forma consorciada, que nós jogamos os preços para baixo. Equipamentos de toda a espécie, para que a gente possa enfrentar, definitivamente, essa onda de violência no Brasil”, disse o governador catarinense.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), disse que a tese do grupo é integrar todas as forças com base na inteligência e ações operacionais, que atenderiam os Estados de forma emergencial e imediata. Ele defendeu que o centro do consórcio permaneça no Rio, como sugeriu Castro.

Castro recebeu apoio público de governadores após seu governo ter conduzido a operação policial mais letal da história do País, na última terça-feira, 28.

O último balanço do governo fluminense confirmou 121 mortos na Operação Contenção, contra integrantes do Comando Vermelho nos complexos de favelas do Alemão e da Penha. A Defensoria Pública contabiliza 132 vítimas.

Leia Também:  PF explode mais de 200 embarcações de garimpo ilegal na Amazônia

____________________________________

* Informações do Estadão – Conteúdo

* Foto/Destaque: Divulgação / Governo do RJ

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA