VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Municipal

Candidato a prefeito tenta acabar com as sessões itinerantes da Câmara de Santa Teresa

Publicados

Política / Municipal

Santa Teresa / ES

Por Paulo Borges*

Acredite se quiser, mas o candidato a prefeito de Santa Teresa, Claumir Zamprogno (PSB), entrou com uma representação para impedir que a Câmara de Vereadores continuasse realizando suas sessões itinerantes. Felizmente sua intenção não prosperou.

[Corte Fala] do... - Câmara Municipal de Santa Teresa

Bruno Araújo (PL), presidente da Câmara

Ele alega que as sessões dão visibilidade aos parlamentares que disputam à reeleição, principalmente como forma de divulgar a atuação do candidato a prefeito e presidente da Câmara, Bruno Araújo (PL), o que lhe pareceu irregular, pois, segundo ele, é uma forma de fazer campanha usando a estrutura do legislativo municipal.

As sessões itinerantes são muito comuns e já foram incorporadas por diversas câmaras como forma de levar o legislativo mais próximo do cidadão que reside no interior e nem sempre pode ir à sede da câmara, localizada na cidade. Em Santa Teresa foram implantadas ano passado e a primeira foi realizada em 6 de junho daquele ano, na comunidade de São João de Petrópolis, conhecida como Barracão. A sessão itinerante é uma sessão ordinária e – na ocasião – pioneira, contou com a participação dos munícipes e de estudantes da escola em que foi realizada a sessão.

Para o presidente Bruno Araújo, surpreso com a atitude do candidato a prefeito Claumir Zamprogno, as sessões itinerantes “são importantes porque os vereadores atendam às demandas das diferentes comunidades”. Lembrou que nessas sessões, “são seguidos os procedimentos e regras estabelecidas para as sessões ordinárias, mas adaptadas ao local onde estão sendo realizadas”, pontuou Bruno Araújo.

Leia Também:  Vereador Armandinho Fontoura, um dos mais atuantes políticos de Vitória e do Estado

Vale ressaltar que nas sessões itinerantes permitem aos vereadores abrirem o diálogo com a população; entenderem quais os anseios e as prioridades de cada comunidade; incentivarem a participação ativa dos cidadãos nos debates; promoverem uma gestão mais próxima da população e atendendo às demandas das diferentes comunidades do município.

Claumir Zamprogno fala sobre suas propostas para o meio ambiente em Santa  Teresa (ES) | Salvem o Rio 5 de Novembro

Claumir, quis acabar com as sessões itinerantes

Na sessão itinerante da terça-feira (3), realizada na localidade de Santo Antônio de Canaã, conhecida como Patrimônio, o presidente Bruno Araújo comentou a intenção de Claumir.

“Pensei que já tinha visto de tudo na política, coisas boas e ruins e, neste caso, de coisa ruim”, disse surpreso ao receber a notificação do candidato a prefeito querendo suspender a realização das sessões itinerantes. “Ele teve a coragem e denunciou as nossas sessões itinerantes que iniciaram ano passado e não agora na hora da política, não incomodou político nenhum e estamos felizes de levar até o cidadão os trabalhos do legislativo”.

Todos os vereadores, presentes à sessão itinerante ocorrida na comunidade de Santo Antônio de Canaã, foram unânimes em condenar a atitude de Claumir Zamprogno. Gervásio Madalon (MDB), disse: “Dói o coração da gente ter um candidato assim”; O vereador Douglas Lacerda (Podemos) também demonstrou seu repúdio dizendo: “É uma atitude abusiva, uma ação ditatorial”.

[Corte Fala] do... - Câmara Municipal de Santa Teresa

Vereador Paulo Vitor (PSD)

Para Paulo Vitor (PSD), “Um camarada desse, que foi vereador, prefeito e agora pleiteia ser prefeito novamente, que fechou escola no 25 e até em sua região, que quebrou o hospital deixando uma dívida de R$ 3 milhões, fazer isso?”, questionou. “É um desesperado, isso é um ataque ao povo de Santa Teresa, a democracia, é abuso contra essa Casa de Leis. É rasgar a democracia”.

Outros que também se pronunciaram. “É uma situação esdrúxula, ele ataca a democracia”, pontuou o vereador Professor Renato (PL).

Leia Também:  Erick Musso assume Secretaria de Governo da Prefeitura de Vitória

A vereadora Almery – Dra. Mel (PSDB), explicou a importância do parlamento de estar próximo do cidadão e ressaltou a legitimidade das sessões itinerantes.O Poder Legislativo é independente, temos amparo legal e o papel do vereador é ser o representante do cidadão, estar próximo a ele, ouvir suas demandas e, através de proposições encaminharmos essas solicitações ao Executivo, que tem a tarefa de executá-las”.

Vereadora de Santa Leopoldina Dra. Mel

A justiça indeferiu o pedido do ex-prefeito e atual candidato, novamente, ao cargo majoritário, Claumir Zamprogno.

“As sessões itinerantes são importantes e queremos que continuem”, era o que disseram quem esteve presente ao evento político.

O presidente da Câmara, Bruno Araújo, disse que já foram realizadas oito sessões dessa natureza e até o final do ano devem acontecer mais vinte.


  • Da Redação 
  • Fotos: Reprodução – Câmara Municipal de Santa Teresa
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política / Municipal

Pazolini deixa o cargo e Cris Samorini é a nova prefeita de Vitória

Publicados

em

Cris assinou o termo de posse na manhã deste sábado, após renúncia de Pazolini para disputar as eleições

A Prefeitura de Vitória formalizou, na manhã deste sábado (4), a assinatura do termo de transmissão de cargo do então prefeito Lorenzo Pazolini para a vice-prefeita, que passa a assumir em definitivo como prefeita da capital, Cris Samorini. A solenidade foi realizada na sala da Presidência da Câmara Municipal de Vitória e contou com a participação do presidente da Casa, vereador Anderson Goggi.

Cris Samorini assina termo de posse e é a nova prefeita (foto: Leonardo Silveira)

Cris Samorini assina termo de posse e é a nova prefeita / Foto: Leonardo Silveira – PMV

A transmissão de cargo segue o que determina a legislação e assegura a continuidade administrativa e institucional do município, garantindo o andamento das ações, programas e projetos em execução pela gestão municipal.

A prefeita de Vitória, Cris Samorini, ressaltou que a transmissão de cargo representa uma etapa prevista na legislação municipal e reforçou o compromisso com a continuidade das ações e do planejamento já estabelecido pela gestão.

“Cumprimos uma etapa importante que está dentro do regimento e da lei orgânica, e agora seguimos com uma gestão planejada, garantindo a continuidade das ações. Meu compromisso é manter o ritmo de trabalho, dar sequência ao direcionamento estabelecido e assegurar que as entregas previstas para a cidade sejam concluídas como esperado”, destacou.

Cris Samorini assina termo de posse ao lado do presidente da Câmara, Anderson Goggi 

Lorenzo Pazolini destacou a importância do momento e manifestou confiança na condução dos trabalhos pela nova chefe do Executivo municipal. “Momento importante para a cidade de Vitória, fizemos a transição com gratidão a Deus, a minha família e aos capixabas, com serenidade e sabedoria, com a confiança que a Cris vai continuar e aprimorar esse trabalho, investindo muito na cidade, cuidando das pessoas e com a certeza que Vitória está em ótimas mãos”, afirmou.

Leia Também:  Erick Musso assume Secretaria de Governo da Prefeitura de Vitória

———————————————————————————

  • Fonte: Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Foto Destaque: Crédito – Leonardo Silveira / PMV
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA