VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Governo

Governo capixaba realiza leilão para tratamento de esgoto para reuso em siderúrgica

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

O leilão, realizado em São Paulo, tem o valor estimado em contrato de R$ 2,24 bilhões.

O Governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), realizou, nesta quarta-feira (17), o leilão para a construção, operação e manutenção de estação de tratamento de efluentes sanitários e fornecimento de água de reúso para a siderúrgica ArcelorMittal. O Consórcio GS Inima Tubonews representado pela corretora Sita, foi a vencedora do leilão com uma proposta de 25% de desconto sobre a tarifa e 13% de outorga sobre a receita líquida.

O projeto prevê a construção de uma Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR) com capacidade de transformar 300 l/s de esgoto sanitário em água de reúso para fim industrial. O efluente tratado será bombeado de Camburi, em Vitória, até o Polo Industrial no município da Serra. O prazo de contrato é de 30 anos. No acordo, a ArcelorMittal se compromete a adquirir o volume de 200 l/s.

O critério do leilão combina o maior desconto sobre a tarifa com o maior valor de outorga. O valor estimado do contrato é de R$ 2,24 bilhões correspondente à soma simples das receitas durante a vigência da concessão. A ação do governo beneficiará moradores dos bairros da zona norte da capital Vitória, além de seis bairros da Serra: Hélio Ferraz, Manoel Plaza, Rosário de Fátima, Eurico Salles, Carapina I e Bairro de Fátima.

Leia Também:  Governador entrega obras de saneamento e anuncia novos investimentos em Jaguaré

“Essa concessão é uma inovação que estamos apresentando à sociedade brasileira. Isso faz parte da nossa política de segurança hídrica, permitindo a produção de até 300 litros de água por segundo para uso na atividade industrial. Assim, vamos deixar de utilizar a água dos nossos mananciais para este fim. É importante ainda para a Cesan, que deixará de investir na construção da unidade de tratamento de esgoto – que será feita pela empresa vencedora – e receberá uma outorga”, comentou o governador do Estado, Renato Casagrande, que esteve presente na sessão pública de leilão, realizada na B3, em São Paulo (SP).

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, destaca que a iniciativa está amplamente alinhada com duas importantes linhas estratégicas de trabalho do governo. “A gestão ambiental com a melhoria da utilização dos recursos hídricos e o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O projeto será conduzido em conjunto pela Sedes e a Cesan, tendo como objetivo oferecer fonte alternativa de abastecimento de água à Região Metropolitana da Grande Vitória e aos municípios de Anchieta e Aracruz”, disse.

Leia Também:  Terminal Rodoviário será construída em Linhares

“Esse contrato é representativo do novo reposicionamento que estamos empreendendo na Cesan, tornando a empresa mais eficiente, mais competitiva, alinhada às práticas ESG e capaz de atender às novas demandas sociais. A utilização do esgoto sanitário como água de reúso aumenta a disponibilidade de água do rio para a sociedade e reforça nosso compromisso com a segurança hídrica da população. Nesse sentido, também estamos em negociação com Vale e Suzano para utilização dos nossos efluentes tratados como água de reúso em suas operações industriais”, afirmou o presidente da Cesan, Munir Abud.
=====

* Com informações Governo do Estado – Comunicação – Raphael Marques / Cesan – Comunicação Empresarial – Desiery Marchini / Charley Fernandes / Mirela Marcarini

  • Foto: Stephan Solo

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Produtores que não fizeram atualização cadastral de rebanho estão sujeitos a multa

Publicados

em

Por Francine Castro* | Vitória (ES)

A poucos dias do fim da campanha de atualização cadastral de rebanho, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), cerca de 55% dos produtores do Espírito Santo ainda não realizaram o procedimento, que é obrigatório. O prazo termina na próxima semana, no dia 30 de junho.

A campanha envolve bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. O procedimento pode ser feito pela internet, via login e senha do produtor; por e-mail, direcionado à gerência local onde a propriedade está localizada; ou diretamente nos escritórios do Idaf, pelo produtor rural ou seu representante legal.

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, alerta que a atualização dos dados de rebanho é fundamental para fortalecer o sistema de vigilância local. “Estamos na reta final e os bons percentuais do Espírito Santo dependem do comparecimento dos produtores nessa ação. Além de manter o Estado livre de enfermidades, esse controle permite a realização de ações preventivas em cumprimento aos compromissos sanitários e possibilita a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, pontuou Bergoli.

Leia Também:  Governo do Estado investe em rodovia e abastecimento de água em Conceição da Barra

O diretor-geral do Idaf, Ronaldo Salomão Lubiana, alerta os produtores rurais para esse compromisso. “A atualização é um processo simples, mas fundamental para mantermos o reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é um dos acordos estabelecidos para garantir que as ações de vigilância sejam cumpridas, por isso, precisamos do apoio de todos os criadores de animais envolvidos na campanha para, assim, fortalecermos a pecuária do Estado”, destacou Lubiana.

Inadimplência

De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, os criadores de bovinos ou bubalinos que não realizarem a atualização cadastral de rebanho no período da campanha estarão sujeitos a multa. Além disso, a partir de 1º de julho, só será permitida a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para quaisquer espécies, caso todas as explorações pecuárias das propriedades rurais de origem e destino tenham realizado o procedimento.

O gerente esclarece ainda que, mesmo que não tenha tido nenhuma alteração nas criações (nascimento, morte, novas aquisições) desde a última atualização, é obrigatório fazer a atualização cadastral durante a campanha (nos meses de maio e junho), anualmente. “Se o produtor atualizou o seu cadastro recentemente, porém fora do período da campanha, também é necessário fazer a atualização cadastral durante a campanha”, orientou Cipriano.

Leia Também:  Mineração mais sustentável e energias limpas ganham impulso no Espírito Santo

Serviço:
Campanha de atualização cadastral 2026
Período: 1º de maio a 30 de junho
Como fazer: preferencialmente on-line (https://siapec3.idaf.es.gov.br/siapec3/login.wsp) ou nas gerências locais do Idaf (https://idaf.es.gov.br/relacao-de-municipios-e-e-mails)
Mais informações: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho

———————————————————

 *Fonte: Idaf / Assessoria de Comunicação – Conteúdo

*Foto destaque: Reprodução / Internet

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA