Política / Bastidores
Bastidor: Lula se irrita com ministro por ‘fuga’ de reunião de mais de 9 horas
POLÍTICA & GOVERNO
Brasília / DF
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se irritou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ligado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ex-senador deixou a reunião ministerial de ontem após expor o balanço e as metas de sua pasta, e, assim, destoou dos colegas ao não participar do encontro todo – que durou nove horas e meia. À noite, o ministro embarcou para o Rio.
De acordo com relatos do núcleo duro do Executivo, Lula sentiu a falta de Silveira e determinou que ele retornasse à reunião desta quinta-feira, 15. O ministro alegou que deixou o encontro porque teve um mal-estar. O presidente disse que, se ele não estava bem, deveria ter procurado a equipe médica do Planalto, e não ido embora.
Apesar da alegação de indisposição, Silveira embarcou em um voo para o Rio, onde participaria de um jantar do Grupo Esfera Brasil no Palácio das Laranjeiras, sede do Executivo fluminense. O governador Cláudio Castro, do PL do ex-presidente Jair Bolsonaro, era o anfitrião. O ministro, contudo, não foi ao encontro, apesar da grande expectativa por sua chegada.
Nesta sexta-feira, 16, Silveira participou do painel “Investimentos em habitação e infraestrutura energética” no Seminário Esfera RJ. Interlocutores do Palácio do Planalto desconfiam que Silveira só não foi ao evento para evitar atrito com Lula depois de ter saído mais cedo da reunião ministerial.
Silveira vem colecionando embates no governo. Ele se desentendeu com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao insistir na exploração de petróleo pela Petrobras na foz do Amazonas, apesar de o Ibama ter vetado a iniciativa. Também está em pé de guerra com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, por divergências sobre a política de reinjeção de gás em reservatórios de petróleo. Nesta sexta, o ministro afirmou preferir que Prates “feche a cara” a ver o “fracasso” do aumento da oferta de gás para a indústria.
De acordo com Lula, a reunião ministerial de ontem foi a penúltima do ano, e haverá um encontro de encerramento no final de 2023. Apesar da insatisfação do presidente, a situação de Silveira é considerada confortável. Com bom trânsito em Brasília, ele é ligado a Pacheco e ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Anastasia. Também é ex-senador por Minas Gerais, um dos principais colégios eleitorais do País. Silveira foi procurado pela reportagem, mas não retornou ao contato.
* Estadão – Conteúdo / Fotos: Wilton Júnior – Estadão
POLÍTICA & GOVERNO
Produtores que não fizeram atualização cadastral de rebanho estão sujeitos a multa
Por Francine Castro* | Vitória (ES)
A poucos dias do fim da campanha de atualização cadastral de rebanho, coordenada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), cerca de 55% dos produtores do Espírito Santo ainda não realizaram o procedimento, que é obrigatório. O prazo termina na próxima semana, no dia 30 de junho.
A campanha envolve bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, asininos, muares, suínos e aves de subsistência, além de animais aquáticos e abelhas. O procedimento pode ser feito pela internet, via login e senha do produtor; por e-mail, direcionado à gerência local onde a propriedade está localizada; ou diretamente nos escritórios do Idaf, pelo produtor rural ou seu representante legal.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, alerta que a atualização dos dados de rebanho é fundamental para fortalecer o sistema de vigilância local. “Estamos na reta final e os bons percentuais do Espírito Santo dependem do comparecimento dos produtores nessa ação. Além de manter o Estado livre de enfermidades, esse controle permite a realização de ações preventivas em cumprimento aos compromissos sanitários e possibilita a ampliação dos mercados para os produtos capixabas”, pontuou Bergoli.
O diretor-geral do Idaf, Ronaldo Salomão Lubiana, alerta os produtores rurais para esse compromisso. “A atualização é um processo simples, mas fundamental para mantermos o reconhecimento internacional do status de livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é um dos acordos estabelecidos para garantir que as ações de vigilância sejam cumpridas, por isso, precisamos do apoio de todos os criadores de animais envolvidos na campanha para, assim, fortalecermos a pecuária do Estado”, destacou Lubiana.
Inadimplência
De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, os criadores de bovinos ou bubalinos que não realizarem a atualização cadastral de rebanho no período da campanha estarão sujeitos a multa. Além disso, a partir de 1º de julho, só será permitida a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), para quaisquer espécies, caso todas as explorações pecuárias das propriedades rurais de origem e destino tenham realizado o procedimento.
O gerente esclarece ainda que, mesmo que não tenha tido nenhuma alteração nas criações (nascimento, morte, novas aquisições) desde a última atualização, é obrigatório fazer a atualização cadastral durante a campanha (nos meses de maio e junho), anualmente. “Se o produtor atualizou o seu cadastro recentemente, porém fora do período da campanha, também é necessário fazer a atualização cadastral durante a campanha”, orientou Cipriano.
Serviço:
Campanha de atualização cadastral 2026
Período: 1º de maio a 30 de junho
Como fazer: preferencialmente on-line (https://siapec3.idaf.es.gov.br/siapec3/login.wsp) ou nas gerências locais do Idaf (https://idaf.es.gov.br/relacao-de-municipios-e-e-mails)
Mais informações: https://idaf.es.gov.br/atualizacao-cadastral-de-rebanho
———————————————————
*Fonte: Idaf / Assessoria de Comunicação – Conteúdo
*Foto destaque: Reprodução / Internet
-
Esportes / Futebol5 dias atrásArgentina vence Argélia, e Messi iguala Klose como maior artilheiro da história das Copas
-
CIDADES5 dias atrásFiscalização faz vista grossa para ocupação irregular de trailers em vagas de estacionamento
-
Esportes / Futebol4 dias atrásInglaterra com show de Kane vence a Croácia
-
Política / Eleições4 dias atrásPazolini registra menor rejeição entre todos os nomes testados para o Governo do Estado
-
Política Internacional6 dias atrásIrã confirma acordo com EUA, mas exige pagamento de pedágio em Ormuz
-
CIDADES5 dias atrásBR-447 vai transformar a mobilidade urbana de Cariacica e retirar caminhões da área central
-
BRASIL7 dias atrásBrasil terá Rede de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa
-
Educação4 dias atrásLideranças da Educação de vários estados do Brasil visitam Vitória para jornada formativa