VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Reivindicações Comunitárias

Pequenos e médios produtores pedem a Prefeitura benfeitorias para suas comunidades

Publicados

POLÍTICA & GOVERNO

As comunidades de Palmitinho II, Sapucaia e Cedro estão precisando do apoio e atenção da Prefeitura de São Mateus

Por Paulo Roberto Borges – São Mateus / ES

Moradores e proprietários rurais da comunidade de Palmitinho II, e de outras próximas como a de Sapucaia e Cedro têm cobrado da Prefeitura de São Mateus o atendimento de suas demandas. Alguns contatos foram feitos e essas iniciativas vêm de alguns anos e até os dias de hoje, praticamente não foram contempladas pela municipalidade em benefício dessas comunidades.

A principal reivindicação é a aquisição de uma área que pertence a empresa Suzano, que está desativada e, até onde se sabe, não há nenhuma programação de que venha a ser reutilizada. De acordo com relato de alguns moradores, a Prefeitura tinha a esperança de que a área fosse doada, mas a Suzano quer receber pela área que poderia ser desapropriada e ressarcido o valor dessa desapropriação. Foi feita toda a documentação por parte da Associação dos Pequenos Proprietários Rurais, inclusive até o croqui da área, para que a municipalidade fizesse os procedimentos na elaboração de um projeto de lei e o encaminhasse à Câmara Municipal respeitando todo o trâmite legal necessário. Infelizmente nada aconteceu e terminou o mandato do ex-prefeito e a comunidade ficou frustrada com a inoperância da Prefeitura. A orientação agora é que seja feita nova documentação para que possa prosseguir com ações que levem ao atendimento desse pleito comunitário.

Leia Também:  Prefeitura está recapeando asfalto da Avenida Leitão da Silva, uma das principais vias da cidade

Agora, com a nova administração, volta a esperança de que algo seja feito para a aquisição e disponibilizar a área de cerca de 20 mil metros quadrados, para que nela seja construída uma escola, um posto de saúde e equipamentos de lazer. “Essas são as nossas principais demandas”, pontuou Jaris Correia, presidente da Associação dos Pequenos Proprietários Rurais, que foi criada em 2010. “Desde essa época reivindicamos essas benfeitorias”, completou.

Segundo um dos proprietários rurais, morador de Palmitinho II, Ademir Vito, que é um dos coordenadores da comunidade, dois vereadores estiveram conversando com membros da comunidade. Wan Borges (PSB) e Isamara da Farmácia (União Brasil) levaram as demandas para que essa nova gestão possa estar promovendo ações em benefício da região.

Na gestão passada, o vereador Adeci de Sena (PP), que não foi reeleito, conseguiu algumas benfeitorias para aquela localidade.

Com relação a atual gestão, do prefeito Marcus Batista (Podemos), Jaris Correia informou que as estradas têm sido patroladas e as vezes o serviço é interrompido devido as chuvas. “A mudança do titular da Secretaria de Agricultura mudou a programação, mas a Prefeitura tem nos dado apoio naquilo que no momento é possível”, enfatizou Correia.

Leia Também:  Governo anuncia fim da cobrança do pedágio na Terceira Ponte

Existe uma escola na região, que é pequena, mas a Prefeitura não pode reformá-la e nem realizar outras benfeitorias pelo fato de estar em uma área da Mitra, da Igreja Católica. Outra escola que existe na região está no município de Jaguaré, que faz divisa com São Mateus.

Uma outra dificuldade é o sinal da telefonia móvel. Existe dificuldade com o contato através do celular, pois o sinal é precário. As operadores precisam melhorar o sinal naquela região.

_________________________________________________

* Foto: Área reivindicada pela comunidade / Crédito – Jaris Correia 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA & GOVERNO

Casagrande segue realizando entregas em municípios do Norte do Espírito Santo

Publicados

em

Do Correspondente – Norte do ES*

O Governo do Estado do Espírito Santo, sob a liderança do governador Renato Casagrande (PSB), segue promovendo obras e ações em diversos municípios capixabas. As regiões Norte e Noroeste têm sido especialmente contempladas com investimentos que vêm impactando positivamente o desenvolvimento local e a qualidade de vida da população.

Nos últimos dias do ano, o governador cumpriu agenda nos municípios de Montanha e Ponto Belo. Em Montanha, foi entregue o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho do Paraíso, localizado na comunidade de São Sebastião do Norte. Durante solenidade realizada na Praça Osvaldo Lopes, no centro da cidade, Casagrande também assinou a Ordem de Serviço para a implantação de uma Brinquedopraça, além de autorizar o repasse de recursos para a canalização do córrego Vinhático e a construção de um muro de gabião no bairro Dominguinhos.

Na mesma ocasião, foram assinadas Ordens de Serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade 30 de Maio e do Campo Bom de Bola, no bairro Pelourinho. O governador ainda autorizou o repasse de recursos destinados à reforma e ampliação de unidades de saúde, à aquisição de um caminhão-baú frigorífico, bem como de equipamentos de cozinha, lavanderia e mobiliário escolar.

Leia Também:  Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações em 2025

Durante a visita oficial a Montanha, Renato Casagrande também assinou a Ordem de Serviço para a construção de 60 unidades habitacionais destinadas a famílias que vivem em áreas de risco, no loteamento Paraíso das Montanhas.

Ponto Belo

Em Ponto Belo, o governador participou de inaugurações e da entrega de novas demandas atendidas pelo Governo do Estado. Foi inaugurada uma Brinquedopraça e assinados repasses de recursos para a reforma e ampliação de unidades de saúde, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Valda Costa Severo, além da aquisição de equipamentos e mobiliários para os CMEIs Adão Djalma Coelho, Ciranda do Futuro e Pequeno Príncipe.

Também foram assinados convênios para obras de infraestrutura do Complexo de Lazer do Balneário Dourados e para a construção da estação elevatória do bairro Vista Dourada. Além disso, o município recebeu um caminhão com carroceria de madeira, destinado ao apoio às atividades agrícolas locais.

Renato Casagrande vem sendo reconhecido como um governador comprometido não apenas com o desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Vitória, mas também com os municípios do interior do Espírito Santo. As ações governamentais de caráter socioeconômico têm contribuído de forma significativa para o atendimento de demandas históricas e para a promoção do desenvolvimento regional.

Leia Também:  Prefeitura está recapeando asfalto da Avenida Leitão da Silva, uma das principais vias da cidade

—————————————————-

  • Fonte: Governo do Estado
  • Foto/Destaque: Reprodução / Secom
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA