Entrevista
“Sem o menor fundamento jurídico”, diz Bia Kicis sobre denúncia da PGR contra Bolsonaro
OPINIÃO

Em entrevista ao programa CB.Poder, a deputada Bia Kicis (PL-DF) explicou os próximos passos do PL e reforçou que a proposta de anistia deve ser defendida
Brasília / DF
A deputada federal Bia Kicis (PL/DF) participou do CB.Poder — parceria entre o Correio Braziliense e a TV Brasília —, nesta quarta-feira (19/2), e comentou sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas, sob acusação de formação de organização criminosa e tentativa de golpe de Estado. Aos jornalistas Denise Rothenburg e Carlos Alexandre de Souza, a deputada se posicionou contra a acusação, chamando a denúncia de “sem o menor fundamento jurídico”.
Bia Kicis disse estar preocupada com a situação política do Brasil, afirmando que a acusação contra Bolsonaro é um exemplo claro de “perseguição política”, com falhas processuais no processo. Ela mencionou que diversos juristas analisaram a denúncia e destacaram a fragilidade e apontaram falhas, como a falta de individualização das condutas e o excesso de discurso, além de erros doutrinários. “Essa denúncia é frágil. A falta de individualização e inclusão de réus sem foro pode levar à rejeição. Estamos falando de algo realmente muito grave”, disse.
“O pessoal dizia ‘Vocês são exagerados. Ficam dizendo que o Brasil vai virar uma Venezuela se o Lula ganhar’. Está aí. Nós não temos mais o ordenamento jurídico, temos perseguição política”, completou.
A deputada ainda fez críticas a delações premiadas, como a de Mauro Cid, que afirmou ter entregado US$ 86 mil ao ex-presidente adquiridos por meio de venda de joias. Para Kicis, os casos das joias não fazem parte da denúncia principal e foram usados de forma equivocada. “As joias eram do presidente. Não tinha lei prevendo o contrário. Não houve crime”, afirmou. Ela ainda acusou o ex-assessor de Bolsonaro de ter sido “forçado” a fazer a delação, retratando inconsistências nas declarações dele.
Ao ser questionada sobre os fatos descritos nas denúncias, Kicis comentou também sobre o plano para assassinar ou sequestrar o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin. Para ela, as alegações da PGR são “absurdas e ridículas”, e enfatizou que o presidente jamais teria aprovado tal ação. “Se havia alguma ordem, e o presidente sabia do plano, ele mandou parar. O plano não foi levado adiante”, declarou.
Questionamento do sistema eleitoral
A deputada reforçou que o questionamento do sistema eleitoral não é crime, e que ela foi a autora da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. Segundo ela, essa transparência seria uma forma de garantir a confiança no sistema eleitoral, o que não pode ser confundido com uma atitude golpista.
“Questionar o sistema eleitoral não é crime. Na Venezuela, conseguiram provar a fraude porque tem o voto impresso. O sistema deles é melhor do que o nosso. Quem não está querendo a transparência é que tem algo a esconder”.
A deputada afirmou que o partido dela, o PL, continuará defendendo o projeto do voto impresso, que já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), além da proposta de anistia para os presos pelo 8 de janeiro, que segundo ela, contará com a maioria necessária para ser aprovada.
“O projeto da anistia é uma pauta super necessária. Nós iremos sim aprovar. Eu não tenho a menor dúvida. Nós já temos a maioria. Você não pode ter um país em paz sabendo que tem pessoas inocentes pagando penas altas, que tem tanta injustiça sendo cometida, que têm crianças afastadas da mãe porque ela escreveu em uma estátua, colocando uma frase, inclusive, que nem era de sua autoria, mas de um ministro do Supremo. Essa frase já foi até apagada, não está nem mais na estátua. A anistia é necessária para a pacificação e para que a gente se sinta um país que tem honra e dignidade”, concluiu Bia Kicis.
———————————————————————————————————-
* Entrevista reproduzida do Correio Braziliense – TV Brasília
* Foto/Destaque: Deputada Bia Kicis / Crédito: Guilherme Felix / CB / DA Press

OPINIÃO
Bloco de Notas – 2ª edição de abril

Por Paulo Roberto Borges
Assombrações
O prefeito de São Leopoldina, Fernando Rocha (PDT), ao assumir o seu mandato em janeiro, achou que tudo seria “mais ou menos” tranquilo, sem grandes sobressaltos, exceto aqueles problemas que estão expostos como a questão previdenciária que atormenta vários colegas de outros municípios.
Acontece, porém, num dia chuvoso e de pouca luminosidade, se assustou, ao abrir um armário da Prefeitura, e descobrir três esqueletos que ali foram deixados pela gestão anterior. Conseguiu identificar a carcaça de um e já está procurando resolver a herança fúnebre deixada escondida naquele armário municipal.
Agora, ainda restam outros e, para amenizar o ambiente, não dispensa o incenso e nem mesmo um manual de afastar visagem.
Engarrafamento Político
Alguns prefeitos têm recebido a visita de parlamentares e dirigentes de órgãos públicos levando esperança e promessas de ajuda ao seu município. Todos têm a intenção de serem pré-candidatos ao pleito de 2026.
Os prefeitos têm à sua frente um cenário de vários pretendentes, mas sabe que promessas não realizam obras e espera que a esperança não seja a última que morre, até porque, alguns municípios estão com suas finanças mortinhas e não podem ficar na dependência dessas investidas e futurologia.
IPVA e o IPTU
Recentemente li um artigo do Roberto Motta sobre impostos como IPVA e IPTU. Achei interessante e relevante para a reflexão do cidadão, que é espoliado pelo Estado brasileiro de manhã, de tarde e à noite. Até em seu momento do sono sagrado, após um longo dia de labuta para manter e sustentar uma casta que manda, porém, nada produz.
O Motta, em seu artigo cita que há gente que ainda pensa que seu dinheiro do IPVA vai para melhorias das estradas. Ledo engano, vai para o caixa do estado e os governos fazem dele o que bem quiser.
O mesmo acontece com o IPTU.
É a mesma coisa com o IPTU. O imposto não foi criado para financiar “serviços prestados pelo Estado”. E surgiu assim, conta Motta:
“Um bando de guerreiros chegou em uma fazenda. O chefe deles colocou a espada no pescoço do fazendeiro e anunciou: “a partir de hoje metade do que você colher é meu”
Com o passar do tempo os guerreiros viraram o “Estado” e o pagador dos impostos virou “contribuinte”.
A lógica continua a mesma. E completa: “O que justifica o imposto é simplesmente a capacidade que o Estado tem de cobrar e de te punir – tomar sua propriedade e até te prender – se você não pagar.
O dinheiro do seu IPTU ou IPVA pode virar uma ponte desnecessária e superfaturada, uma viagem ao exterior, uma banheira de hidromassagem ou um jantar com lagosta.
Entender a realidade é o primeiro passo para mudá-la”.
Beleza e Simplicidade
A Prefeitura de Santa Leopoldina e seus parceiros da iniciativa privada, bem como entidades da sociedade civil, promoveram uma bela festa pela comemoração dos 138 anos de Emancipação Política do município. O papel do prefeito Fernando Rocha (PDT) com seu dinamismo, conhecedor das necessidades e tradições da cidade e da população, foi fundamental para integrar todos em um só objetivo. Credibilidade é a palavra-chave.
Viação Covid
A Viação São Gabriel, empresa de transporte urbano que monopoliza esse serviço na cidade de São Mateus, alegou ano passado, durante a CPI que investigava o contrato que tem com a Prefeitura, que tem a receber da municipalidade R$ 16 milhões. Isso foi durante a pandemia, o que levou a empresa a prestar um serviço deficiente aos seus usuários.
Se isso for verdade, consequentemente até hoje a pandemia continua presente em São Mateus.
Planeta Água
Para os moradores de Guriri, bairro conhecido como balneário de São Mateus, a sua parceira de sempre continua ao seu lado. São inseparáveis! Trata-se das enchentes constantes. As obras de macrodrenagem devem sair ainda neste século, pelo menos é o que desconfiam alguns moradores mais “apressadinhos”.
Hibernando
As tais lideranças da política de alguns municípios nunca se pronunciam diante de situações que acham contrárias aquilo que pensam e defendem. Ou são frouxas ou são omissas mesmo, esperando o período eleitoral para se pronunciarem e virem como salvadoras da pátria. Amigo urso também hiberna.
Lançamento de livro
O renomado escritor capixaba, Maciel de Aguiar, lançou mais uma de suas obras. Desta vez foi o livro O Velho Lobo do Mar. Este é o 144º de sua vasta produção literária.
O lançamento aconteceu dia 24, no Centro Cultural Triplex Vermelho, na Praça Costa Pereira, no centro de Vitória. Maciel fará lançamento do seu livro em outras cidades capixabas, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e, sua edição em Espanhol, pretende lança-la em Cuba. Já tem edição em Inglês.
============================================================
PODE ISSO, ARNALDO?!
Não, não pode.
Um roubo bilionário no INSS, em que o governo foi alertado pela AGU a sete meses e, quando a bomba estoura e vaza para a plateia, é tomada providencia por esse mesmo governo, dizendo que foi um ato imediato, Sete meses depois?!
O irmão do Lula, Frei Chico, é suspeito de fazer parte da quadrilha. Foi afastado apenas o presidente do INSS e não se demite o ministro Carlos Lupi?
============================================================
Resumão
Uma verdade – Para quem costuma viajar por algumas cidades do Espírito Santo, logo identifica o que tem de melhor nelas: sua população. Santa Leopoldina e Santa Teresa são alguns dos exemplos. /// Nessa toada – Seguindo essa linha, vale destacar a cordialidade e presteza dos funcionários das prefeituras e câmaras. /// Fechado – O espaço do autoatendimento da agência da Caixa Econômica Federal de Jardim Camburi, fica fechado aos sábados. Como nem todos sabem dessa norma da CEF, entram e saem sem dinheiro na carteira. A saída é uma casa lotérica ali perto, no Unique Mall. /// Novo visual – O plenário e a assistência da Câmara Municipal de Santa Leopoldina, ganhou um novo visual depois que assumiu a sua presidência o vereador Darley Espíndula (PP). Ele e a equipe daquela Casa de Leis, merecem todos os elogios da coluna. Vale lembrar que o nível dos debates melhorou, pois muitos dos parlamentares fazem uso da tribuna e participam dos debates. /// Eternidade – Para quem depende de ônibus para se deslocar em dias de feriados na cidade de Vitória passa raiva. A linha 121, de Jardim Camburi ao bairro Mário Cypreste faz muita gente chegar atrasada em compromissos. Nem todos ficam atoa em dias de feriados. Existem trabalhadores que não tendo todos os dias dinheiro disponível na carteira para pegar um taxi ou uber, necessitam fazer uso do transporte coletivo urbano. Alô alô, vereadores do bairro! /// Mas… – Os ônibus que circulam exclusivamente na capital são limpos, novos e tem ar-condicionado. Nem tudo é crítica e nem tudo está perdido. /// Disputa comunitária – As eleições da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac) devem acontecer dia 25 de maio. Já estão enfileiradas várias chapas. /// Tem méritos – A vereadora de Vitória, Karla Coser (PT), tem algumas posições que enraivecem a oposição. Mas, uma coisa é fato: é uma parlamentar atuante e dignifica o seu mandato. /// Reclamação – Para quem pensa que às reclamações dos moradores da região serrana contra o DER-ES cessaram, não é verdade. Existem muitas queixas relacionadas as demandas não atendidas. /// Segurança – O tema é recorrente e o Conseg de Jardim Camburi, com a 12ª Cia Independente da Polícia Militar, realizou um encontro para debater e buscar soluções para esse problema no bairro. O evento foi realizado nas dependências da Estácio, dia 24. – /// Normal – Mais um escândalo de roubo que foi potencializado no governo do petista Luiz Inácio Lula da Silva. Afanaram mais de R$ 6 bilhões do INSS. O Alckmin disse que a turma voltou ao local do crime. Pior é que ele também lá está. /// Grana – A repactuação do acidente da barragem de Mariana da Prefeitura de São Mateus com a Samarco vai deixar nos cofres do município a “mixaria” de R$ 197.826.936,20, pelos próximos 20 anos.
____________
Para Reflexão
“Quebra-se uma mentira com uma verdade dita”
Autor desconhecido
-
GERAL7 dias atrás
Miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado morre aos 35 anos
-
BRASIL6 dias atrás
AGU cria grupo para reparar danos causados por fraudes ao INSS
-
BRASIL5 dias atrás
Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió
-
BRASIL7 dias atrás
Ministro Mauro Vieira é convocado a esclarecer asilo a ex-primeira-dama do Peru
-
Educação & Cultura7 dias atrás
Maciel de Aguiar lança nesta quinta-feira (24), em Vitória, mais uma obra literária: “O Velho Lobo do Mar”
-
Mundo Cristão6 dias atrás
Bispo de São Mateus relembra “encontro engraçado” com Papa Francisco em 2016
-
Esportes / Futebol6 dias atrás
Atacante do Porto Vitória é convocado para a seleção da Zâmbia
-
POLÌCIA4 dias atrás
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF