VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Coluna / Opinião

Bloco de Notas – Primeira edição de junho

Publicados

OPINIÃO

                                                                    Por Paulo Roberto Borges

Articulações sem povo – É raro o dia que não vemos notícias sobre os movimentos dos políticos preparando seus partidos, seus passos e construindo pontes para caminharem em sentido às eleições de 2026. Temos um cardápio sortido, de governador a senador. Quase todo mundo é pré-candidato a tudo nas eleições do próximo ano.

A gente só não consegue decifrar onde está o interesse da população em toda essa articulação política-partidária-eleitoral. Dá a impressão que nós, povo, somos apenas um detalhe em toda essa engenharia política. Vale enfatizar que nós pagamos todos envolvidos nessas construções e, se não cobrarmos compromisso dessa gente, o prédio depois de pronto, não nos caberá.

Aquele lugar! – Para quem procura o Arquivo Público Estadual terá a certeza da capacidade profissional dos seus funcionários. São atenciosos, ajudam nas pesquisas e documentos necessários que são colocados à disposição. Um ambiente tranquilo, propício à pesquisa e a sensação de estarmos vivendo uma sensação que nos transporta para um tempo não vivido, que estão no material pesquisado.

Empenho – A Câmara Municipal de Vitória, já registrei aqui, é, talvez, a mais produtiva e exemplo para o Estado. Outras existem, mas a de Vitória se destaca mais. As sessões são propositivas, vereadores integrados com a população e suas demandas. Todas as questões relevantes são ali debatidas, sob a coordenação e cumprimento do Regimento da Casa, pelo seu presidente Anderson Goggi (PP).

Destaque – O vereador de Vitória, Dárcio Bracarense (PL) tem se destacado como um dos maiores expoentes da política conservadora do Espírito Santo. Tem discurso, tem conteúdo e demonstra ser conhecedor de todos os assuntos a que se propõe debater. “Conhece do riscado”, como dizem os antigos.

Seu nome já é cogitado para, não só deputado estadual como federal, em 2026.

 Empresário da comunicação – Rui Baromeu, talvez seja o maior empresário da comunicação capixaba. É o diretor-presidente da Rede Sim, grupo que reúne inúmeros veículos de comunicação e está consolidado no mercado. A parceria Rede Sim/SBT já é sucesso. Tudo isso é fruto de competência, muito trabalho e determinação.

Rui Baromeu é homenageado com Comenda Jairo Maia

Como se não bastasse todo esse seu desempenho, transita com facilidade do meio da política capixaba. Baromeu foi prefeito de São Mateus e presidente da Amunes. Vale destacar a sua importância para a região Norte do Espírito Santo, quando foi o grande articulador que fez com que 27 municípios fizessem parte da Sudene, usufruindo dos incentivos que aquele órgão propiciaram e ainda propiciam a vários empreendedores de toda a região.

Leia Também:  Brasil do novo governo

Como prefeito de São Mateus promoveu e realizou inúmeras benfeitorias que muitos outros tentaram e ainda tentam e não conseguem em nível do que Rui Baromeu fez naquele município.

Além desse seu lado empreendedor, é sempre um bom papo, pois tem histórias que predem a atenção de todos.

Em breve estará lançando um livro sobre a sua biografia.

Matagal – Para quem chega à Câmara Municipal de Aracruz, logo se depara com o mato tomando conta do canteiro e de parte da calçada. Pelo estado dessa situação, o presidente daquele legislativo não entra pela porta principal, pois se entrasse veria a situação e tomaria providências. Coisa simples que se torna difícil justamente pelo fato de ser simples demais.

PL da Anistia – Por iniciativa do vereador Dárcio Bracarense (PL), foi realizada no plenário da Câmara de Vitória, dia 12, Audiência Pública para debater o Projeto de Lei da Anistia. Dárcio é secretário da Subcomissão dos Direitos dos Presos do dia 8 de janeiro.

Lei Martini' deverá ser votada nesta quarta-feira na Câmara de Vitória - Século Diário

O objetivo da audiência foi promover o debate sobre a necessidade de assegurar garantias fundamentais aos cidadãos presos como consequências de fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A iniciativa tem também a finalidade de defender os princípios do Estado Democrático de Direito, a proporcionalidade das penas e o respeito ao devido processo legal.

A audiência contou com presenças ilustres como do advogado de defesa do ex-parlamentar Daniel Silveira, Paulo Faria; advogado e autor de duas obras sobre o 8 de janeiro, Cláudio Caivano; Rafael Satiê, vereador do Rio de Janeiro e o deputado federal de Pernambuco, Coronel Meira.

A audiência proposta pelo vereador Dárcio Bracarense, foi importante, qualificada, passou informações relevantes, foi um sucesso.

Bombardeios – Ataques e bombardeios não acontece somente entre Israel e Irã. Na Câmara de Vitória, os vereadores Maurício Leite (PRD), Baiano do Salão (Podemos), Aloísio Varejão (PSB) dentre outros, pegaram a Seturb como alvo, devido aos serviços ineficientes do transporte coletivo urbano na capital. Muitas críticas e cobranças foram feitas atendendo reclamações e demandas da população que usa o serviço de transportes urbanos. Vereadores antenados com a comunidade.

Imigrantes ilegais – Com relação ao que ocorre nos Estados Unidos, quando o governo federal desloca a força nacional para reprimir os “protestos” na Califórnia vale esclarecer que o a ação foi para ajudar as forças daquele estado que não estava dando conta de controlar toda aquela baderna. Os imigrantes alvos da política de deportação são os ilegais. Portanto, a lei deve ser usada. No Brasil, aonde a impunidade é coisa corriqueira, a ação do governo americano pode parecer um ato injusto e sem amparo na lei.

Leia Também:  Bloco de Notas – 1ª edição de setembro

Legado – Praticamente todos os governantes municipais deixam um legado para a sociedade. No caso de São Mateus, por exemplo, o ex-prefeito Daniel Santana (sem partido e sem noção), deixou o caos. E pior, está em pré-campanha para deputado e – dizem as bocas de Matiiiiildes – se elege.

_____________________

PODE ISSO, ARNALDO?!

Não, não pode.

Bikes elétricas trafegarem pelas calçadas em velocidade não compatível, colocando em risco idosos, crianças e animais que usam o espaço que as bikes não deveriam usar.

_________

Resumão

É fato ou impressão? – Dificilmente a gente entra em um órgão governamental seja em nível municipal ou estadual, que não seja atendido com presteza e educação. Minha experiência sempre foi a melhor. /// Sei não… – Afinal, com toda essa movimentação, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), está buscando vaga para embarcar na chapa com Ricardo Ferraço (MDB) para a disputa ao governo, em 2026? /// Perigo – As redes sociais estão correndo o risco de serem censuradas. Sem liberdade de expressão e sem imprensa livre não há democracia. /// Na torcida – Na Copa do Mundo dos Clubes, o Fluminense tem a nossa torcida apaixonada. Nada contra os outros três clubes brasileiros, mas também desejamos bom desempenho desde que não nos atrapalhem. Desculpa a franqueza. /// Simples assim – O brasileiro normal só quer tranquilidade, paz, segurança para trabalhar e ter um país mais justo e com todos vivendo e respeitando mutuamente os que pensam igual e diferente. /// Diferença – Enquanto Israel gasta bilhões para proteger seu povo, o Irã gasta para armar grupos terroristas que espalha o terror na região e em outros continentes. O governo brasileiro hoje está alinhado ao Irã e a outros países autocráticos. Defende ditadores e se recusa a condenar os grupos terroristas como o Hamas. /// Balança mas não cai – Em qualquer governo sério, o ministro da Fazenda seria exonerado ou pediria para deixar o ministério. No governo Lula. O ministro Fernando Haddad não consegue acertar a economia e parece sofrer pressões do próprio governo para não implantar o que – talvez – gostaria. Mesmo assim não larga o file mignon, uma vez que o osso o povo, principalmente a classe média, já coloca na sopa.

____________                                                                          

Para Reflexão

“Um povo que elege corruptos, mentiroso ou ladrões, não é uma vítima. É um cúmplice”.

Autor: George Orwell

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OPINIÃO

Bloco de Notas – Primeira Edição de Julho

Publicados

em

Por Paulo Roberto Borges

Valorizando a cultura popular – Um importante marco para o fortalecimento da cultura carnavalesca da capital capixaba foi o lançamento do edital para a construção da Cidade do Samba. Será implantada em uma área de 16 mil m², no Centro de Vitória, e atenderá à demanda logística do desfile das escolas de samba. 

O espaço contará com dois galpões, abrigando sete barracões para a produção de alegorias e adereços, além de estrutura para eventos e lazer.

Além de atender às necessidades das escolas de samba, o local será um pólo permanente de valorização da cultura carnavalesca e poderá abrigar outros eventos relacionados ao samba ao longo do ano.

Contas rejeitadas – Deu o obvio. A maioria dos vereadores de São Mateus apreciaram e votaram pel rejeição das contas do exercício de 2023 do ex-prefeito Daniel Santana (PDT). O fato aconteceu na sessão da última segunda-feira (7) e dos 11 vereadores, 8 votaram pela rejeição. Apesar do resultado, o parecer técnico do Tribunal de Contas do Espírito Santo foi pela aprovação, mesmo a realidade para a população de São Mateus nos oito anos de mandato do ex-gestor, ter sido de destruíção da cultura, das tradições e quase da esperança daquele povo. Deixou o município como terra arrasada. O pior é que teve o apoio de lideranças políticas constituídas do Estado.

Sucesso – A Feira dos Municípios foi muito elogiada pela sua organização e participação dos municípios. Quem foi gostou e se tronu um dos mais importantes eventos do Espírito Santo.

Justa homenagem – Os vereadores de Vitória aprovaram na Sessão Ordinária da terça-feira (08/07) o Decreto Legislativo nº 11/2025, dos proponentes Davi Esmael (Republicanos) e Anderson Goggi (PP), que institui a Comenda “Pastor Gedelti Victallino Teixeira Guedes”, que será concedida a personalidades que se destacam na promoção dos valores cristãos, na evangelização, no serviço social e na liderança religiosa, com notório reconhecimento da sociedade.

Leia Também:  Coluna Bloco de Notas - 1ª edição de fevereiro

O pastor, que faleceu dia 05, teve destaque como fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata (ICM).

Linhares – A política de Linhares começa a clarear visando as eleições do próximo ano. O prefeito Lucas Scaramussa (Podemos) tende a apoiar o seu vice, Franco Fiorot (União), a uma cadeira na Assembleia Legislativa. A ciumeira começa a vir da Câmara, uma vez que o seu presidente, Roninho, também é do mesmo partido do chefe do Executivo e esperava ter o seu apoio.

Ainda eleições – O ex-prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, também é pré-candidato a uma vaga no legislativo estadual. Foi um prefeito de dois mandatos que saiu com aprovação beirando os 100%. Hoje, ocupando a direção da Superintendência Regional de Saúde da Região Norte, localizada em São Mateus, Araújo, é cotado como forte candidato a disputar o pleito de 2026. Tem visibilidade em toda a região. Seu prestígio e competência levou seu nome até como opção a uma candidatura a prefeito de São Mateus.

Pode Isso, Arnaldo?!

Não. Não Pode.

Fazer campanha eleitoral em período não permitido, e sob as barbas da Justiça Eleitoral. Isso prova que esse órgão que regula as eleições, é dispensável.

Resumão:

Desocupação – A Prefeitura de São Mateus vai retirar os ambulantes dos locais públicos da cidade. A notificação foi encaminhada e o prazo se encerra dia 24. /// Regularização – A Prefeitura de Linhares vai executar o projeto de regularização fundiária dos imóveis do balneário Pontal do Ipiranga. /// Eleições – O ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon (PSD), pode vir com força para a disputa a deputado estadual. Por enquanto não é pré de nada, mas logo logo passa a ser pré de tudo. É uma das maiores lideranças da política de Linhares e da região Norte. /// Novidade – Aonde há fumaça há fogo. A primeira-dama de São Mateus, Talita, poderá vir a ser pré-candidata a deputada estadual com o apoio do marido, prefeito Marcus Batista (Podemos). O cunhado Rodrigo da Cozivip, que é o pré-candidato natural do grupo, já colocou as barbas de molho.A primeira-dama ocupa um cargo de secretária municipal e vem tendo mais visibilidade do que o irmão do prefeito. Já há buchicho de insatisfação no ar… A conferir. /// Tour pré-eleitoral – O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem visitado vários municípios em sua pré-campanha ao governo do Estado. O mesmo vem acontecendo com o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Tem demanda do governo? Lá está Ferraço. Com relação a Pazolini, tem sido ciceroneado pelo Erick Musso e o deputado federal, Evair de Melo (PP). /// No governo – O ex-vice-prefeita de Vitória, na primeira gestão de Pazolini, Capitã Estéfane (Podemos), foi alçada a um cargo no governo Casagrande. Acredita-se que dessa vez seu objetivo é a Assembleia Legislativa. Entrou muito jovem na política e hoje adquiriu experiência, é comptente, humilde, tem voto e tem caráter. Uma pessoa íntegra e gente do bem. A conheço, posso afirmar. /// Integrado – O treinador da Seleção Brasileira de Futebol, Ancelotti, já apresentou sua credencial e mostrando estar à vontade no País. Foi condenado pela justiça italiana por questõesrelacionadas ao fisco daquele país. Vai dar certo no Brasil. /// Dispensável – A visita do presidente Lula a Linhares mais parece campanha política. A entrega a ser feita é recurso oriundos das indenizações pagas pela Samarco aos atingidos pela tragédia de Mariana. Lula é o presidente sem povo.

Leia Também:  Bloco de Notas – Edição de julho

__________

Para Reflexão:

“Quem tem luz própria, jamais ficará na escuridão”

Autor desconhecido

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA