VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Empreendedorismo

Reserva Natural Vale prorroga inscrições para o curso de Empreendedorismo Sustentável

Publicados

GERAL

Interessados terão até 25/02 para garantirem a participação no programa de capacitação promovido em parceria com o Sebrae

A Reserva Natural Vale prorrogou as inscrições para o curso gratuito em Empreendedorismo Sustentável até o dia 25 de fevereiro. Realizada em parceria com o Sebrae Espírito Santo, em Linhares, a iniciativa é voltada para quem deseja aprimorar a gestão do negócio, inovar e valorizar produtos da região.

O curso integra o Programa Reserva Sustentável e busca apoiar empreendedores do Norte do Estado, promovendo desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade ambiental. Serão ofertadas 30 vagas para a edição de 2026. O resultado das inscrições estará disponível no dia 2 de março, e as aulas terão início no dia 18 do mesmo mês, tendo a duração de nove meses, com encerramento previsto para o mês de dezembro.

O curso será dividido em duas etapas: a primeira, presencial, com até 30 participantes, abordará fundamentos de administração, planejamento e trabalho em rede. A segunda, para até 10 empreendedores selecionados, oferecerá consultorias individuais sobre estratégias de mercado, identidade visual, precificação e comunicação.

“Esta é uma oportunidade para os participantes trocarem experiências, fortalecerem conexões e darem maior visibilidade aos produtos locais. Nosso objetivo é impulsionar negócios que gerem impacto positivo, colaborando para uma economia regional mais sustentável e verdadeiramente integrada à comunidade”, diz Márcio Santos, gerente da Reserva Natural Vale.

Saiba mais
Quem pode participar: ser maior de 18 anos, possuir negócio de qualquer área de atuação e morar a uma distância de até 100 km da Reserva Natural Vale
Inscrições: abertas até 25 de fevereiro pelo site www.vale.com/reservanaturalvale
Parceiro técnico: Sebrae ES

__________________________
 * Assessoria de Comunicação / Vale

  • Foto Destacada: Reprodução / Internet
Leia Também:  Walewska, Campeã olímpica de vôlei, morre aos 43 anos

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Sítio Histórico de São Mateus está interditado por risco de desabamento

Publicados

em

Laudo técnico aponta deterioração avançada no Casarão 18 e alerta para perigo a moradores, turistas e pedestres

Por Laura Mel*

Sítio Histórico do Porto de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, está interditado após recomendação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo(Crea-ES), que identificou risco iminente de desabamento no imóvel conhecido como Casarão 18.

A interdição foi recomendada e comunicada à Prefeitura de São Mateus e ao Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com a indicação de adoção de medidas emergenciais para garantir a segurança de moradores, pedestres e turistas que circulam pelo local.

De acordo com o laudo técnico elaborado por engenheiros do Conselho, a edificação apresenta avançado estado de deterioração, com comprometimento significativo da cobertura e das fachadas.

A situação é agravada pela presença de vegetação invasiva e infiltrações, fatores que fragilizam as alvenarias e elevam o risco de colapso parcial ou total da estrutura.

Risco de queda de fragmentos na via pública

A análise técnica apontou ainda perigo de queda de fragmentos sobre a via pública, o que motivou a restrição total de acesso ao interior e ao entorno do casarão.

Leia Também:  EDP apresenta Plano Verão 25/26 e destaca investimentos para ampliar a resiliência do sistema elétrico

Entre as medidas indicadas e tomadas estão o isolamento da área com barreiras físicas, sinalização de alerta em português e inglês, devido ao fluxo de visitantes no Porto, e a realização de escoramento emergencial para estabilizar a estrutura.

Segundo o presidente do Crea-ES, engenheiro Jorge Luiz e Silva, a atuação do Conselho tem como foco a segurança da sociedade. Conforme o órgão, a situação do Casarão 18 ultrapassa o aspecto visual e representa um risco concreto à integridade física de quem frequenta o Sítio Histórico.

Em nota, o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) informou que acompanha o caso desde julho de 2025, quando vistoria do Crea-ES identificou risco iminente de colapso do Casarão 18.

Segundo o órgão, foi instaurado procedimento para monitorar a situação e, em janeiro de 2026, o município informou ter adotado medidas de isolamento e sinalização, além de aderir a programa para futura recuperação do patrimônio.

———————————————————

  • Folha Vitória – Conteúdo
  • Foto Destacada: Divulgação / PMSM
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA