Fórmula 1
Russell vence o GP de Las Vegas, mas Verstappen fatura o tetracampeonato da Fórmula 1
ESPORTES

Piloto da RBR cruzou a linha de chegada na quinta colocação e foi a 403 pontos contra 340 de Norris
Max Verstappen é tetracampeão mundial de Fórmula 1. A conquista, que é também a sua quarta consecutiva, foi neste domingo, durante o Grande Prêmio de Las Vegas, em que largou e chegou em quinto lugar. Seu principal concorrente, Lando Norris, da McLaren, terminou a prova em sexto.
A vitória do GP foi do britânico George Russell, sua segunda do ano e a terceira na carreira. Completando o pódio, Lewis Hamilton chegou em segundo, garantindo a dobradinha da Mercedes, e Carlos Sainz em terceiro.
Com o resultado, Verstappen chegou aos 403 pontos ante 340 de Norris. Restando duas etapas e 60 pontos em disputa, o holandês se tornou inalcançável e pôde comemorar seu quarto título com a Red Bull. O circo da Fórmula 1 agora segue rumo ao Oriente Médio No próximo fim de semana, acontece o GP do Catar, em Lusail. Na semana seguinte, a temporada se encerra nos Emirados Árabes Unidos, com o GP de Abu Dabi.
O GP de Las Vegas teve início com uma boa largada de Russell e com a ultrapassagem de Charles Leclerc, inicialmente em quarto lugar, sobre Pierre Gasly.
Enquanto isso, Yuki Tsunoda e Oscar Piastri travavam uma disputa pela sétima posição. Kevin Magnussen e Liam Lawson protagonizaram briga similar pelo 12º lugar, ficando lado a lado ao final da primeira volta.
Franco Colapinto, que teve o carro destruído após atingir o muro durante a qualificação no sábado, largou dos boxes. A maioria dos pilotos deu preferência aos pneus médios no início da corrida. Pérez, Bottas e Colapinto saíram com pneus duros, e Alonso foi o único a largar com pneus macios.
O começo da corrida também coincidiu com o fim da boa sorte de Pierre Gasly. Ainda na 16ª volta, o francês, que largou em segundo e conseguiu pódio no GP de São Paulo, reclamou de falta de potência. Com fumaça saindo de seu carro, retornou aos boxes e abandonou a corrida.
Alexander Albon também deixou a prova por causa de problemas na unidade de energia.
As duas Mercedes lideraram durante toda a corrida: Lewis Hamilton largou em 10º, mas subiu oito posições. Faltando sete voltas para o fim, Verstappen estava em quarto lugar entre as duas Ferraris, mas Leclerc conseguiu tomar a posição do holandês na 47ª volta.
Lando Norris, que poderia desbancar o piloto campeão mundial, largou e chegou em sexto.
Pelo mundial de construtores, no entanto, a Red Bull, de Verstappen e Sergio Pérez, está em terceiro lugar, com 555 pontos. Agora, McLaren e Ferrari estão separadas por apenas 24 pontos. A escuderia britânica soma 608 na liderança, enquanto os italianos têm 584 pontos.
MAIS UM TÍTULO PARA VERSTAPPEN
Max Verstappen conquista o título em uma temporada de superação diante dos problemas enfrentados pela Red Bull. O holandês deu a impressão no início do ano de que conseguiria repetir – ou se aproximar – do feito de 2023, em que venceu 19 das 22 corridas. No entanto, o ano se desenhou de outra forma.
Depois de vencer na Espanha, em junho, sua sétima prova em 2024, Verstappen encarou um longo de jejum de vitórias. Enquanto os bons resultados não vinham, a experiência do tricampeão mundial pesou.
Nesse período de 10 Grandes Prêmios sem subir no lugar mais alto do pódio, o holandês teve como pior posição em uma prova o sexto lugar. Já seu principal concorrente, Lando Norris, venceu somente duas corridas (Holanda e Cingapura).
Mas no último Grande Prêmio de São Paulo, Verstappen recuperou o ânimo com uma prova memorável. Largando do fim do pelotão, o holandês contou com uma estratégia perfeita para, sob chuva, ganhar a corrida no Autódromo de Interlagos. Em 2024, o tetracampeão ainda venceu os GPs do Bahrein, Arábia Saudita, Japão, China, Ímola e Canadá.
Confira a classificação final do GP de Las Vegas de F1:
1.º – George Russell (ING/Mercedes), em 1h22min05s969
2.º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 7s313
3.º -Carlos Sainz (ESP/Ferrari), a 11s906
4.º -Charles Leclerc (MON/Ferrari), a 14s283
5.º -Max Verstappen (HOL/Red Bull), a 16s582
6.º – Lando Norris (ING/McLaren), a 43s385
7.º – Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 51s365
8.º – Nico Hulkenberg (ALE/Haas), a 59s808
9.º – Yuki Tsunoda (JAP/RB Honda), a 62s808
10.º – Sergio Perez (MEX/Red Bull), a 63s114
11.º – Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 69s195
12.º – Kevin Magnussen (DIN/Haas), a 69s803
13.º – Zhou Guanyu (CHN/Kick Sauber), a 74s085
14.º – Franco Colapinto (ARG/Williams), a 75s172
15.º – Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 84s102
16.º – Liam Lawson (NZL/RB Honda), a 91s005
17.º – Esteban Ocon (FRA/Alpine), a uma volta
18.º – Valtteri Bottas, a uma volta
Não completaram: Pierre Gasly (FRA/Alpine) e Alexander Albon (TAI/Williams).
——————————————————
* Informações – Conteúdo – Estadão
* Foto / Destaque: Mark Thompson/AFP

ESPORTES
Abertas inscrições para aulas gratuitas de capoeira na Arena Tartarugão

Por Jaqueline da Hora* – Vila Velha / ES
A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha abriu inscrições para aulas gratuitas de capoeira, que vão ser realizadas na Arena Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica. A atividade vai acontecer às quintas-feiras, a partir do dia 5 de junho, das 19h às 20h para o público infantil, (crianças a partir de 8 anos) e das 20h às 21h, para os adultos. Ao som do berimbau, atabaque, pandeiro e muita ginga, o mestre Silvio vai ensinar as técnicas deste esporte, que faz parte da cultura brasileira.
Para participar da atividade, os interessados devem preencher, no dia e horário da aula, uma ficha no local, além de apresentar cópias de documentos oficiais e um atestado médico autorizando a prática de atividades físicas. As crianças devem apresentar comprovante de regularidade escolar, carteira de identidade ou certidão de nascimento.
Em caso de dúvidas, a Secretaria de Esporte e Lazer está disponível para esclarecimentos de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, pelos telefones (27) 3149-7430 e 3149-7286.
A capoeira mistura dança e luta e tem praticantes em todo o Brasil. Foi pensando nisso que a Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Vila Velha criou o Núcleo Esportivo de Capoeira. A prática entre crianças desenvolve a gestualidade, melhora da capacidade de expressão e socialização, aumento da criatividade, além de incentivar o gosto pelo estudo da história e musicalização.
“A abertura deste novo núcleo esportivo valoriza a capoeira como expressão cultural e ferramenta de transformação social, reforçando o compromisso da gestão, em ofertar atividades esportivas acessíveis para toda a comunidade. A prática da capoeira contribui para o processo de formação da cidadania dos seus praticantes”, enfatizou o secretário de Esporte e Lazer, Anadelso Pereira.
Serviço
Aulas gratuitas de capoeira
Data: Todas as quintas-feiras (a partir do dia 5 de junho)
Horário: Das 19 às 20 horas para o público infantil e das 20 às 21 horas para os adultos
Local: Arena Tartarugão – Rua Itaperuna, 150, Coqueiral de Itaparica
Inscrição no local no dia e horário da aula
________________________________________________________
* Prefeitura de Vila Velha / Secretaria de Esporte e Lazer – Conteúdo
* Foto/Destaque: Arena Tartarugão / Assessoria – Sec. Esportes e Lazer
-
Brasil / Economia6 dias atrás
Haddad afirma que cumprir a meta fiscal é responsabilidade dos três Poderes
-
CULTURA & ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Livro ‘Sabores e Territórios’ celebra cultura e ancestralidade quilombola
-
Futebol / Mundial de Clubes6 dias atrás
Fluminense perde para o Chelsea, se despede do Mundial, mas está na elite do futebol internacional
-
Educação & Cultura3 dias atrás
Colônia de Férias Cultural começa na segunda-feira (14) com muita arte, aprendizado e diversão
-
CIDADES4 dias atrás
Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos
-
POLÌCIA5 dias atrás
Advogada envolvida em roubo milionário é presa em sítio no ES
-
Política Nacional5 dias atrás
Sem consenso, Senado adia votação de projeto que libera jogos de azar
-
Política Nacional4 dias atrás
Tarcísio culpa Lula por tarifa de Trump às exportações brasileiras