VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Esportes / Jogos Tradicionais Indígenas

Jogos Tradicionais Indígenas celebram modalidades esportivas ancestrais em Aracruz

Publicados

ESPORTES

Evento acontece de 19 a 21 de dezembro com debates, apresentações culturais, shows e competição esportiva

Por Vitor Taveira*

Com o lema “Um grito por justiça climática que ecoa da resistência dos povos da Mata Atlântica aos manguezais”, a aldeia de Caieiras Velha, em Aracruz (ES), recebe nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2025 os Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz. O evento celebra a força cultural dos povos Tupinikim e Guarani, reunindo práticas esportivas ancestrais, intercâmbios culturais, debates e apresentações artísticas durante três dias de programação.

A abertura acontece na sexta-feira (19), às 15h, com atividades que seguem até 2h30 da madrugada. O primeiro dia marca a abertura da Feira da Biodiversidade e Artesanato Indígena e do II Fórum dos Jogos Tradicionais Indígenas, que traz o tema “A importância dos Jogos Tradicionais Indígenas na manutenção da cultura ancestral dos povos originários do Espírito Santo”. Haverá também desfile das delegações e dos grupos tradicionais indígenas, pronunciamentos de lideranças e autoridades, apresentações demonstrativas das modalidades esportivas e shows musicais.

Entre as modalidades dos Jogos estão zarabatana ao alvo, arco e flecha, arremesso de lança, seta ao alvo, cabo de força, corrida com tora e luta corporal. As apresentações culturais — com cantos, danças, rituais e manifestações artísticas — estarão presentes durante todos os dias do evento.

No sábado (20), as atividades começam cedo, às 9h, com um café da manhã coletivo seguido de apresentações culturais. As eliminatórias das competições acontecem ao longo da manhã e tarde. À noite, a programação reúne debates, apresentações culturais, o Desfile de Moda Ancestral e shows musicais.

Leia Também:  Brasil derrota Suíça e garante vaga nas oitavas da Copa

O domingo (21) inicia às 10h, com uma atividade recreativa de bodoque ao alvo e um bingo comunitário. Após o almoço, às 13h30, acontecem as grandes finais das modalidades esportivas. Encerrando o evento, às 18h, será apresentada a peça teatral “Corpo Território: como demarcar histórias”, que aborda memória, território e identidade indígena.

Os Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz foram idealizados pelo Instituto Cocar, com realização da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG). O evento conta ainda com apoio da Associação Indígena Tupinikim de Caieiras Velha (AITCV), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Centro Cultural Tupinikim Ka’arondarapé, Taba Oiepengatu vereador Vilson Jaguareté, deputada estadual Iriny Lopes, além da Prefeitura Municipal de Aracruz e da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Espírito Santo.

O encontro reafirma a centralidade dos Jogos como instrumento de fortalecimento cultural, visibilidade dos povos originários e defesa dos territórios, em um momento em que ancestralidade e justiça climática caminham lado a lado.  Mais informações podem ser encontradas na página www.instagram.com/jogosindigenas_tradicionais. 

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (19/12)

15h – Abertura da Feira da Biodiversidade e Artesanato Indígena e realização do II Fórum dos Jogos Tradicionais Indígenas: “A importância dos Jogos Tradicionais Indígenas na manutenção da cultura ancestral dos povos originários do Espírito Santo”

18h – Abertura da Noite Cultural

19h – Exibição de vídeos dos jogos anteriores

19h30 – Desfile das delegações indígenas e desfile dos grupos tradicionais indígenas

Leia Também:  Ginasta capixaba é convocada para a seleção brasileira de conjunto juvenil

20h30 – Fala das autoridades

21h – Apresentações demonstrativas de modalidades

21h30 – Apresentações e cantos tradicionais e declaração de abertura oficial dos Jogos Tradicionais Indígenas de Aracruz

22h – Show musical

0h30 – Show musical

2h30 – Encerramento

Sábado (20/12)

9h – Café da manhã coletivo

9h30 – Apresentações culturais

10h20 – Abertura das competições:

    Zarabatana ao alvo

    Seta ao alvo

12h – Intervalo

13h30 – Competições:

    Arremesso de lança

    Arco e flecha

15h30 – Apresentações culturais

16h10 – Competições:

    Cabo de força

    Corrida com tora

    Luta corporal

18h – Abordagem temática: “Um grito por justiça climática que ecoa da resistência dos povos da Mata Atlântica aos manguezais”

19h – Desfile de Moda Ancestral

21h – Show musical

23h30 – Show musical

1h30 – Show musical

3h30 – Encerramento

Domingo (13/12)

10h – Atividade recreativa com bodoque ao alvo

11h30 – Almoço coletivo e bingo

13h30 – Finais das competições:

    Zarabatana ao alvo

    Seta ao alvo

    Arremesso de lança

    Arco e flecha

    Cabo de força

    Corrida com tora

    Luta corporal

18h – Apresentação teatral: Corpo território: como demarcar histórias

19h – Encerramento do evento

————————————————-

  • Assessoria de Comunicação do evento / Chaski Comunicação e Produção Cultural
  • Foto/Destaque: Reprodução / Século Diário (2024) / Internet
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Thiago Silva diz por que saiu do Fluminense e desabafa: “Coisas tiradas de contexto por mentes maldosas”

Publicados

em

Horas depois de deixar o Fluminense e ser anunciado de forma surpreendente como reforço do Porto, o zagueiro Thiago Silva quebrou o silêncio e falou abertamente sobre a os motivos de deixar o Tricolor.

Em uma série de vídeos postados nos Stories de seu Instagram, o zagueiro desabafou e chamou de “mentes maldosas” as pessoas que, segundo atleta, tiraram de contexto a sua decisão de carreira para 2026.

Além disso, o defensor alegou motivos familiares para justificar seu adeus às Laranjeiras e o retorno ao futebol europeu

Thiago Silva agora é o 5º maior zagueiro artilheiro do Flu

Thiago Silva agora foi o 5º maior zagueiro artilheiro do Fluminense / Foto: Reprodução

“Estou aqui para esclarecer algumas coisas que foram faladas hoje, ou tiradas de contexto, por algumas mentes maldosas, né? Mas, dizer o quanto eu e a família Silva amamos o Fluminense. Agradecer em especial nosso presidente Mario (Bittencourt), pelo esforço, o Sr. Paulo (Angioni) também. E todos aqueles que fizeram isso ser possível mais uma vez”, iniciou.

“Levaremos o Fluminense dentro dos nossos corações para o resto da vida, e enfim, minha volta pra Europa me aproxima mais da minha família. Esses momentos dos meus filhos estão sendo especiais e eu estou perdendo, e gostaria de estar mais próximo deles”, seguiu.

Leia Também:  Em clássico eletrizante Vitória e Serra empatam em 2 a 2

“Vivi tudo que tinha para viver aqui, fui muito feliz e espero que vocês levem isso para vida de vocês também. Só pra complementar o último vídeo, que a gente leve apenas momentos bons daquilo que vivemos juntos eternamente em nossos corações. Saudações tricolores”, finalizou.

De camarote, Thiago Silva vê derrota do Fluminense, vaias, xingamentos ...

Thiago Silva, um dos maiores jogadores do mundo / Foto: Reprodução

De acordo com apuração da ESPN, Thiago iniciou as negociações com o time português logo após o fim do Campeonato Brasileiro e chegará a Portugal no dia 2 de janeiro para iniciar os trabalhos no Dragão, clube que defendeu entre 2004/2005.

A reportagem havia informado há alguns dias sobre uma procura do time português a Thiago.

Thiago Silva estava no Fluminense havia um ano e meio. Na atual temporada, o “Monstro” do Tricolor atuou em 46 jogos e marcou quatro gols.

Contando as duas passagens pelo time carioca, Thiago fez 212 partidas e foi campeão da Copa do Brasil de 2007.

————————————————–

  • Informações ESPN e Redes Sociais
  • Foto/Destaque: Crédito – Lucas Merçon / Fluminense FC

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA