Destaque Nacional
Carnaval é na TVE: a primeira na avenida em todo o Brasil
ENTRETENIMENTO
A TVE, em parceria com a TV Brasil, vai levar a festa do Sambão do Povo, em Vitória, para todo o território nacional nos dias 6 e 7 de fevereiro.
Vitória / ES
O compasso das baterias, as notas dos violões e cavaquinhos e os versos dos sambas-enredo capixabas vão ecoar por todo o País quando as escolas de samba do Espírito Santo tomarem a avenida. A TVE, em parceria com a TV Brasil, vai transmitir a festa do Sambão do Povo, em Vitória, para todo o território nacional nos dias 6 e 7 de fevereiro.
Além de levar ao ar, em rede nacional, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, a emissora pública dos capixabas também transmitirá os desfiles da Série Ouro (grupo de acesso), nos dias 13 e 14 de fevereiro. O conteúdo poderá ser acompanhado pelo canal 2.1 da TV aberta e pelo canal da TVE no YouTube.
O diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini, destaca que a transmissão do Carnaval do Espírito Santo é um dos trabalhos mais relevantes da TVE, pois dá visibilidade às agremiações e possui um viés tanto cultural quanto econômico.
“Além de fortalecer o Carnaval e ampliar sua visibilidade nacional, estamos apoiando uma cadeia produtiva que gera renda e oportunidades para muitas famílias. A transmissão dos desfiles por uma emissora pública está alinhada à estratégia do governador Renato Casagrande de ampliar a visibilidade do Espírito Santo e atrair mais negócios e desenvolvimento para o Estado”, observa Pontini.
Além das transmissões, a TVE acompanha toda a movimentação em torno do Carnaval. A cobertura, exibida na programação da emissora, mostra a força das comunidades, a evolução das escolas de samba e se estende até a apuração dos resultados.
Grupo Especial: do Sambão do Povo para todo o Brasil
Pelo quarto ano consecutivo, a TV Brasil exibirá o conteúdo gerado pela TVE, levando o evento às 167 emissoras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), presentes em todos os estados brasileiros. Pela primeira vez, os desfiles das escolas do Grupo Especial serão distribuídos em dois dias: sexta-feira, 6, e sábado, 7 de fevereiro de 2026.
A transmissão do Carnaval capixaba para todo o País coloca o Espírito Santo no circuito nacional da folia e permite que o Brasil inteiro aprecie a beleza, a criatividade e a força das agremiações capixabas.
Na comissão de frente do primeiro fim de semana de folia, a apresentação será de Luanna Esteves, com comentários do historiador e professor Marcus Vinicius Sant’Ana e da cantora, compositora e sambista Marina Zanchetta. Eles darão ritmo e harmonia à cobertura jornalística, que contará com Vitor Zucolotti e Natália Vicente na concentração, Leandro Manhães na dispersão e Karen Vip e Zé Capiau na arquibancada.
Na sexta-feira, 6 de fevereiro, desfilam as escolas Pega no Samba, Novo Império, Unidos de Jucutuquara, MUG e Imperatriz do Forte. No sábado, 7, entram em cena Rosas de Ouro, Unidos da Piedade, Boa Vista, Chegou o que Faltava e Andaraí.
A folia continua com a Série Ouro na pista e nas telas
Nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Sambão do Povo recebe os desfiles das escolas da Série Ouro, o grupo de acesso. A TVE segue na avenida para garantir que a beleza e a alegria das agremiações que buscam ascensão sejam vistas por todos os capixabas, pelo canal 2.1 da TV aberta e também pela internet.
Os desfiles têm início às 22 horas, com transmissões a partir das 21h45. Neste segundo fim de semana de apresentações, os comentários ficam por conta de Kátia Galvão, pesquisadora de samba, e Winny Rocha, que participa do Carnaval capixaba desde os anos 1990 e atua nas áreas de arte, educação, pesquisa e produção cultural. A apresentação será de Natália Vicente, com Larissa Barcelos na reportagem.
TVE: a primeira na avenida
O Carnaval capixaba é o primeiro do País: os desfiles das escolas de samba do Espírito Santo acontecem uma semana antes do Carnaval oficial do Brasil. E a TVE é, historicamente, a primeira na avenida.
A emissora pública dos capixabas tem tradição em ser vitrine do Carnaval do Espírito Santo. Foi a primeira a transmitir os desfiles há 43 anos, quando ainda eram realizados na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da capital.
Serviço
Grupo Especial
📅 06 e 07/02, a partir das 22 horas
📺 TV aberta – canal 2.1 – e canal da TVE no YouTube
Série Ouro
📅 13 e 14/02, a partir das 21h45
📺 TV aberta – canal 2.1 – e canal da TVE no YouTube
——————————————————–
- Fonte: TVE
- Foto Destacada: Reprodução / TVE
ENTRETENIMENTO
Alfredo Chaves celebra 135 anos de emancipação política com programação especial
Por Dirceu Cetto*
No próximo sábado, dia 24, o município de Alfredo Chaves comemora 135 anos de emancipação política. Para marcar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial, que será realizada a partir das 17h30, na Praça Gastronômica, reunindo atrações culturais, musicais e atividades para toda a família.
Celebrar o aniversário do município é, segundo o prefeito Hugo Luiz, um momento de relembrar a história de Alfredo Chaves e refletir sobre o seu desenvolvimento ao longo dos anos. “É uma data importante para valorizar nossas origens, reconhecer o trabalho de quem ajudou a construir o município e renovar o compromisso com o futuro da cidade”, destacou o prefeito.
A programação inclui atividades voltadas para as crianças, com brinquedos, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce, além de apresentações culturais que valorizam a música e os talentos locais. O encerramento das comemorações ficará por conta de grandes atrações musicais, com shows da Banda Prestígio e de Sulinho e Banda.
A Prefeitura convida toda a população a participar deste momento especial e celebrar mais um ano de história de Alfredo Chaves.
Confira a programação completa:
17h – Brinquedos e algodão-doce gratuitos
17h30 – Hasteamento da bandeira
18h30 – Apresentação de Música Italiana
19h – Orquestra Amigos do Violão da Afro Chaves
20h – Show com Banda Prestígio
22h – Show com Sulinho e Banda
História do Município
A história do município de Alfredo Chaves tem início no século XIX, com o processo de colonização da região. Nesse período, Dom Pedro II concedeu ao português Augusto José Álvares e Silva, guarda de honra da Corte, uma área de aproximadamente 500 alqueires de terras, marco inicial da ocupação local.
Em 1877, chegam à região as primeiras levas de imigrantes italianos, que desembarcam em Benevente — atual município de Anchieta. Parte desses imigrantes, temendo as constantes enchentes, seguiu rio acima em busca de áreas mais elevadas, onde se estabeleceram definitivamente.
Com a chegada dos italianos, o município vivenciou um significativo crescimento econômico e social. A agricultura se fortaleceu, o comércio começou a se organizar e o progresso impulsionou a formação do primeiro núcleo comercial, onde famílias passaram a comprar, vender e trocar mercadorias, consolidando o desenvolvimento da localidade.
O distrito de Alfredo Chaves foi oficialmente emancipado em 24 de janeiro de 1891, desmembrando-se do município de Benevente (atual Anchieta), passando a ter autonomia administrativa e política, marco fundamental na construção da identidade do município.
____________________
- Montanhas Capixabas – Conteúdo / Fonte: PMAC
- Foto Destacada: Crédito – Higor Rigotti
-
CIDADES5 dias atrásVitória é a capital brasileira com a 2ª maior redução de mortes violentas
-
INTERNACIONAL2 dias atrásReino Unido reforça laços com a China apesar de alerta de Trump
-
Esportes / Futebol5 dias atrásBotafogo atropela o Cruzeiro e estreia com pé direito no Brasileirão
-
Justiça6 dias atrásJustiça do ES torna 15 pessoas rés por suposta fraude de R$ 38 milhões em São Mateus
-
INTERNACIONAL7 dias atrásLula embarca ao Panamá para participar de Fórum Econômico da América Latina
-
EVENTOS6 dias atrásVale+ Comunidade retorna à praia de Camburi para programação de verão
-
OPINIÃO2 dias atrásBloco de Notas / janeiro – 2ª edição
-
Esportes / Futebol5 dias atrásVitória goleia o Real Noroeste e dispara na liderança do Capixabão