VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Cultura / Leitura

Livro ‘Sabores e Territórios’ celebra cultura e ancestralidade quilombola

Publicados

CULTURA & ENTRETENIMENTO

São Mateus/ES

No último dia 28 de junho, a comunidade quilombola Santa Luzia do Rio Preto, em São Mateus, viveu um momento especial com o pré-lançamento do livro “Sabores e Territórios”, realizado no local. Reunindo autoras, lideranças e convidados, o encontro foi marcado pela construção coletiva da dedicatória, um gesto simbólico de pertencimento e força comunitária. O livro conta com recursos da Lei Aldir Blanc e o apoio da Secretaria da Cultura (Secult).

Fruto de encontros, escutas e trocas com as mulheres guardiãs dos saberes ancestrais, a obra foi criada a partir de reuniões participativas, em que memórias de infância, modos de preparo, ingredientes da terra e tradições de cuidado com a comida foram sendo compartilhados com muito carinho e emoção. Cada página carrega os sabores, gestos e histórias que alimentam o corpo e a alma do território quilombola.

Atualmente, o projeto entra na fase de finalização editorial e organização do evento de lançamento oficial, previsto para os próximos meses. O evento será aberto ao público e promete ser mais uma grande celebração da resistência, memória e criatividade coletiva do povo quilombola capixaba.

Leia Também:  Inscrições abertas para a 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil

___________________________________________

* Informações Governo do Estado / Secult – Conteúdo

* Foto/Destaque: Divulgação / Secult

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CULTURA & ENTRETENIMENTO

Projetos levam música para a Prainha e praças da cidade a partir de domingo

Publicados

em

Por Luiz Eduardo Neves*

A Prefeitura de Vila Velha vai realizar novas edições dos projetos Arte no Parque e Luau da Vila, com apresentações musicais em diferentes regiões do município. A programação vai integrar o calendário cultural da cidade e vai ocupar espaços públicos com shows e atividades formativas.
 
No próximo domingo (22), o Arte no Parque vai acontecer em frente à Igreja do Rosário, na Prainha, com palco montado na área externa. Às 16h30, o cantor e violeiro Jorge dos Santos vai subir ao palco com a viola de 15 cordas, instrumento criado por ele em 2013 e que se tornou sua principal marca artística. Natural de Caratinga (MG), o músico iniciou carreira em 2007 e reúne mais de mil composições próprias registradas.
 
Às 18 horas, o grupo América 4 vai apresentar show construído a partir de pesquisa musical desenvolvida ao longo de 38 anos de trajetória. O repertório vai dialogar com a música andina e com ritmos latino-americanos, incorporando referências do tropicalismo, da MPB, do congo e do maracatu, além de influências regionais do Espírito Santo e de Minas Gerais.
 
E na próxima semana, nos dias 27 e 28, o Luau da Vila e o Arte no Parque vão ampliar a programação cultural em outros pontos da cidade.
 
Na sexta-feira (27), o Luau da Vila vai acontecer no Parque Urbano Duque de Caxias. Às 18h30, o músico Felipe Peó vai conduzir um aulão de forró aberto ao público. Às 19 horas, ele fará show em homenagem a Luiz Gonzaga. Às 20h30, a banda Big River vai interpretar canções de Alceu Valença.
 
No sábado (28), o Arte no Parque vai retornar à Igreja do Rosário, na Prainha, com duas sessões do projeto Jovens Pianistas Capixabas, às 16h30 e às 19h30.
 
Também no sábado (28), o Luau da Vila chegará à Ponta da Fruta. Às 17h30, o grupo América 4 vai se apresentar. Às 19 horas, Jorge dos Santos executará repertório autoral na viola de 15 cordas. Às 21 horas, Big River encerra a noite com tributo a Alceu Valença.
 
O secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior, afirma que a ocupação cultural dos espaços públicos amplia o acesso da população à produção artística e fortalece vínculos entre território e comunidade. “Quando o município ativa praças e espaços históricos com música e formação artística, ele reforça a identidade local e amplia a circulação de bens simbólicos. A cultura estrutura pertencimento, memória e autoestima coletiva”, diz.
 
Confira a programação:
 
Arte no Parque
 
Domingo (22/02)
Local: Em frente à Igreja do Rosário, Prainha
16h30 – Jorge dos Santos
18h – América 4
 
Sábado (28/02)
Local: Igreja do Rosário, Prainha
16h30 – Jovens Pianistas Capixabas – Primeira sessão
19h30 – Jovens Pianistas Capixabas – Segunda sessão
 
Luau da Vila

Leia Também:  Arquivo Público recebe coleção fotográfica de Alfredo Mazzei

Sexta-feira (27/02)
Local: Praça Duque de Caxias
18h30 – Aulão de forró com Felipe Peó
19h – Felipe Peó canta Luiz Gonzaga
20h30 – Big River canta Alceu Valença
 
Sábado (28/02)
Local: Ponta da Fruta
17h30 – América 4
19h – Jorge dos Santos – Viola 15 Cordas
21h – Big River canta Alceu Valença

————————————————————————————–

  • Prefeitura de Vila Velha / Secretaria de Cultura – Conteúdo
  • Foto Destaque: Divulgação / PMVV
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA