Evento na Capital
Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória começa na próxima segunda-feira (13)
CULTURA & ENTRETENIMENTO
Por Pedro Vargas* – Vitória / ES
Os ventos da arte que sopram sobre Vitória espalharam poesia, emoção e encantamento por todos os cantos da cidade, a partir da próxima segunda-feira (13). O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, que segue até o dia 21 de outubro, chega à sua 21ª edição reafirmando o poder transformador da cena e celebrando o teatro em todas as suas formas – do riso ao silêncio, da rua ao palco, do corpo à palavra.
Contemplado pelo Projeto Cultural Rubem Braga, da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), o Festival é realizado desde 2005, e hoje é o maior encontro das artes cênicas do Espírito Santo e um dos mais respeitados do país.
Durante nove dias, serão realizados gratuitamente espetáculos locais, nacionais e internacionais, além de atividades formativas, oficinas, palestras e debates que transformam a capital em um verdadeiro território da criação e da partilha artística.
“A iniciativa visa despertar o interesse da população pelas artes cênicas, estimular o desenvolvimento do mercado para os profissionais que atuam na área, desmitificar o teatro como cultura de elite, abrir espaço para novos talentos e possibilitar que os artistas não profissionais tenham acesso a espetáculos consagrados”, declara a diretora de produção, Elenice Moreira.
É possível acessar a programação completa em @festivaldeteatrodevitoria.
A classificação indicativa varia de acordo com cada espetáculo, indo de Livre a 18 anos.
Os 10 mil ingressos que serão distribuídos no decorrer de toda a programação poderão ser retirados gratuitamente, uma hora antes da apresentação desejada, na bilheteria do teatro.
Homenagem
Neste ano, o festival presta uma homenagem especial a Waldir Castiglione, mestre iluminador que há décadas desenha com luz as emoções do palco. Sua trajetória é uma metáfora da própria arte teatral: feita de sombra, brilho e humanidade.
A programação passeia por diversos gêneros, estilos e sotaques da cena contemporânea. No palco, nomes consagrados como Andrea Beltrão, Leona Cavalli, Silvero Pereira, Osmar Prado e Othon Bastos dividem espaço com artistas capixabas e companhias de todo o Brasil e do exterior.
“Há apresentações para rir e pensar, espetáculos para crianças e adultos, performances que nos convidam a fechar os olhos e ouvir o invisível e até peças que ocupam ruas, praças e parques da cidade”, completa Elenice.
O Festival também é reconhecido como um espaço de aprendizado e aproximação. As ações formativas incluirão a Oficina de Iniciação Teatral para Atores e Não Atores, ministrada pelo ator e diretor Robson de Paula, abrindo as cortinas para quem deseja dar seus primeiros passos na arte da cena.
O evento é uma realização da Associação Cultural, Circense e Ambiental Uma Floresta (ACCAUF), em parceria com a PMV, por meio da Semc, com produção de Elenice Moreira, Lourdes Fátima (Taty Moraes) e Beth Caser.
Serviço
Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória – 21ª Edição
Quando: de 13 a 21 de outubro de 2025.
Onde: diversos espaços culturais de Vitória e região metropolitana.
Entrada franca.
____________________________
* Prefeitura de Vitória – Conteúdo
* Foto/Destaque: Divulgação / PMV
CULTURA & ENTRETENIMENTO
Projetos levam música para a Prainha e praças da cidade a partir de domingo
Por Luiz Eduardo Neves*
A Prefeitura de Vila Velha vai realizar novas edições dos projetos Arte no Parque e Luau da Vila, com apresentações musicais em diferentes regiões do município. A programação vai integrar o calendário cultural da cidade e vai ocupar espaços públicos com shows e atividades formativas.
No próximo domingo (22), o Arte no Parque vai acontecer em frente à Igreja do Rosário, na Prainha, com palco montado na área externa. Às 16h30, o cantor e violeiro Jorge dos Santos vai subir ao palco com a viola de 15 cordas, instrumento criado por ele em 2013 e que se tornou sua principal marca artística. Natural de Caratinga (MG), o músico iniciou carreira em 2007 e reúne mais de mil composições próprias registradas.
Às 18 horas, o grupo América 4 vai apresentar show construído a partir de pesquisa musical desenvolvida ao longo de 38 anos de trajetória. O repertório vai dialogar com a música andina e com ritmos latino-americanos, incorporando referências do tropicalismo, da MPB, do congo e do maracatu, além de influências regionais do Espírito Santo e de Minas Gerais.
E na próxima semana, nos dias 27 e 28, o Luau da Vila e o Arte no Parque vão ampliar a programação cultural em outros pontos da cidade.
Na sexta-feira (27), o Luau da Vila vai acontecer no Parque Urbano Duque de Caxias. Às 18h30, o músico Felipe Peó vai conduzir um aulão de forró aberto ao público. Às 19 horas, ele fará show em homenagem a Luiz Gonzaga. Às 20h30, a banda Big River vai interpretar canções de Alceu Valença.
No sábado (28), o Arte no Parque vai retornar à Igreja do Rosário, na Prainha, com duas sessões do projeto Jovens Pianistas Capixabas, às 16h30 e às 19h30.
Também no sábado (28), o Luau da Vila chegará à Ponta da Fruta. Às 17h30, o grupo América 4 vai se apresentar. Às 19 horas, Jorge dos Santos executará repertório autoral na viola de 15 cordas. Às 21 horas, Big River encerra a noite com tributo a Alceu Valença.
O secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior, afirma que a ocupação cultural dos espaços públicos amplia o acesso da população à produção artística e fortalece vínculos entre território e comunidade. “Quando o município ativa praças e espaços históricos com música e formação artística, ele reforça a identidade local e amplia a circulação de bens simbólicos. A cultura estrutura pertencimento, memória e autoestima coletiva”, diz.
Confira a programação:
Arte no Parque
Domingo (22/02)
Local: Em frente à Igreja do Rosário, Prainha
16h30 – Jorge dos Santos
18h – América 4
Sábado (28/02)
Local: Igreja do Rosário, Prainha
16h30 – Jovens Pianistas Capixabas – Primeira sessão
19h30 – Jovens Pianistas Capixabas – Segunda sessão
Luau da Vila
Sexta-feira (27/02)
Local: Praça Duque de Caxias
18h30 – Aulão de forró com Felipe Peó
19h – Felipe Peó canta Luiz Gonzaga
20h30 – Big River canta Alceu Valença
Sábado (28/02)
Local: Ponta da Fruta
17h30 – América 4
19h – Jorge dos Santos – Viola 15 Cordas
21h – Big River canta Alceu Valença
————————————————————————————–
- Prefeitura de Vila Velha / Secretaria de Cultura – Conteúdo
- Foto Destaque: Divulgação / PMVV
-
CIDADES6 dias atrásInspirada nas vilas italianas: cidade brasileira é considerada uma das mais bonitas do mundo
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrásEscola que homenageia Lula tem evangélicos em lata de conserva
-
Política6 dias atrásCareca do INSS pretende fazer delação e falar de Lulinha
-
Acidente / Trânsito5 dias atrásTrecho da BR-101 na Serra é um dos mais perigosos do Brasil
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrásCarnaval em Vitória tem trio elétrico lotado e Sambão do Povo em festa
-
Acidente / Trânsito3 dias atrásDezoito feridos e um morto: passageiros relatam falhas no ônibus antes de tragédia na BR-262
-
BRASIL4 dias atrásOAB-RJ publica nota contra Acadêmicos de Niterói e fala em intolerância religiosa na Sapucaí
-
Educação5 dias atrásA alfabetização das crianças faz São Mateus receber o reconhecimento nacional