VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Política Municipal

Vitória tem primeiro encontro do ano entre líderes comunitários e gestão

Publicados

CIDADES

Por André Pietralonga*

A primeira Regional do ano, reunião entre os líderes comunitários e representantes das secretarias da capital, foi marcada pelo início de um novo ciclo. Nesta quinta-feira (02), Cris Samorini, vice-prefeita da cidade, participou pela primeira vez do encontro após assumir oficialmente o cargo na gestão. 

O encontro foi com os líderes comunitários da Regional 7, composta pelos bairros da Grande São Pedro: Comdusa, Conquista, Ilha das Caieiras, Nova Palestina, Redenção, Resistência, Santo André, Santos Reis, São José e São Pedro. 

Ao dar início à reunião, Cris Samorini reforçou o compromisso com as reuniões semanais, que unem a população e a gestão. “Ontem tivemos um momento muito interessante, uma posse muito feliz e emocionante, e agora está no momento de assumir nosso compromisso. As regionais de quinta-feira serão sempre uma prioridade na gestão, para tirar bons resultados e parcerias desses encontros”, afirmou a vice-prefeita.

As reuniões semanais têm o papel de aproximar as comunidades da gestão. A Prefeitura de Vitória realiza encontros periódicos com representantes das 9 Regionais da cidade para tratar e solucionar questões de forma personalizada, com o objetivo de atender às demandas de todos os bairros da cidade, firmar vínculos com os representantes e dar visibilidade às questões da população.

Leia Também:  PMV vai ampliar atendimentos médicos em Jardim Camburi

Durante o encontro, todos os líderes comunitários presentes têm direito a fala, para que as demandas sejam direcionadas para cada secretariado da cidade. Willias Neves, presidente da associação de moradores do bairro Santos Reis, aproveitou o momento para fazer agradecimentos gerais da região. 

“Gostaria de parabenizar a vice-prefeita pela posse, nossa cidade tem muito a ganhar com sua liderança. Além disso, gostaria de parabenizar e agradecer pela festa que tivemos na virada de ano, na orla de São Pedro, todos fizeram um lindo trabalho, nossa região agradece pelo esforço”, disse o líder comunitário.  

Itamar de Aquino é o novo presidente da associação do bairro São José e participou de sua primeira reunião nesta quinta-feira. “Desde que assumi a liderança comunitária já tenho tido boas respostas e marcado encontros com os secretários. Gostaria da atenção de vocês (secretários) para o bairro São José, para nos ajudarem a atender nossos pedidos”, disse. 

A reunião com as regionais é uma iniciativa da gestão para promover um atendimento mais próximo para os 80 bairros da capital e, consequentemente, melhorar ainda mais a qualidade de vida daqueles que residem na cidade. 

Leia Também:  Governo do Estado vai inaugurar a Ciclovia da Terceira Ponte

————————————————————————————

* Informações da Prefeitura de Vitória – conteúdo

* Foto/Destaque: Divulgação / PMV – Leonardo Duarte Ribeiro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Vitória encerra 2025 com 30% menos mortes no trânsito

Publicados

em

Por Glacieri Carraretto*

A capital capixaba encerrou o ano de 2025 com uma redução de 30% no número de mortes no trânsito em comparação com o ano anterior. O resultado reforça o impacto positivo das políticas de segurança viária adotadas na cidade e evidencia a importância da combinação entre fiscalização constante e ações educativas. Em 2024 foi registrado que 33 pessoas perderam a vida em acidentes no trânsito. Em 2024 foram 47 mortes.

Para o gerente de Operações e Fiscalização de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu, a redução da letalidade é reflexo direto de um trabalho contínuo e integrado. “O trânsito é um espaço coletivo, onde cada escolha faz diferença. Quando reforçamos a fiscalização e, ao mesmo tempo, investimos em orientação e educação, conseguimos reduzir comportamentos perigosos e salvar vidas. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, mas o desafio é permanente”, destacou.

Ao longo do ano, a Guarda Civil Municipal de Vitória intensificou o trabalho no trânsito, com blitz regulares em pontos estratégicos, operações temáticas, ações educativas e o uso de tecnologia para monitoramento das vias. As iniciativas tiveram como foco principal coibir comportamentos de risco, retirar de circulação veículos e condutores irregulares e promover uma mudança de atitude no trânsito.

Leia Também:  PMV vai ampliar atendimentos médicos em Jardim Camburi

“Os condutores, pedestres e ciclistas também têm papel fundamental. Respeitar os limites de velocidade, não usar o celular ao volante, não dirigir após consumir álcool e manter o veículo em condições adequadas são atitudes simples que evitam tragédias”, observou Paraguassu.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, ressaltou que os números confirmam a efetividade da política adotada pelo município.

“A redução de 30% nas mortes no trânsito é resultado de um esforço coletivo, liderado pela Guarda de Vitória, que atua de forma preventiva, educativa e fiscalizatória. Investimos em tecnologia, planejamento e presença constante nas ruas, sempre com foco na preservação da vida”, afirmou.

Em 2026, a Guarda de Vitória recebeu um reforço de mais 102 novos guardas municipais que darão continuidade a essas ações no trânsito.

Segundo o secretário, a participação da sociedade é essencial para avançar ainda mais. “Um trânsito mais seguro se constrói com responsabilidade compartilhada. Cada cidadão que respeita as regras contribui para uma cidade mais humana, com menos acidentes e menos perdas irreparáveis”, concluiu.

Leia Também:  Carnaval de Vitória vai movimentar R$ 40 milhões

————————————————————————

  • Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Foto/Destacada: Crédito – Jansen Lube / PMV
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA