Vitória é destaque
Vitória é líder em capital humano no Brasil
CIDADES
Vitória / ES
Vitória é a primeira entre todas as cidades brasileiras no pilar “capital humano”, do Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento, divulgado nesta terça-feira (20) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que ampliar a qualificação da mão de obra é essencial para aumentar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social local.
Complementar ao pilar Educação, ele avalia de forma mais direta a formação dos indivíduos para o mercado de trabalho, considerando indicadores como taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal.
Com peso de 7,6% no Ranking de Competitividade dos Municípios, o pilar mostra a importância de investir em pessoas para garantir crescimento sustentável.
“Isso se deve a vários fatores, como funcionamento eficiente da máquina pública, boa gestão fiscal e um melhor ambiente regulatório. A qualificação profissional é um caminho poderoso para transformar vidas, e muitos cidadãos de Vitória têm tido a chance de seguir por ele”, comemorou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Qualificação
O município, por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), oferece oportunidades reais de crescimento e autonomia para centenas de pessoas.

Carreta Automotiva – Curso de Mecânica Básica de Motores e Motocicletas – Maria Ortiz / Foto: Jansen Lube – PMV
Desde 2022, foram disponibilizadas mais de 5.700 vagas, com quase 4 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho formal e empreendedor, nas áreas de tecnologia digital, gastronomia, mecânica automotiva e de motos, elétrica automotiva, mecânica de refrigeração, mecânica de ar-condicionado, metalmecânica, educação, beleza, saúde, confecção, gestão, administrativa, construção civil, humanas e comércio.
Um dos projetos que oferecem qualificação profissional aos cidadãos é o “Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado”, lançado em 2023, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades do Senai e do Senac, instituições reconhecidas nacionalmente pela excelência no ensino.
“A iniciativa tem mudado a vida dos participantes, ao unir formação de qualidade e acesso gratuito ao conhecimento, fortalecendo o mercado de trabalho e melhorando o atendimento ao consumidor”, comenta Luciano Forrechi, secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho.
Outro destaque é o QualificaVix Comunidades, que amplia o acesso à capacitação e fomenta novas oportunidades de renda, especialmente entre os jovens. Os cursos de marketing e redes sociais abrem portas para um mercado cada vez mais digital, preparando os alunos para se comunicar, empreender e se destacar profissionalmente.
O Projeto Futuro Brilhante traz um diferencial importante: oferece transporte gratuito, material didático e uniforme aos alunos, garantindo condições iguais para todos.
Os recursos que financiam todos eles vêm do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, e Vitória é o único município do Espírito Santo que o utiliza para investir diretamente na cidade, promovendo o aprimoramento das relações de consumo entre prestadores de serviço e clientes.
___________________________________
- Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
- Foto Destacada: Jansen Lube / PMV
CIDADES
Vitória é a capital brasileira com a 2ª maior redução de mortes violentas
Por Glacieri Carraretto*
Vitória alcançou destaque nacional no campo da segurança pública ao se consolidar como a capital brasileira com a segunda maior redução de mortes violentas, segundo o levantamento divulgado pelo jornal Poder 360 que compara dados oficiais de diferentes capitais brasileiras.
A análise lida com dados de mortes violentas – homicídios, feminicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio – dos anos de 2022 e 2025. Na taxa de mortes por 100 mil habitantes, a capital capixaba passou de 22,7 para 17,1, ou seja, uma diminuição de 52,6% de letalidade. Vitória está na frente de cidades como Aracaju, em Sergipe, e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com respectivamente 48,5% e 43,6%, e só perde para Manaus, capital do Amazonas, com 62,2%.
Os números refletem um cenário de queda contínua da violência, impulsionado por estratégias integradas e políticas públicas que vêm transformando a realidade da cidade. Entre os destaques está o fato de Vitória registrar 597 dias sem nenhum feminicídio, um indicador que demonstra a efetividade das ações voltadas à proteção da mulher.
Além disso, a cidade vive uma verdadeira virada no que se refere aos homicídios: o ano de 2025 se encerrou como o mais seguro em 29 anos, com o menor número de homicídios.
Reestruturação e integração
Esses avanços estão diretamente ligados ao fortalecimento da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), que passou por uma profunda reestruturação na gestão atual, com investimentos em tecnologia, capacitação e formação profissional, além da incorporação de 102 novos agentes. São 1156 câmeras ampliando a capacidade de patrulhamento e de segurança viária, além de drones e software de inteligência artificial.
A integração com outras forças de segurança – como Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal – tem sido um ponto forte para a construção desse novo cenário.
O secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, considera os resultados fruto de um trabalho técnico e estratégico.
“Vitória se destaca no país porque adotou um modelo de gestão baseado em planejamento, inteligência e atuação integrada. Trabalhamos com análise de dados, mapeamento de cenários e estratégias coordenadas entre as forças de segurança. Nada disso é casual: é a combinação de tecnologia, presença qualificada e cooperação institucional que tem salvado vidas e transformado a experiência de segurança no cotidiano da nossa população”, afirma Boni.
Cenário
A redução das mortes violentas em Vitória não decorre apenas das ações de segurança pública, mas também da forma como foram articuladas as políticas complementares em áreas como educação, saúde, assistência social e infraestrutura urbana.
“A cidade investiu na ampliação da educação em tempo integral, ações de urbanismo e atendimento social que estimularam a reocupação dos espaços públicos. Iluminação pública, revitalização de praças e parques, e a promoção de atividades culturais e esportivas também tiveram papel relevante na criação de ambientes mais seguros e acolhedores”, pontuou o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini.
————————————————-
- Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
- Foto Destacada: Crédito – Jansen Lube / PMV
-
CIDADES5 dias atrásVitória é a capital brasileira com a 2ª maior redução de mortes violentas
-
INTERNACIONAL2 dias atrásReino Unido reforça laços com a China apesar de alerta de Trump
-
Esportes / Futebol5 dias atrásBotafogo atropela o Cruzeiro e estreia com pé direito no Brasileirão
-
Justiça6 dias atrásJustiça do ES torna 15 pessoas rés por suposta fraude de R$ 38 milhões em São Mateus
-
INTERNACIONAL7 dias atrásLula embarca ao Panamá para participar de Fórum Econômico da América Latina
-
EVENTOS6 dias atrásVale+ Comunidade retorna à praia de Camburi para programação de verão
-
Esportes / Futebol6 dias atrásBotafogo prepara pedido de recuperação extrajudicial para dívidas da SAF
-
OPINIÃO2 dias atrásBloco de Notas / janeiro – 2ª edição