Turismo / Viagens
Vitória é a melhor cidade para visitar no ES
CIDADES
Capital ficou em primeiro lugar em votação realizada pelo jornal Folha Vitória. Sete municípios capixabas participaram da disputa
Com o azul do mar, o verde das árvores e o cinza das paisagens urbanas, Vitória conquistou o título de melhor cidade do Espírito Santo para visitar. Ao todo, 34,7% dos leitores do Folha Vitória escolheram a capital como seu destino capixaba preferido.
A série Belezas do Espírito Santo convidou o público a um passeio virtual pelas paisagens do Estado. Em Vitória, o percurso passou pela Curva da Jurema e pela Praia do Canto, espaços que traduzem o estilo de vida da capital, com áreas voltadas para caminhadas, corrida e outras práticas esportivas à beira-mar.
Na Praça dos Namorados e na Praça do Papa, a proposta é curtir a paisagem, desacelerar e aproveitar pontos de encontro tradicionais para amigos e familiares. O roteiro inclui ainda o Projeto Tamar, onde é possível conhecer mais sobre preservação ambiental e a vida marinha.
Essas são apenas algumas das belezas de “Vitorinha”, que conquistaram o público e garantiram a liderança da capital na votação. Vila Velha ficou em segundo lugar, com 25% dos votos, seguida por Guarapari (18,2%), Itaúnas (7,1%), Anchieta (5,9%), Aracruz (5,6%) e Linhares (3,5%).
O concurso foi aberto no dia 21 de dezembro e encerrado no dia 10 de janeiro, e todos os vídeos foram publicados nas redes sociais do portal Folha Vitória.
———————————————————————
- Reprodução de matéria do jornal Folha Vitória
- Foto Destacada: Reprodução
CIDADES
Trânsito caótico no centro de São Mateus
Desorganização e desrespeito ficam ainda mais evidentes aos sábados, devido à intensa movimentação do comércio
Por Paulo Roberto Borges*
O trânsito no centro da cidade de São Mateus tem se tornado um verdadeiro teste de paciência para motoristas e pedestres. A falta de respeito às regras é evidente: locais de estacionamento não são observados, veículos que atuam como aplicativos concorrem de forma irregular com os taxistas ao permanecerem parados aguardando chamadas, e não se vê a presença de viaturas da Guarda de Trânsito para coibir esses abusos.
De acordo com informações repassadas à reportagem, o município não conta com plataformas oficiais de transporte por aplicativo. O serviço prestado atualmente ocorre por meio de grupos informais, que funcionam de maneira semelhante aos aplicativos tradicionais. Segundo denúncias, os valores cobrados são aleatórios, sem critérios claros ou tabelas definidas, como ocorre em plataformas regulamentadas como Uber e 99.

Para os taxistas, a situação configura concorrência desleal. Os veículos que atuam como “aplicativos” na cidade estacionam em locais indevidos, inclusive ocupando espaços reservados aos táxis.
Em frente ao Centro Comercial, na Avenida José Tozze, por exemplo, as vagas de estacionamento são frequentemente ocupadas por esses veículos, sendo liberadas apenas quando surge alguma solicitação de corrida.

Além disso, motoristas que desejam estacionar para realizar compras enfrentam dificuldades para encontrar vagas disponíveis. Há ainda casos em que até mesmo uma emissora de rádio utiliza cones para delimitar espaço, impedindo que as vagas públicas sejam usadas pela população.
Procurada para se manifestar sobre o assunto, a municipalidade não respondeu até o fechamento desta matéria, uma vez que cabe a Prefeitura fiscalizar essas demandas.
———————————————————————–
- Com a colaboração do correspondente Pablo Sena
-
CIDADES4 dias atrásTrânsito caótico no centro de São Mateus
-
GERAL5 dias atrásTarifa do Transcol foi reajustada de 4,8% passando de 4,90 para 5,10
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás“O Agente Secreto” leva o Globo de Ouro 2026, mas perde como melhor filme
-
CIDADES4 dias atrásVitória lidera ranking de abertura de empresas no Sudeste
-
GERAL6 dias atrásAtriz de Cheias de Charme morre aos 48 anos
-
BRASIL4 dias atrásFraude no INSS: Advogado pede a prisão preventiva de Lulinha
-
BRASIL4 dias atrásNavio-hospital chinês atracado no Rio levanta questionamentos do Cremerj sobre atendimentos médicos
-
Economia3 dias atrásFábrica chinesa firma acordo para se instalar no Espírito Santo