VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Evento / Festa / Turismo

Festa da Penha 2025 terá seis shows com artistas nacionais

Publicados

TURISMO

Vila velha / ES

A Festa da Penha 2025 terá shows com seis artistas nacionais católicos, dentre eles Adriana Arydes e Davidson Silva. As apresentações vão acontecer nos dias do Oitavário para uma multidão de fiéis que acompanham as missas e festejos em homenagem à Nossa Senhora da Penha de 20 a 28 de abril. Padre Reginaldo Manzotti, que faz o show de encerramento da festa, no dia 28 de abril, feriado da padroeira do Espírito Santo, é outro confirmado.

O casal Ricardo e Eliana Sá vai se apresentar na Bênção para os Casais, junto ao Padre Eder Hoffmann, na segunda (21). Uma das maiores cantoras da música católica no país, Adriana Arydes tem uma carreira de mais de duas décadas, com dez álbuns gravados. Dona de uma voz inconfundível, é responsável pelas canções “Nossa Missão” “Abraço de Pai”, entre outras. Ela vai se apresentar para os fiéis na Noite Mariana, na quarta-feira (23).

Governo ES - Festa da Penha: religiosidade movimenta turismo no Espírito  Santo

Convento da Penha / Foto: Reprodução – Redes Sociais

Já Davidson Silva é conhecido por levar sua música e louvor ao redor do mundo. Com o último lançamento, o álbum “Herança”, o destaque foi a canção “Como Tu Não Há”. Cantor e missionário da Comunidade Shalom, ele está confirmado na “Oração em Canção”, na quinta-feira (24). O evento terá a participação do Padre Hadeleon, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Vila Velha.

Leia Também:  Espírito Santo é premiado como terceiro estado mais acolhedor do Brasil

Já na sexta (25), quem anima os fiéis com sua música é Salette Ferreira, da Comunidade Canção Nova e o Movimento Mães que Oram pelos Filhos. No domingo (27), tem Coro Jovem Vale Música com participação de Flavio Venturini, em uma apresentação que promete emocionar os presentes. Já na Vigília Jovem, na mesma data, o cantor Nilton Júnior, da Comunidade Pantokrator, leva muito louvor aos jovens católicos. A Vígilia Jovem começa às 22h e termina às 6h da segunda (28).

Para encerrar a programação musical, quem se apresenta após a Missa de Encerramento é o Padre Reginaldo Manzotti, no dia 28, a partir das 18h30.

Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, contando com a instalação do terço gigante no dia 19 de abril, estão previstas mais de 50 missas e 14 romarias. A estimativa é reunir milhares de fiéis entre 20 e 28 de abril no maior evento religioso do Estado e terceiro maior do Brasil.

Leia Também:  Pesquisa aponta Pedra Azul como um dos destinos mais acolhedores do Brasil

A Festa é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha, Associação dos Amigos do Convento da Penha. A correalização é do Convention Bureau e Prefeitura Municipal de Vila Velha.
 
Confira a programação musical completa:
 
Segunda-feira (21)
19h: Devocional
19h30: Bênção para Casais com Eliana e Ricardo Sá
Local: Campinho do Convento
 
Quarta-feira (23)
19h: Devocional
19h30: Noite Mariana com Adriana Arydes
Local: Campinho do Convento
 
Quinta-feira (24)
19h: Devocional
19h30: Oração em Canção com Davidson Silva e Pe. Hadeleon Santana
Local: Campinho do Convento
 
Sexta-feira (25)
19h: Devocional
19h30: Noite Oracional das Mães que Oram pelos Filhos com Salette Ferreira
Local: Parque da Prainha
 
Domingo (27)
19h – Coro Jovem Vale Música canta Clube da Esquina com participação de Flávio Venturini
Local: Parque da Prainha
23h – Vigília Jovem com Nilton Junior
Local: Campinho do Convento
 
Segunda-feira (28)
18h30: Padre Reginaldo Manzotti
Local: Parque da Prainha

_______________________________________________________

* Fonte: Prefeitura de Vila Velha / Secretaria de Turismo – Conteúdo

* Foto/destaque: Divulgação / PMVV
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TURISMO

Trem de férias começa a circular em 2026 pela Estrada de Ferro Vitória a Minas

Publicados

em

As viagens especiais acontecerão nos meses de janeiro, julho e dezembro, no horário noturno, e atendem um dos compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão da ferrovia

Por Carla Nascimento*

A partir de janeiro de 2026, os passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas contarão com uma novidade: o Trem de Férias, que circulará nos meses de janeiro, julho e dezembro, em horário noturno. Ainiciativa reforça o papel da ferrovia na integração regional e é fruto de um dos compromissos assumidos pela Vale na renovação da concessão ferroviária e construído juntamente com a Asgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os bilhetes para o horário especial de janeiro começarão a ser vendidos a partir do dia 20 de novembro. Por segurança, não haverá venda de passagens nas estações durante o período noturno. As compras devem ser feitas durante o horário de funcionamento das bilheterias ou on-line pelo site vale.com/tremdepassageiros, com disponibilidade 24 horas.
“O Trem de Férias chega como uma resposta direta ao desejo da população por uma opção segura e confortável de transporte ferroviário também à noite, especialmente nos meses de maior movimentação. A escolha do horário noturno vai além do compromisso firmado com a agência reguladora, que não determina esse formato. A iniciativa reflete nosso esforço contínuo em melhorar a experiência dos passageiros”, diz João Falcão, diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas.

A nova frota, já em operação de forma alternada nas viagens diurnas, mantém os recursos que asseguram conforto e segurança para passageiros e tripulação. As composições contam com classes executiva e econômica, elevador para acesso em cadeira de rodas e espaço dedicado a pessoas com mobilidade reduzida. As estações que receberão o Trem de Férias estão preparadas para atender os passageiros com infraestrutura adequada, incluindo reforço na iluminação.

Durante a viagem do Trem de Férias, os passageiros poderão adquirir alimentos, como lanches e refeições na lanchonete da composição. O valor dos bilhetes será o mesmo praticado nas viagens durante o dia. Os pontos de parada do mês de janeiro foram definidos de acordo com a demanda atual de passageiros. Entre as localidades atendidas no horário noturno está a conexão entre Itabira e Nova Era.
“O primeiro mês de circulação do Trem de Férias será fundamental para avaliar a melhor forma de atender aos passageiros e eventuais ajustes no formato”, diz João Falcão. 

Leia Também:  Itaunas é destaque em revista nacional especializada no país. O ES poca no turismo brasileiro
Infraestrutura
Todas as estações que receberão paradas do Trem de Férias receberão reforço na iluminação.
Além do transporte de passageiros, a Vale investe em obras que contribuem para a melhoria da mobilidade e da segurança ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas, considerada uma das mais seguras do país pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Sobre o Trem de Passageiros
A Estrada de Ferro Vitória a Minas é a única ferrovia no Brasil a operar um Trem de Passageiros de longa distância diariamente, conectando os estados de Minas Gerais e Espírito Santo em um trajeto de 664 km.

Todos os dias, às 7h, um trem parte de Cariacica, na Região Metropolitana de Vitória (ES), com destino a Belo Horizonte (MG), chegando por volta de 20h30. Ao mesmo tempo, um trem parte da capital mineira às 7h e encerra a viagem aproximadamente às 20h30, em Cariacica.

A frota possui carros executivos e econômicos, além de vagões-restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção). Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 pessoas. Já nos econômicos contam com 75 lugares. Em ambas as classes, os carros são climatizados e disponibilizam tomadas elétricas aos passageiros para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.

Toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários. Os carros são equipados com monitores de vídeo para oferecer uma opção de entretenimento aos passageiros durante a viagem.

A compra de bilhetes pode ser realizada nos pontos de venda, pela internet (www.vale.com/tremdepassageiros) ou por meio de um aplicativo de celular chamado “Trem de Passageiros”, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOS.

Serviço – Trem de férias (janeiro)
Valor das passagens: R$ 116,00 classe executiva e R$ 81,00 classe econômica no trajeto completo entre BH e Cariacica ou vice-versa. Observação: passagens adquiridas a partir do dia 10 de dezembro estarão sujeitas ao reajuste anual de tarifas.

Venda de passagens: a partir de 20 de novembro as passagens para o mês de janeiro estarão disponíveis no site (vale.com/tremdepassageiros) ou nas bilheterias.
Início da operação: 1/1/2026
Locais de embarque e horários
Sentido ES – MG
Estação Pedro Nolasco (Cariacica) – 18h

Fundão – 19h
Colatina – 20h26
Baixo Guandu – 21h12
Aimorés – 21h22
Resplendor – 22h03
Conselheiro Pena – 22h40
Governador Valadares – 23h57
Ipatinga – 1h55
Estação Desembargador Drumont (Nova Era) – 3h15
Conexão Nova Era a Itabira – 3h35
Rio Piracicaba – 4h01
Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) – 5h07
Belo Horizonte – 7h50

Sentido MG – ES
Belo Horizonte – 19h

Estação Dois Irmãos (Barão de Cocais) – 20h45
Rio Piracicaba – 21h51
Estação Desembargador Drumont (Nova Era ) – 22h34
Conexão Itabira – Nova Era – 21h
Ipatinga – 23h54
Governador Valadares – 1h49
Conselheiro Pena – 3h11
Resplendor – 3h49
Aimorés – 4h32
Baixo Guandu – 4h42
Colatina – 5h30
Fundão – 6h56
Pedro Nolasco (Cariacica) – 8h15

————————————————-

*Assessoria de Imprensa – Conteúdo

* Foto/Destaque: Divulgação / Vale

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA