Turismo no ES
Espírito Santo expande Mapa do Turismo 2024 com 67 municípios
TURISMO
Vitória / ES
Com a inclusão de Sooretama e Baixo Guandu, o Espírito Santo alcançou 67 municípios no Mapa do Turismo 2024. O retorno dessas cidades foi possível após a comprovação do cumprimento das exigências relacionadas ao Conselho Municipal de Turismo e ao Plano de Ação Anual.
O secretário de Estado do Turismo, Philipe Lemos, comentou sobre a importância dessa conquista. “O retorno desses municípios é significativo para o desenvolvimento turístico dessas regiões. Estar no Mapa não apenas confirma uma gestão estruturada voltada para o turismo, mas também abre portas para a participação em diversos projetos e programas da Setur, nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação. Quanto mais municípios estiverem inseridos no Mapa, maior será o desenvolvimento do setor em suas respectivas regiões”, destacou Lemos.
Entretanto, municípios como Pinheiros, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Boa Esperança, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Rio Bananal, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro e Presidente Kennedy permanecem fora do Mapa do Turismo. Os municípios que ficam de fora do Mapa enfrentam obstáculos significativos no acesso a recursos e programas de fomento ao turismo.
O Mapa do Turismo, que tem validade de um ano, permanece aberto por tempo indeterminado, permitindo que qualquer município que cumpra os requisitos necessários possa ser incluído, fomentando assim o turismo nacional de maneira abrangente e contínua.
———————————————————————————————–
* Informações Assessoria de Comunicação da Setur – Leonardo Sales
* Foto: Divulgação / Setur
TURISMO
Farol Santa Luzia reabre para visitação após reformas
O Farol Santa Luzia, localizado na Praia da Costa, reabriu suas portas para a visitação pública. A intervenção, realizada em parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos, contemplou uma série de melhorias que revitalizaram o espaço, um dos pontos turísticos mais emblemáticos do município.
O Farol Santa Luzia está aberto ao público de terça-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h30, horário de entrada do último grupo de visitantes. O espaço fecha às 17 horas. Para visitar esse belo patrimônio histórico não paga nada, mas se faz necessário o agendamento apenas para visitas escolares.
A Prefeitura de Vila Velha informou que a reforma do Farol de Santa Luzia incluiu os casarios, deques, pintura geral, banheiros, a loja de artesanato e a sala da memória. Informa também que na estrutura do Farol as intervenções foram na manutenção da cúpula, reparos na maquinaria, substituição de vidros e uma nova pintura.
O Farol de Santa Luzia e sua História
Foi inaugurado no ano de 1871, desempenhando papel crucial na segurança marítima ao longo dos séculos, orientando embarcações que trafegam pela costa do Espírito Santo. O Farol está localizado na entrada da baia, uma localização estratégica, consolidou-se como símbolo da história marítima brasileira, sendo preservado como patrimônio cultural e atração turística.
———————————————————————————-
* Da Redação / Com informações da Prefeitura de Vila Velha.
* Foto/Destaque: Thiago Soares / Folha Vitória
-
CIDADES7 dias atrás
Jogo das estrelas do beach soccer acontece neste domingo (12) na Arena de Verão
-
Esportes / Futebol6 dias atrás
Flamengo estreia com derrota para o Boa Vista no carioca
-
GERAL7 dias atrás
Tarifa do Transcol terá reajuste de 4,26 a partir deste domingo (12)
-
Esportes / Futebol7 dias atrás
Botafogo atua com um a mais quase todo jogo, mas perde para o Maricá
-
CIDADES4 dias atrás
Bike Vitória: bicicletas compartilhadas sem cobrança neste sábado (18) na capital
-
GERAL6 dias atrás
Aeroporto de Vitória abre 40 vagas de trabalho com salário de até R$ 9 mil
-
CIDADES5 dias atrás
Venda Nova do Imigrante pode alcançar o pioneirismo de cidades inteligentes do ES
-
Esportes / Futebol2 dias atrás
Vasco perde pênalti na reta final e empata com o Bangu