Ação Parlamentar
Deputado Gandini garante ciclofaixa em rodovia no Caparaó
Política Regional

O deputado estadual obteve do DER-ES a garantia de inclusão da obra na construção da ES-493, estrada que irá impulsionar o turismo e melhorar o escoamento da produção agrícola no Caparaó capixaba
Existe por parte de grande parcela da população que um parlamentar, por residir na capital, não esteja atento as demandas de moradores de municípios do interior do Estado. O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD) tem sido protagonista de muitas benfeitorias em vários municípios com Proposições, Requerimentos e Projetos para serem executados pelo Governo Estadual. Nessa sua atividade parlamentar inclui-se emendas que são importantes para atenderem demandas dos prefeitos e da população em geral.
A sua mais recente iniciativa é a inclusão de uma ciclofaixa no projeto de asfaltamento da estrada ES-493 que liga Divino de São Lourenço ao Patrimônio da Penha. Vale ressaltar que é um dos principais destinos turísticos da região do Caparaó.
A garantia dessa inclusão da ciclofaixa o deputado Gandini obteve do diretor-presidente do Departamento Estadual de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas. Na reunião realizada na sede do DER com o diretor-presidente, os vereadores Vandim do Tinoco (PSD) e Junim Valadão (PP) e do presidente municipal do PSD Édipo Paschoa, assim como a moradora Caterine de Oliveira, acompanharam o deputado. Todos reivindicaram a inclusão da ciclofaixa no projeto de asfaltamento da ES-493. Na oportunidade, foi confirmada que a demanda seria atendida.
Para Gandini, “a pavimentação da ES-493 vai transformar a mobilidade da região. Além de impulsionar o turismo e melhorar o escoamento da produção agrícola, garantimos também a inclusão de um espaço adequado para ciclistas e pedestres, proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a população”.
A obra prevê a pavimentação de 10,1 quilômetros da estrada, que atualmente é de terra, ligando o centro de Divino de São Lourenço a Patrimônio da Penha, beneficiando também a localidade de Limo Verde. O novo traçado contará com três quilômetros de ciclovia na saída de Divino de São Lourenço, quatro quilômetros de ciclofaixa (compartilhada com o acostamento) ao longo do percurso e mais três quilômetros de ciclovia na chegada a Patrimônio da Penha.
A estrada pavimentada também permitirá o tráfego de caminhões pesados, facilitando o escoamento da produção local de café, leite, gado de corte, abacate, milho, morango e madeira. Segundo o DER-ES, a licitação já está na fase final e a empresa contratada terá um prazo de até 24 meses para concluir a obra, com previsão de entrega antecipada.
——————————————————————————————-
* Da Redação / Com informações do Gabinete do Deputado Gandini
* Foto/destaque: Wilbert Suave

Política Regional
Ex-prefeito de São Mateus é convidado a se filiar ao PP e ser candidato a deputado estadual em 2026

Daniel Santana (sem partido), ex-prefeito de São Mateus por dois mandatos, pode ser o mais novo pré-candidato a deputado estadual nas eleições do próximo ano. Pelo menos se depender do deputado federal Da Vitória, que deseja que ele se filie ao Partido Progressista (PP) e saia para a disputa. O convite ainda será formalizado.

Deputado federal Da Vitória (PP) / Foto: Divulgação
De acordo com Da Vitória, Daniel Santana cumpriu seus mandatos com muitas entregas, seja na periferia da cidade de São Mateus, na zona rural e na infraestrutura do balneário de Guriri.
Os analistas da política mateense acreditam que o ex-prefeito, mesmo tendo sido preso por improbidade administrativa e que retornou ao poder por decisão da justiça, tem possibilidades reais de se eleger a uma, das 30 cadeiras, na Assembleia Legislativa.
O ex-prefeito se sentiu honrado pelo convite a lhe ser feito, mas não se pronunciou sobre uma pré-candidatura a deputado estadual, em 2026.
Recentemente Daniel Santana distribuiu na periferia de São Mateus caixas de bombons pelos festejos da Páscoa. Esse ato foi considerado por lideranças locais, como ensaio para uma futura candidatura.
Com relação a uma candidatura ao governo estadual, Da Vitória não descarta essa condição. Para ele, o PP estará fortalecido com a formação de uma federação com o União Brasil, o que dá maior capilaridade em todo o Estado.
___________________________________
- Da Redação
- Foto/Destaque: Reprodução / Folha Vitória
-
GERAL6 dias atrás
Miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado morre aos 35 anos
-
BRASIL6 dias atrás
AGU cria grupo para reparar danos causados por fraudes ao INSS
-
BRASIL5 dias atrás
Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió
-
BRASIL7 dias atrás
Ministro Mauro Vieira é convocado a esclarecer asilo a ex-primeira-dama do Peru
-
Educação & Cultura7 dias atrás
Maciel de Aguiar lança nesta quinta-feira (24), em Vitória, mais uma obra literária: “O Velho Lobo do Mar”
-
Mundo Cristão6 dias atrás
Bispo de São Mateus relembra “encontro engraçado” com Papa Francisco em 2016
-
Esportes / Futebol6 dias atrás
Atacante do Porto Vitória é convocado para a seleção da Zâmbia
-
POLÌCIA4 dias atrás
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF