VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Opinião / Coluna

Coluna / Bloco de Notas

Publicados

OPINIÃO

Por Paulo Borges

Água no chope

Pode parecer coincidência, mas os vereadores Vinícius Simões (Cidadania) e Chico Hosken (Podemos) não compareceram à feira livre de Jardim Camburi, que acontecem às sextas-feiras, no rastro do pronunciamento do seu colega Luís Emanuel (Republicanos), que falou da estratégia que “alguns” usam nas feiras, armando seus banners, mesinha e material de divulgação do mandato, que, da maneira que é feita atrapalha a circulação das pessoas.

Como adereço para essa estratégia, ninguém viu os nobres edis comprando uma folha de alface. Parlam, mas não compram…

Sem direção e sem intenção

O vereador Luiz Emanuel disse que não falou direcionado a nenhum colega, mas a carapuça pode ter servido (sic) para alguns.

Vale registrar, que é interessante esse contato dos parlamentares com o cidadão, desde que não atrapalhe o ir e vir, o que também não tem acontecido durante a implementação dessa estratégia nas feiras e eventos. Coisa de política e dos políticos, que disputam seu espaço.

Futurólogos

Nas eleições municipais passadas, dois candidatos se avaliavam. Uma avaliação crítica e maldosa com a finalidade de desqualificar um ao outro. Um dizia que o seu adversário não teria mais do que 250 votos e o outro retrucava dizendo que seu desafeto e concorrente não passaria de 150 votos.

Ao “abrirem” as urnas, ambos tinham razão. Não foram eleitos e tiveram os votos que um desejou ao outro.

Vale a pena assistir

O filme Som da Liberdade retrata a história real de Timothy Ballard, ex-agente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos que desmanchou uma teia de tráfico sexual infantil na Colômbia.

“Estratégia Inusitada” da oposição para atender demandas da situação

Karla Coser é vereadora petista e, pela sua condição de mulher e guerreira na defesa de suas pautas progressistas, sempre enfrentou dificuldades no legislativo municipal um universo cuja maioria é de homens e contrários as suas convicções ideológicas. Daí estar sempre na berlinda dos ataques contra seus posicionamentos.

Na sessão desta segunda-feira (25), ela disse que tem disposição de ir a todos os bairros ouvir as demandas dos seus moradores, até porque é chamada por assessores de “Santa Karla”, devido a cobrança dos vereadores da base junto ao prefeito para levar o benefício a seus bairros, antes que a vereadora diga ser ela quem está levando o benefício. O “milagre” da Karla, querem que seja seus.

Ela acredita que com essas ações o vereador do bairro que visita, pode se sentir incomodado e procurar o prefeito para tomar providência em atender as demandas daqueles moradores, antes que eles percam seus simpatizantes e eleitores. Com isso, indiretamente, o prefeito executa as obras solicitadas. Com essa estratégia ela contribuiu em solucionar essas demandas, apesar de ser oposição ao Executivo.

Leia Também:  Bloco de Notas - 1ª edição de outubro

Diante dessa estratégia, alguns vereadores já querem também ser canonizados, sendo chamados de santo, para contrapor a passagem do “furacão” Karla.

Tomou Doril e a grana, sumiu?

O Governo do Estado repassou quase R$ 4 milhões, em dezembro de 2021, recursos para que o prefeito de São Mateus, Daniel Santana (sem partido e sem vergonha), para a reforma de uma escola do município. A maior delas. Nada foi feito e já existe a suposição que a grana tenha sumido. O prefeito costuma gastar fortuna em festas, na contratação de bandas e bundas, em detrimento dos serviços básicos para a população. São Mateus virou um caos e o Ministério Público assiste e … assiste.

================================================================================================

Pode isso, Arnaldo?!

Não. Não pode.

Um grupo terrorista matar jovens, idosos e decapitar bebês sem ser reconhecido oficialmente como “terroristas”. O governo brasileiro tem o Hamas como amigo, um grupo de combatentes que defende a causa dos Palestinos. Uma mentira. Hamas é um grupo de assassinos.

Isso pode, Arnaldo?!

Pode. Isso pode.

Com a nova lei o cidadão a partir de 60 anos o idoso pode usufruir de prioridade, entre elas o direito à gratuidade nas passagens do transporte coletivo urbano. Antes a lei só favorecia ao idoso a partir de 65 anos. Nem todos estão informados sobre isso. Direitos devem ser exercidos e cobrados.

—————————————————————————————————————————————————————-

Você sabia?!

Que o Brasil teve sete Constituições desde o Império? Alguns historiadores consideram a Emenda nº 1 à Constituição Federal de 1967, como a Constituição de 1969, outorgada pela Junta Militar. Mas na história oficial do País são consideradas apenas sete – 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.

Sabe-se que a Constituição nasceu de uma ideia surgida na Antiguidade, segundo a doutrina (Karl Loewenstein). Ele afirma que constitucionalismo teve origem na antiguidade (Idade Antiga), no povo hebreu (na conduta dos profetas) e na Grécia antiga. Segundo o autor, os profetas fiscalizavam os atos do governante à luz das escrituras.

Em países democráticos, a Constituição é redigida por uma Assembleia Constituinte, formada por representantes escolhidos pelo povo. No Brasil, a Constituição de 1988 foi elaborada pelo Congresso Constituinte, composto por deputados e senadores eleitos democraticamente em 1986 e empossados em fevereiro de 1987.

========================================================================================================

Destaque / Mequinho –  O Enxadrista

O maior enxadrista brasileiro, Grande Mestres Internacional e considerado o terceiro melhor do mundo pela Federação Internacional de Xadrez (Fide), em 1978.

Pois bem, ele esteve em Vitória mês passado em um evento promovido pela Federação capixaba de Xadrez Escolar, nas dependências do Shopping Unique Mall, onde disputou uma simultânea contra dezenas de enxadristas.

Antes proferiu palestra, quando teve a oportunidade de falar da sua carreira, da grave doença que o acometeu e da cura que diz ter sido feita por Deus.

 

Leia Também:  Brasil, um País fora do seu tempo

EM RESUMO

  • Pode não ser a intenção, mas a Janja representando o presidente Lula nos eventos oficiais ou oficiosos, deixou o vice Geraldo Alckmin sem função e sem noção. Numa analogia de uma equipe futebolística, nem no banco de reservas ficaria. Não sai sequer do vestiário e nem na foto oficial do time.
  • Com todo respeito aos animais, mas uma CPI dos maus tratos é demais. Não bastaria a aplicação da lei? Daqui a pouco vão convocar o Pluto, já que o soldado que atirou em um cão não foi depor. O cidadão fica pluto com tanta perfumaria no parlamento.
  • Hipocrisia – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que tanto a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, quanto a do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, para o Supremo Tribunal Federal (STF) seria um “prestígio” para a Casa.
  • O aumento da demanda na UBS de Jardim Camburi tem afetado o atendimento aos moradores que procuram aquela unidade. A relação comunidade-UBS sempre foi boa, mas já tem casos de gente surtando, ameaçando e até agredindo funcionário. Urge a ampliação ou construção de outra Unidade de Saúde.
  • Em torno de 70% dos eleitos para o Conselho Tutelar Brasil a fora foram de pessoas que defendem valores do conservadorismo. Diante disso, o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, estava falando em anular as eleições. Aliás, Silvio Almeida tem sido ministro dos “Manos e Cumpanheiros”.
  • Câmara Municipal de Vitória tem sido exemplo para muitas outras, do Estado e do Brasil. Vereadores atuantes, comprometidos e postura democrática do seu presidente, Leandro Piquet.
  • Para o governo e o STF, os vândalos e os que apenas participaram das manifestações de 8 de janeiro são terroristas. E o Hamas? São combatentes e defensores da causa palestina. Hilário!
  • ————————————————————————————————————————————————————-Saudade EternaNo último dia 5 deste mês de outubro, a nossa querida irmã Maria das Graças (Gracinha), partiu para o mundo espiritual, onde foi acolhida pelo Deus que a todos conforta e nos mostra a cada dia a certeza da sua grandeza e misericórdia. Ficaram boas lembranças e infinita saudade. Deixou um legado de luta, determinação e de solidariedade para com todos enquanto esteve conosco nesse mundo terreno.
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

OPINIÃO

Bloco de Notas – Primeira Edição de Setembro

Publicados

em

 

 

 

Por Paulo Roberto Borges

________________________________________________

Plano – A esquerda brasileira sempre se colocou contra a classe média. Conheci a professora Marilena Chauy na universidade. Ela dizia que detesta a classe média e teria que ser destruída. Esses programas sociais do governo Lula são eleitoreiros, se diz pai dos pobres, mas a classe média é quem banca tudo isso com essa carga tributária e impostos. Agora lança o programa social Gás do Povo, parece mais uma ação para as eleições de 2026. A classe média vai arcar com mais essa despesa. Para Lula essa classe é composta pelos ricos. Vi uma foto ridícula com dois dos seus assessores levantando uma botija de gás. É hilário!

Tem pobreza? Tem PT. Mas essa pobreza nunca chega aos seus dirigentes.

Carona – É engraçado ver fotos em que os políticos aparecem segurando o papel com a Ordem de Serviço. Cada um se espremendo para segurar uma parte do documento. A sugestão que damos para dar espaço para todos, é a Ordem de Serviço ser assinada em uma Cartolina. Assim, todos teriam espaço para colocarem suas digitais.

Ações importantes – A Prefeitura de Vila Velha, através da Secretaria de Esporte e Lazer, tem implementado várias atividades e projetos sócio-esportivos. Essas iniciativas vêm recebendo elogios.

O Brasil – Vivemos em um País que não tem identidade como Nação, como Povo. Não tem como dá certo. Um País rico com uma população pobre. O empresário paga muito e os empregados recebem pouco; a maior parte fica para o Estado que dilui esses recursos em ações quase sempre inconfessáveis, em corrupção, em favorecimento de camarilhas e com uma casta que nada produz e vivem às custas da população que paga pesados impostos.

Além disso, não temos referências dignas, que mereçam, sem restrições, a admiração e nos servem como exemplo. Vale registrar que muitos jovens tem o Oruan como ídolo. Para mim isso é o fim da picada e do futuro dessa turma…

Festa – A cidade de São Mateus comemora neste mês de setembro seus 481 anos de fundação. A Prefeitura prepara um grande evento que deve, como sempre, atrair muita gente, pois terá inúmeras atrações para quem estiver presente. O dia da cidade é 21 de setembro, mas normalmente são quatro dias de festa.

Sucesso – Falando em festa, a do aniversário de Vitória movimento a cidade com vários eventos, ações propositivas da Prefeitura e shows de qualidade que levaram uma multidão para assisti-los. Parabéns Vitória pelos seus 474 anos de existência como cidade. Parabéns ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e a sua equipe que proporcionaram dias de alegria e lazer para o cidadão da capital e do Estado.

Leia Também:  Brasil, um País fora do seu tempo

Obras – O prefeito de Santa Leopoldina, Fernando Rocha (PDT), comemorou mais uma ação em benefício da cidade. Trata-se do recapeamento asfáltico de uma de suas principais avenidas, fruto do seu empenho junto ao governo estadual na defesa de suas demandas para o seu município. A parceria Fernando-Casagrande vai bem obrigado. Com isso, fortalece a esperança de que a sonhada obra do Contorno Rodoviário de Santa Leopoldina, retirando o trânsito de caminhões no centro da cidade, aconteça em futuro próximo. É uma reivindicação de mais de 25 anos e o prefeito Fernando Rocha tem se empenhado junto ao governo, ao DER e as lideranças da Assembleia Legislativa para que as obras se realizem. É o desejo do governante e de toda a comunidade leopoldinense.

Parece que sim – O desejo do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), de disputar uma das vagas para o Senado, deixou de ser uma conjectura para ser fato. Pelo menos é o que o mercado político-eleitoral do Estado está dizendo. A malha de apoio está se estendendo pelo interior.

Vale destacar que Euclério Sampaio tem sido considerado um dos melhores (talvez o melhor) prefeitos que Cariacica já elegeu. Já é um cartão de visita para adentrar a disputa para uma vaga no Senado.

Evento ímpar – Foi realizado em Vitória o 26° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. Durante uma semana foram debatidas inúmeras questões sobre clima, água, preservação do meio ambiente e desse importante encontro algumas ações que tem como missão cuidar, preservar e garantir o uso sustentável dos nossos recursos hídricos paro dos dias de hoje e de futuras gerações.

Invasão é crime – O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Anderson Goggi (PP) disse, em sessão desta segunda-feira (15), que na capital “Invasão Não”, e o projeto de lei que proíbe essa ações de invasão de prédios públicos foi aprovado pelo Legislativo de Vitória.

_________________

Pode Isso, Arnaldo?!

Não. Não pode.

Pelo menos não poderia ser assim, um julgamento tão importante e questionável, ser feito por apenas cinco ministros, sendo que quatro simpáticos ao presidente Lula e à esquerda. O mais razoável seria que o julgamento fosse feito pelo colegiado do Supremo Tribunal Federal (STF).

Resumão:

Premiação – A economista, Nanda Guardian lançou o troféu “Jumento de Ouro”, que consiste em premiar quem fala mais bobagens e coisas sem noção construindo narrativas. A turma da esquerda está ganhando disparado. /// Em ação – O prefeito de São Mateus, Marcus Batista (Podemos), fez a entrega de 15 ambulâncias para servirem a comunidade mateense. São veículos modernos de tecnologia de ponta e tem até rastreadores para evitar que desviem da rota sem ser notado. /// Desconforto – Com a intenção do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, disputar uma das vagas para o Senado, não foi unanimidade no meio dos aliados políticos. Alguns ficaram com a pulga atrás da orelha. /// Vaidade – Quando chega um veículo ou uma máquina para um município fruto de uma emenda parlamentar ou do próprio governo, os autores se apresentam dando a impressão que tiraram dinheiro do próprio bolso para comprar o benefício. /// Aviso aos bajuladores – Quando um chefe de governo não faz uma obra é natural a crítica, mas quando protagoniza uma ação em benefício da população não faz mais do que a sua obrigação. Simples assim. /// Maus alunos – Os quatro ministros do STF que compuseram a 1ª turma, não aprenderam a lição do Direito proferida pelo único juiz de carreira, ministro Fux, quando do seu voto, no julgamento apressado do ex-presidente Bolsonaro e os outros réus. Certamente ficariam reprovados na avaliação do professor que é o único com notório saber jurídico da “Alta” Corte brasileira. /// Dica – A economista Nanda Guardian disse em uma entrevista que a vida de solteira é dispersante, perde-se muito tempo com coisas sem muito valor. Por isso aconselha que se case, mas com quem acredita valer a pena. De preferência, no seu caso, com seu sócio. /// Aconteceu – Foi realizada, dia 13, a 20ª Conferência Estadual do PCdoB, do Espírito Santo. Participei como convidado do presidente do PCdoB de São Mateus, Eguinaldo Santana. Brincando lhe falei que ele correria o risco de me apresentar como infiltrado. Brincadeiras à parte, fui recebido com respeito e respeitei a opinião de todos os participantes. Fiquei honrado com o convite, pois é um reconhecimento da nossa postura democrática e como profissional de imprensa. /// Homenagem – O vereador Anderson Goggi (PP) foi homenageado pela Câmara de São Mateus com título de Cidadão Mateense. Ele é o presidente do Legislativo de Vitória.

Leia Também:  Coluna / Bloco de Notas - 2ª edição de fevereiro

___________

Para Reflexão:

“Fazer justiça é proteger quem precisa ser protegido”.

Autor desconhecido.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA