Passado Revisto
Uerj anula título de Doutor Honoris Causa concedido ao ex-presidente Médici durante a ditadura
GERAL
Conselho formado pela Comissão da Verdade e Memória da universidade decidiu de forma unânime pela revogação
Rio de Janeiro / RJ
Por unanimidade, o Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou, nesta sexta-feira (9), a revogação do título de Doutor Honoris Causa concedido em 1974, durante o período da Ditadura Militar, ao general e ex-presidente Emílio Garrastazu Médici. O parecer que embasou a decisão foi produzido pela Comissão da Verdade e Memória Luís Paulo da Cruz Nunes.

O grupo foi instituído no ano passado, a fim de ampliar e aprofundar debates e análises sobre os fatos ocorridos na Uerj durante o período da Ditadura Militar (1964-1985). O texto do Conselho aponta que o homenageado não atendia aos critérios estabelecidos no regimento para outorga da honraria: “Personalidade eminente, nacional ou estrangeira, que tenha se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade”.
No relatório, a Comissão aponta ainda: “Os registros da Comissão Nacional da Verdade apontaram 180 casos de graves violações dos Direitos Humanos no período de recrudescimento ditatorial de Médici, mas estamos conscientes de que o elenco anterior já é suficiente para ratificar a proposição de retirada do Título Doutor Honoris Causa, com base no próprio argumento da legislação que o institui”.
Médici presidiu o Brasil entre 1969 e 1974 e colaborou para a edição, em 1968, do AI-5, ato institucional que representou o endurecimento da ditadura que aplicava práticas de tortura, assassinato e desaparecimento de pessoas críticas ao golpe. As universidades brasileiras, dentre elas a Uerj, também foram alvo da repressão. O documento ressalta que o ex-presidente atuou como ditador com ameaças aos opositores e silenciamento contínuo.

“Fico muito feliz. Estamos cumprindo nosso papel de reparação, num momento em que o mundo precisa entender que a defesa incondicional da democracia deve estar presente em todos os espaços”, afirmou a reitora da Uerj, Gulnar Azevedo e Silva, em seu pronunciamento na sessão do Consun.
UFRJ também anulou título do ex-presidente em 2015
Em dezembro de 2015, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revogou o título honorário concedido a Médici no período em que foi presidente do Brasil (1969-1974). A decisão foi aprovada pelo Conselho Universitário na data em que se comemora o Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos.
A revogação do título de Médici contou com o apoio dos estudantes, que fizeram um ato, pintando suas roupas e rostos de vermelho e preto, para lembrar os assassinatos e desaparecimentos de pessoas ligadas à universidade.
Médici havia recebido o título honorário da UFRJ em 1972, quando ainda era presidente da República. No mesmo período, um ginásio da faculdade de educação física, sob a gestão da nadadora Maria Lenk, foi batizado com o nome do general. A homenagem também foi retirada.
_______________________________
* Informações de O Dia
* Fotos: Reproduções / Redes Sociais
GERAL
EDP e Defesa Civil apresentam Plano Verão 2025/2026
Vitória / ES
A EDP e a Defesa Civil Estadual promovem, nesta quinta-feira (13), a apresentação do Plano Verão 2025/2026. Durante o evento, serão apresentados um conjunto de medidas preventivas e operacionais voltadas para garantir a segurança, eficiência e agilidade no atendimento às ocorrências causadas pelas condições climáticas extremas, como, chuvas intensas, ventos fortes e elevação excessiva das temperaturas que tendem a ser mais frequentes, exigindo atenção redobrada e ações integradas de toda sociedade.
O encontro reunirá representantes do Governo do Estado, prefeituras, órgãos de defesa e instituições estratégicas, fortalecendo a cooperação e o planejamento integrado para o enfrentamento das emergências climáticas.
________________________________
* Informações dos promotores do evento
* Foto/Destaque: Reprodução / Internet
-
Mundo Cristão5 dias atrásCristo Redentor recebe água abençoada pelo Papa Leão XIV
-
Brasil / Segurança5 dias atrásLula planeja indenizar familiares de bandidos mortos do CV no RJ
-
CIDADES7 dias atrásPrainha, Porto das Lanchas e Largo da Conceição: a história preservada no Arquivo Municipal
-
Política Nacional5 dias atrásLula classifica como ‘desastrosa’ megaoperação contra o Comando Vermelho
-
SAÚDE5 dias atrásHIMABA é o único hospital pediátrico do Espírito Santo a receber o Selo Hospital Amigo da Criança
-
Política Regional7 dias atrásSessão é adiada devido à instalação de novos sistemas no plenário da Câmara de São Mateus
-
ESPORTES5 dias atrásSecretaria de Esporte abre 216 vagas em sete modalidades na Região 5
-
CIDADES5 dias atrásVitória conquista 1º lugar entre as capitais brasileiras em acesso à água tratada