Reprovação
Polícia investiga professor da USP suspeito de assediar 16 alunas
GERAL

José Maurício Rosolen é alvo de processo administrativo e foi afastado da universidade
São Paulo / SP
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as denúncias de assédio sexual e moral contra o professor da USP José Maurício Rosolen. O docente faz parte do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o inquérito foi instaurado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Ribeirão Preto, que realiza diligências visando o esclarecimento dos fatos.
Rosolen era alvo de averiguação preliminar desde setembro de 2024. Na semana passada, a USP instaurou um processo administrativo disciplinar contra o docente e ele foi afastado por 180 dias. O jornal Estadão entrou em contato com o docente e até a publicação desta aguarda, não obteve retorno.
Segundo o regimento interno da universidade, o processo administrativo tem prazo de 90 dias para ser concluído. Ele parte da audição das denunciantes e do exame das provas da acusação e, em seguida, a análise da defesa.
De acordo com denúncias, havia “um acordo tácito” entre os alunos para que nenhuma mulher fosse deixada sozinha com o professor tanto na sala de aula, quanto no laboratório. Ele se aproximava das alunas, tentando estabelecer alguma conexão, fazendo convites, oferecendo viagens e passeios.
O assédio, apontam os relatos, escalava para tentativas de beijos forçados e toques em suas partes íntimas. Quando não havia reciprocidade, ele supostamente retaliava com ameaças de cortes de bolsas de estudo.
Caso na Faculdade de Direito
No início do mês, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) instaurou um processo administrativo disciplinar contra o professor Alysson Leandro Barbate Mascaro. O docente é suspeito de assediar dez alunos. A medida ocorreu após o término dos trabalhos da apuração preliminar das denúncias. O professor foi afastado em dezembro e, segundo a Instituição, permanecerá fora dos quadros da Universidade por mais 120 dias. Mascaro nega as acusações.
A Comissão que investiga o caso terá o prazo de 90 dias (prorrogáveis, se necessário) para conclusão dos trabalhos, contados a partir da citação. A depender das conclusões, o professor poderá ser exonerado.
O primeiro afastamento cautelar foi publicado em portaria em dezembro de 2024 e solicitado pelo Presidente da apuração preliminar. No documento, o diretor afirmava que havia “fortes indícios de materialidade dos fatos e que estes envolvem possível enquadramento típico de assédio sexual vertical”.
——————————————————
* Informações Estadão – Conteúdo
* Foto/destaque: Reprodução / UOl

GERAL
Miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado morre aos 35 anos

Casada com o ex-prefeito Juninho, ela estava hospitalizada desde o início de fevereiro. Enterro será nesta quarta-feira (23)
A modelo, miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado, de 35 anos, morreu nesta terça-feira (22) após cerca de 3 meses internada.
A informação da morte de Nabila foi feita pelas redes sociais pelo marido da modelo, o ex-prefeito de Cariacica, Juninho, no final da noite de terça.
O velório está marcado para começar a partir das 6h30 desta quarta-feira (23) na Associação de Moradores de Vila Palestina e o enterro será no Cemitério São Jorge, em Alto Lage, às 13h.
Internação após trombose
No dia 7 de fevereiro, Nabila deu entrada no Hospital Meridional do município para tratar uma trombose no ombro e no braço.
O ex-prefeito Juninho, marido da modelo, explicou na ocasião à reportagem do Folha Vitória que Nabila fazia tratamento de saúde há alguns anos e, por conta disso, houve o surgimento de uma trombose no músculo trapézio, que fica entre o ombro e o pescoço.
“Esse problema irradiou para o braço e hoje estamos aqui no hospital na expectativa de os médicos conseguirem tirar a dor para podermos voltar para casa”, disse o ex-prefeito no dia 7 de março.
Conhecida por sua trajetória dedicada aos concursos de beleza, Nabila Furtado representou o Brasil no Mrs. Glam World, na Índia, em 2022. Além disso, ela foi eleita Miss Espírito Santo Intercontinental, Miss Cariacica 2009, Miss Espírito Santo Simpatia 2010, Musa do Brasil 2013 e Miss Brasil Queen 2016.
________________________________
* Informações Folha Vitória – Conteúdo
* Fotos: Reprodução / Redes Sociais
-
GERAL7 dias atrás
Miss ES e ex-primeira-dama de Cariacica, Nabila Furtado morre aos 35 anos
-
BRASIL6 dias atrás
AGU cria grupo para reparar danos causados por fraudes ao INSS
-
BRASIL5 dias atrás
Após decisão de Moraes, Fernando Collor de Mello é preso em Maceió
-
BRASIL7 dias atrás
Ministro Mauro Vieira é convocado a esclarecer asilo a ex-primeira-dama do Peru
-
Educação & Cultura7 dias atrás
Maciel de Aguiar lança nesta quinta-feira (24), em Vitória, mais uma obra literária: “O Velho Lobo do Mar”
-
Mundo Cristão6 dias atrás
Bispo de São Mateus relembra “encontro engraçado” com Papa Francisco em 2016
-
Esportes / Futebol6 dias atrás
Atacante do Porto Vitória é convocado para a seleção da Zâmbia
-
POLÌCIA4 dias atrás
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF