Na Contramão
Moradores de Santa Teresa reclamam da Viação Lírio dos Vales
GERAL

Por Paulo Roberto Borges
Santa Teresa / ES
Os moradores de Santa Teresa que necessitam dos serviços da Viação Lírio dos Vales, não estão satisfeitos com os serviços prestados por essa empresa que tem o monopólio do transporte naquela região. O assunto é recorrente, pois desde o ano passado essa questão chegou ao conhecimento dos vereadores que convidaram um representante da empresa para dar explicações e este não compareceu.
Na sessão desta terça-feira (20), sob nova legislatura, o assunto chegou mais uma vez à Câmara. As reclamações são muitas e o vereador João Carlini (PSDB) subiu à tribuna para chamar a atenção dessa demanda que já dura alguns meses e não tem nenhuma solução por parte da empresa.
O presidente, Giovani Prando (PSDB) sugeriu convocar novamente o representante da empresa para se explicar e, caso não compareça, que a Câmara encaminhe ofício ao Ministério Público para interpelar a Viação Lírio dos Vales.
De acordo com Prando, existem denúncias que idosos têm sido vítimas de discriminação porque, apesar de serem contemplados com a lei que lhe dão direito de viajar gratuitamente, a empresa define em qual horário eles podem fazer uso do transporte.
“Existe muita má vontade por parte da Viação Lírio dos Vales”, disse uma das vítimas que pediu para que seu nome não fosse publicado. “Tenho receio de sofrer retaliações”, completou.
A reportagem tentou falar com o vereador João Carlini, mas apesar de prometer retornar nosso contato, isso não aconteceu até a veiculação desta matéria.
A empresa
Procuramos ouvir a versão da Viação Lírio dos Vales, mas não houve resposta aos nossos questionamentos através do e-mail de contato que encaminhamos.
Pelo portal da empresa a Lírio dos Vales transporta cerca de 1.300.000 passageiros ao ano, e atende cerca de 15 municípios atendendo aproximadamente 15 linhas. Ao embarcar ela afirma que o passageiro passa a contar com “o atendimento de uma equipe dedicada e capacitada”, acrescentando que a sua frota de ônibus é renovada periodicamente. “Todos os veículos ônibus, micro-ônibus, vans e utilitários, passam por constante manutenção para garantir sempre o máximo de qualidade aos serviços prestados aos clientes”, afirma a empresa.
A empresa é uma das melhores do Estado e tem bom conceito no setor, mas pelo que estão reclamando os moradores, parece que a consideração com idosos e usuários de Santa Teresa, não estão conseguindo ver toda essa presteza da Viação Lírio dos Vales.
___________________________
- Fotos: Reprodução

GERAL
Garis se tornam heróis diante de um bairro devastado pelos constantes alagamentos

Moradores e frequentadores de Guriri sofrem com a via crucis do dia-a-dia. O único salvador, além de Deus, tem sido o empenho dos garis que recolhem o lixo, evitando que doenças provenientes do acúmulo desse lixo, devido aos recorrentes alagamentos, torne pior a vida e a saúde das pessoas.
Por Paulo Roberto Borges
Pode ser um exagero o título desta matéria, mas não o é. Basta fazer um retrospecto honesto dessa situação por que passam os moradores do balneário de Guriri, em São Mateus, que amargam o descaso de várias administrações que passaram pela Prefeitura e, apesar de apresentarem Guriri como a Ilha do Mel, o Paraiso do Céu aqui na terra, o melhor carnaval do universo etc e etc e tal, tudo isso são narrativas oportunistas, desejos que nunca se confirmaram para quem vive o dia-a-dia no balneário de Guriri, um bairro da cidade de São Mateus. Tudo que apresentavam nas páginas de jornais, nas telas televisivas, nas declarações de políticos, tudo isso foi para o ralo, foi na vazão das águas que alagaram ruas e avenidas, transformaram a vida das pessoas num verdadeiro calvário. Muito papo, muita idolatria de um bairro, desmascaradas pela realidade de ontem e de hoje.
Diante de tudo isso, surgiu nesses dias sombrios, uma categoria de pessoas simples, dedicadas, com disposição na execução do seu trabalho. Trata-se dos garis, daqueles que recolhem o seu lixo, limpa a cidade, neste caso, mesmo debaixo de condições adversas, estão recolhendo o lixo de Guriri para que as águas acumuladas e paradas com entulhos e lixo, tornem ainda e desaguem em um problema maior de saúde pública.
Lixo são também as palavras vazias de todos aqueles que prometeram soluções e até hoje nada surtiu efeito prático para melhorar a vida de quem mora e vive no balneário de Guriri. Parabéns só mesmo para os garis, os nossos garis que não medem esforços para diminuir o sofrimento de uma população que não mais acredita na turma de oportunistas, incompetentes, ilusionistas que prometeram e aí está o resultado. Um bairro caótico, com seus imóveis desvalorizados, serviços prejudicados dentre outras mazelas, fruto do descaso de anos a fio.
Parabéns aos nossos valorosos garis que limpam o lixo, mas infelizmente não conseguem limpar a lixarada de tantos oportunistas que só apresentaram fake news. Talvez, quem sabe, em 2026 e 2028 a limpeza possa ser completa. Não somente pelos garis, mas pela população mateense.
-
Brasil / Economia6 dias atrás
Haddad afirma que cumprir a meta fiscal é responsabilidade dos três Poderes
-
Futebol / Mundial de Clubes6 dias atrás
Fluminense perde para o Chelsea, se despede do Mundial, mas está na elite do futebol internacional
-
CULTURA & ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Livro ‘Sabores e Territórios’ celebra cultura e ancestralidade quilombola
-
Educação & Cultura3 dias atrás
Colônia de Férias Cultural começa na segunda-feira (14) com muita arte, aprendizado e diversão
-
POLÌCIA5 dias atrás
Advogada envolvida em roubo milionário é presa em sítio no ES
-
Política Nacional5 dias atrás
Sem consenso, Senado adia votação de projeto que libera jogos de azar
-
Política Nacional4 dias atrás
Tarcísio culpa Lula por tarifa de Trump às exportações brasileiras
-
CIDADES4 dias atrás
Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos