VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Caso de Justiça

Desembargador determina que ex-prefeito Daniel seja julgado em 1ª instância com outros 13 denunciados pelo MPF

Publicados

GERAL

O desembargador Marcello Ferreira de Souza Granado, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), determinou que o ex-prefeito Daniel Santana Barbosa (sem partido) seja julgado por um juiz de primeira instância na ação impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) com base nos indiciamentos da Polícia Federal após a Operação Minucius, realizada em setembro de 2021.

Isso ocorre porque, enquanto prefeito, Daniel Santana tinha foro especial, com o benefício de ser julgado por instâncias colegiadas, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e Tribunal Regional Federal (TRF), de acordo com as acusações de crimes.

Mas, com o fim do mandato, Daniel perdeu o foro especial, conforme destacou o despacho/decisão do desembargador Marcello Granado na tarde dessa segunda-feira (27/01): “Determino a remessa dos autos à Justiça Federal de São Mateus/SJES para a continuação da tramitação da ação penal, considerando que o denunciado DANIEL SANTANA BARBOSA não mais ocupa o cargo de Prefeito do Município de São Mateus/ES, o que afasta a prerrogativa de foro perante o TRF2, sendo certo que os demais denunciados são desprovidos de prerrogativa”.

Indiciamentos e denúncias

Leia Também:  BR-101 interditada na Serra nesta quarta-feira (12)

O agora ex-prefeito responde a ação penal do Ministério Público Federal pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção, improbidade administrativa e falsidade ideológica. As investigações foram feitas pela Polícia Federal, culminando com a Operação Minucius, em setembro de 2021, com o cumprimento de mandados de prisão temporária, inclusive a do então Chefe do Executivo, e de outras seis pessoas, além de 25 mandados de busca e apreensão.

O inquérito da PF indiciou 18 pessoas, mas 14 foram denunciadas à Justiça Federal pelo MPF. Daniel Santana se junta a outros 13 denunciados, cujos processos já tramitavam na Vara Federal de São Mateus: Paulo Cesar Oliveira Gama, Rogério de Castro, César de Lima do Nascimento, Gustavo Nunes Massete, Caio Faria Donatelli, Yosho Santos, Luana Zordan Palombo, João de Castro Moreira, Orlando Bona, Honório FRisso Filho, Maurícia Maciel Peçanha, Cilmar Quarteani Faria e Wagner Rock Viana.

——————————————————————-

* Da Redação / Com informações de mídia social

* Foto: Reprodução / Redes Sociais

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Garis se tornam heróis diante de um bairro devastado pelos constantes alagamentos

Publicados

em

Moradores e frequentadores de Guriri sofrem com a via crucis do dia-a-dia. O único salvador, além de Deus, tem sido o empenho dos garis que recolhem o lixo, evitando que doenças provenientes do acúmulo desse lixo, devido aos recorrentes alagamentos, torne pior a vida e a saúde das pessoas.

Por Paulo Roberto Borges

Pode ser um exagero o título desta matéria, mas não o é. Basta fazer um retrospecto honesto dessa situação por que passam os moradores do balneário de Guriri, em São Mateus, que amargam o descaso de várias administrações que passaram pela Prefeitura e, apesar de apresentarem Guriri como a Ilha do Mel, o Paraiso do Céu aqui na terra, o melhor carnaval do universo etc e etc e tal, tudo isso são narrativas oportunistas, desejos que nunca se confirmaram para quem vive o dia-a-dia no balneário de Guriri, um bairro da cidade de São Mateus. Tudo que apresentavam nas páginas de jornais, nas telas televisivas, nas declarações de políticos, tudo isso foi para o ralo, foi na vazão das águas que alagaram ruas e avenidas, transformaram a vida das pessoas num verdadeiro calvário. Muito papo, muita idolatria de um bairro, desmascaradas pela realidade de ontem e de hoje.

Leia Também:  Justiça cassa mandato de Marcelo Crivella e o torna inelegível por oito anos

Diante de tudo isso, surgiu nesses dias sombrios, uma categoria de pessoas simples, dedicadas, com disposição na execução do seu trabalho. Trata-se dos garis, daqueles que recolhem o seu lixo, limpa a cidade, neste caso, mesmo debaixo de condições adversas, estão recolhendo o lixo de Guriri para que as águas acumuladas e paradas com entulhos e lixo, tornem ainda e desaguem em um problema maior de saúde pública.

Lixo são também as palavras vazias de todos aqueles que prometeram soluções e até hoje nada surtiu efeito prático para melhorar a vida de quem mora e vive no balneário de Guriri. Parabéns só mesmo para os garis, os nossos garis que não medem esforços para diminuir o sofrimento de uma população que não mais acredita na turma de oportunistas, incompetentes, ilusionistas que prometeram e aí está o resultado. Um bairro caótico, com seus imóveis desvalorizados, serviços prejudicados dentre outras mazelas, fruto do descaso de anos a fio.

Parabéns aos nossos valorosos garis que limpam o lixo, mas infelizmente não conseguem limpar a lixarada de tantos oportunistas que só apresentaram fake news. Talvez, quem sabe, em 2026 e 2028 a limpeza possa ser completa. Não somente pelos garis, mas pela população mateense.

Leia Também:  BR-101 interditada na Serra nesta quarta-feira (12)

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA