VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Obras / Estrada

Até fim de março o DNIT apresenta projeto para a duplicação da BR-262

Publicados

GERAL

A primeira etapa da obra será de Viana até Conceição do Castelo

A BR-262 foi alvo de muita polêmica e agora o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) vai apresentar até o final deste mês de março, o traçado da duplicação da rodovia. O projeto será apresentado aos municípios por onde a rodovia federal tem seu traçado. O DNIT adianta que no projeto tem os detalhes técnicos no desenvolvimento da intervenção na rodovia, bem como o cronograma de execução das obras.

Ainda de acordo com o DNIT, o projeto está na Fase 01, que vai do quilômetro 15,8 da rodovia, no município de Viana, até o km 128, em Conceição do Castelo.

Projeto geométrico e alternativa

Consórcio Pedra Azul é a empresa contratada para execução dos projetos e dos estudos ambientais. Segundo o DNIT, as equipes estão dedicadas ao desenvolvimento do projeto geométrico da nova rodovia.

Com relação aos estudos ambientais, as equipes estão tratando sobre o projeto com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Leia Também:  Cargueiro decola de Vitória, pega fogo e faz pouso de emergência em Guarulhos

O órgão que detém a competência para licenciar o empreendimento, após tratativas com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O governador Renato Casagrande disse que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte junto com o Departamento de Edificações e Rodovias (DER-ES), vinham desenvolvendo um projeto para, desde final de 2023, a construção de uma rodovia alternativa nas montanhas, cuja finalidade era apresentar uma alternativa ao trânsito na BR-262, entre Viana e Domingos Martins.

————————————————————————————

* Foto/destaque: Rodovia BR-262 / Reprodução – ES Notícias

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Abalo sísmico é registrado próximo a Piúma, no Sul do Espírito Santo

Publicados

em

Por Grasieli Ravera Gonçalves* | Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Abalo sísmico foi registrado próximo ao Litoral Sul do ES, na tarde de sábado (20). Não há informações de danos causados pelo fenômeno

Um tremor de terra de magnitude 2.1 foi registrado próximo ao município de Piúma, no Litoral Sul do Espírito Santo, na tarde de sábado (20). O abalo sísmico ocorreu às 14h12, no horário de Brasília, e as estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) identificaram o fenômeno.

Centro de Sismologia confirmou o tremor

De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), responsável pela análise dos dados, o tremor teve baixa magnitude e integra os eventos sísmicos considerados comuns no território brasileiro.

Além disso, a Rede Sismográfica Brasileira atua sob coordenação do Observatório Nacional (ON/MCTI) e conta com apoio técnico do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM).

Primeiro tremor registrado no ES desde 2021

Segundo os registros oficiais, este foi o primeiro tremor de terra identificado no Espírito Santo desde julho de 2021.

Leia Também:  Duas universitárias morrem em acidente na Norte-Sul após saírem de festa em Vitória

Na ocasião, especialistas registraram um abalo de magnitude 1.4 no município de Pancas, no Noroeste do Estado.

Dessa forma, o novo registro em Piúma encerra um período de quase cinco anos sem ocorrências sísmicas oficialmente identificadas no Espírito Santo.

Especialistas explicam fenômeno

Apesar de chamar a atenção da população, especialistas explicam que tremores de baixa magnitude acontecem frequentemente no Brasil.

No entanto, a maioria desses eventos passa despercebida pelos moradores.

Isso ocorre porque, geralmente, as pressões geológicas naturais que atuam sobre a crosta terrestre provocam esses fenômenos.

Além disso, tremores com magnitudes reduzidas raramente causam danos estruturais.

Não houve registro de danos

Até o momento, não há informações sobre moradores terem sentido o tremor em Piúma.

Da mesma forma, as autoridades não registraram danos materiais ou ocorrências relacionadas ao fenômeno.

Mesmo assim, os órgãos responsáveis continuam monitorando a atividade sísmica na região.

—————————————————————–

  • Folha do ES – Conteúdo
  • Foto destaque: Reprodução / Redes Sociais
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA