Brasileirão / Líder Disparado!
Tiquinho decide, Botafogo vence o Cuiabá e abre cinco pontos na liderança do Brasileirão
ESPORTES
Artilheiro do Brasileirão, com nove gols, atacante balançou as redes pela 20ª vez na temporada em 29 jogos
Por João Pedro Fragoso — Rio de Janeiro
Absoluto. Assim está o Botafogo na liderança do Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá na Arena Pantanal, o time de Luís Castro abriu cinco pontos de distância para o segundo colocado.
Além da grande vantagem, a vitória também encerrou a sequência de duas derrotas seguidas do Botafogo jogando fora de casa no Brasileirão. Com 27 pontos, o time volta a campo no próximo domingo, às 16h, contra o Palmeiras.
Início difícil
Sem Eduardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o técnico Luís Castro optou por escalar o meio-campo do Botafogo com três volantes: Danilo Barbosa, Marlon Freitas e Tchê Tchê. Embora a ideia fosse dar mais consistência ao time na faixa central, o resultado não foi esse.
Enquanto Danilo e Marlon se confundiam nas tarefas defensivas e ofensivas, sem conseguir ajudar no início da construção dos ataques, Tchê Tchê aparentou estar desconfortável atuando como terceiro homem do meio. Além disso, o time sofreu nas duas alas, principalmente na direita, com Rafael e Júnior Santos sofrendo com as investidas de Wellington Silva. Por mais que a equipe não tenha levado gols — ao todo, foram 12 finalizações do Cuiabá e apenas uma do Botafogo —, a primeira etapa não agradou nem aos jogadores e nem ao treinador.
Dessa forma, Luís Castro voltou para o segundo tempo com três alterações. Sacou Danilo do meio e colocou Gustavo Sauer, mais ofensivo, e trocou os dois pontas por Luís Henrique e Matías Segovia. De início, as alterações não surtiram o efeito desejado. Tanto é que o Cuiabá enfileirou três finalizações de perigo num curto espaço de tempo.
No entanto, aos poucos os jogadores que entraram começaram a participar da partida e ditar o ritmo do ataque alvinegro, principalmente Gustavo Sauer e Segovia. Foi assim que, em jogada pela esquerda, Segovia carregou a bola e lançou Luis Henrique, que, contando com falha do zagueiro do Cuiabá, driblou Walter dentro da área e foi derrubado. Pênalti convertido por Tiquinho Soares. Artilheiro do Brasileirão com nove gols, o camisa 9 balançou as redes pela 20ª vez na temporada em 29 jogos.
— Estou muito feliz pela marca, mas é sempre exaltar a vitória do grupo. Estamos de parabéns. Jogamos contra uma grande equipe. Para mim foi um dos jogos mais difíceis que tivemos. Estou feliz com o momento meu e do Botafogo — falou Tiquinho.
Depois do 1 a 0, o Botafogo levou a partida num ritmo morno e o Cuiabá tentou acelerar. Retrato disso são as 23 finalizações dos donos da casa ao fim da partida contra apenas cinco do alvinegro. Mesmo assim, nenhuma chance de muito perigo foi criada e o jogo terminou com a vitória do líder Botafogo.
* O Dia – Conteúdo / Foto: Vitor Silva – Botafogo
ESPORTES
Capixabas conquistam cinco medalhas para o Brasil no Pan-Americano de Ginástica Rítmica
As capixabas Melissa Varejão e Amanda Manente foram destaques com a seleção brasileira no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, encerrado nesta terça-feira (02), no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ambas são contempladas pelo Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Com Melissa no conjunto juvenil, o Brasil foi campeão geral ao somar 43.600 pontos nas apresentações nessa segunda-feira (1°). O México ficou com a prata, com 39.900 pontos, e o Canadá com o bronze, com 36.450.
Melissa integrou o conjunto ao lado de Isabella Correia Tenorio, Leona Thaise Oliveira Torres, Leticia Videira Wagner da Rosa e Maria Luísa de Albuquerque. Atleta do Clube Escola de Campeãs, da treinadora Mônica Queiroz, Melissa treina no Ginásio de Ginástica da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Nas finais por aparelho, realizadas nessa terça-feira (02), o grupo voltou ao pódio. Na final das cinco bolas, as brasileiras alcançaram 23.650 pontos e garantiram mais um ouro. Já na final das cinco fitas, a equipe empolgou o público com uma série ao som de “Voando pro Pará”, de Joelma, e soltando o “Passinho do Jamal”, sucesso entre a geração jovem. A apresentação rendeu 20.250 pontos e mais uma medalha de ouro para o Brasil.
Nas apresentações individuais juvenis, com a capixaba Amanda Manente, o Brasil conquistou a medalha de prata por equipes, com 232.450 pontos. Os Estados Unidos levaram o ouro, com 246.550 pontos, e o Canadá fechou o pódio, com 225.650.
Nessa terça-feira (02), Amanda também voltou ao pódio nas finais por aparelho e garantiu mais uma conquista: medalha de bronze nas maças. A ginasta também realiza os treinos na Sesport, acompanhada pela treinadora Gizela Batista.
Pan-Americano Adulto
Nesta sexta-feira (05), será a vez do Pan-americano Adulto. As atletas que representam o Espírito Santo são Geovanna Santos, no individual, e Sofia Madeira, integrando o conjunto brasileiro. Ambas são contempladas pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
—————————————————————————–
- Sesport / Assessoria de Comunicação – Conteúdo
- Foto destaque: Divulgação
-
EVENTOS6 dias atrásJaguaré realizará o Primeiro Festival da Colheita da Uva
-
Meio Ambiente5 dias atrásVitória prepara programação especial para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente durante este mês
-
Esportes / Futebol7 dias atrásFluminense sai na frente, mas vê Cruzeiro buscar o empate no Mineirão
-
GERAL7 dias atrásAvião que saiu da Bahia faz pouso forçado no Aeroporto de Vitória
-
Esportes / Futebol5 dias atrásCopa Vitória das Comunidades 2026 tem abertura oficial e reforça o futebol amador na capital
-
Justiça5 dias atrásMinistério Público investiga contratação milionária de laboratório de robótica em Pedro Canário
-
POLÍTICA & GOVERNO6 dias atrásServidores de Cariacica participam de mais uma etapa do Planejamento Estratégico
-
SAÚDE5 dias atrásAnvisa suspende lote de medicamentos para hipertensão e câncer de mama