Prefeitura em Ação
Vitória começa a receber novos abrigos nos pontos de ônibus
CIDADES
A Prefeitura de Vitória, depois da retirada dos antigos abrigos de ônibus em más condições, deu início a colocação dos novos equipamentos nesta segunda-feira (24).
Serão colocados 300 novos abrigos em diversos bairros da capital e a expectativa é que sejam instaladas 50 novas estruturas ainda neste mês de janeiro. Outros 100 abrigos deverão ser colocados em fevereiro e a mesma quantidade em março. Em abril serão fixados os 50 restantes. Outros abrigos – cerca de 75 – poderão ser colocados, caso haja necessidade. O investimento da Prefeitura é de R$ 4.629.016,86.

Abrigo de Ônibus
De acordo com o prefeito, Lorenzo Pazolini, o cronograma deverá ser cumprido, podendo haver um atraso caso as condições climáticas interferirem no trabalho de colocação desses abrigos.
Antiga reivindicação
O prefeito explicou que, há pelo menos 20 anos, abrigos de ônibus não eram trocados em Vitória, um tempo muito longo para estruturas que ficam 24 horas expostas ao tempo. “Sol, chuva, variação do clima, a forte maresia em Vitória, acidentes com veículos, enfim, uma série de fatores que compromete a resistência de abrigos”, frisou.
Pazolini disse, ainda, que os abrigos eram uma demanda antiga da população e que está sendo atendida pela gestão. “Para quem utiliza o transporte público, é primordial que o caminho até o veículo seja minimamente confortável, por isso, com os novos abrigos, haverá uma estrutura de proteção e muito mais conforto ao passageiro enquanto ele espera o ônibus”, finalizou.
Inspeção
Segundo o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Alex Mariano, todos os abrigos em Vitória foram inspecionados pelas equipes do órgão. O objetivo principal foi observar se as estruturas ofereciam riscos ao usuário e aos pedestres.
O gestor explicou que são muitos os cuidados que as equipes técnicas precisam considerar antes e depois da instalação dos abrigos. “Material usado para resistir às intemperes do tempo, o tamanho mínimo das calçadas para receber as estruturas e não prejudicar pedestres e cadeirantes, a maneira com que a base é fixada no piso, antes da estrutura como um todo, e como será dada a posterior manutenção, tudo para que a segurança e o conforto sejam preservados, além dos abrigos conservados”, destacou.
- Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória – Fabrício Faustini
- Fotos: André Sobral – PMV
CIDADES
Trânsito caótico no centro de São Mateus
Desorganização e desrespeito ficam ainda mais evidentes aos sábados, devido à intensa movimentação do comércio
Por Paulo Roberto Borges*
O trânsito no centro da cidade de São Mateus tem se tornado um verdadeiro teste de paciência para motoristas e pedestres. A falta de respeito às regras é evidente: locais de estacionamento não são observados, veículos que atuam como aplicativos concorrem de forma irregular com os taxistas ao permanecerem parados aguardando chamadas, e não se vê a presença de viaturas da Guarda de Trânsito para coibir esses abusos.
De acordo com informações repassadas à reportagem, o município não conta com plataformas oficiais de transporte por aplicativo. O serviço prestado atualmente ocorre por meio de grupos informais, que funcionam de maneira semelhante aos aplicativos tradicionais. Segundo denúncias, os valores cobrados são aleatórios, sem critérios claros ou tabelas definidas, como ocorre em plataformas regulamentadas como Uber e 99.

Para os taxistas, a situação configura concorrência desleal. Os veículos que atuam como “aplicativos” na cidade estacionam em locais indevidos, inclusive ocupando espaços reservados aos táxis.
Em frente ao Centro Comercial, na Avenida José Tozze, por exemplo, as vagas de estacionamento são frequentemente ocupadas por esses veículos, sendo liberadas apenas quando surge alguma solicitação de corrida.

Além disso, motoristas que desejam estacionar para realizar compras enfrentam dificuldades para encontrar vagas disponíveis. Há ainda casos em que até mesmo uma emissora de rádio utiliza cones para delimitar espaço, impedindo que as vagas públicas sejam usadas pela população.
Procurada para se manifestar sobre o assunto, a municipalidade não respondeu até o fechamento desta matéria, uma vez que cabe a Prefeitura fiscalizar essas demandas.
———————————————————————–
- Com a colaboração do correspondente Pablo Sena
-
CIDADES4 dias atrásTrânsito caótico no centro de São Mateus
-
GERAL5 dias atrásTarifa do Transcol foi reajustada de 4,8% passando de 4,90 para 5,10
-
ENTRETENIMENTO5 dias atrás“O Agente Secreto” leva o Globo de Ouro 2026, mas perde como melhor filme
-
BRASIL4 dias atrásFraude no INSS: Advogado pede a prisão preventiva de Lulinha
-
GERAL6 dias atrásAtriz de Cheias de Charme morre aos 48 anos
-
CIDADES4 dias atrásVitória lidera ranking de abertura de empresas no Sudeste
-
BRASIL4 dias atrásNavio-hospital chinês atracado no Rio levanta questionamentos do Cremerj sobre atendimentos médicos
-
Economia3 dias atrásFábrica chinesa firma acordo para se instalar no Espírito Santo