VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Trânsito Urbano

Trânsito caótico no centro de São Mateus

Publicados

CIDADES

Desorganização e desrespeito ficam ainda mais evidentes aos sábados, devido à intensa movimentação do comércio

Por Paulo Roberto Borges*

O trânsito no centro da cidade de São Mateus tem se tornado um verdadeiro teste de paciência para motoristas e pedestres. A falta de respeito às regras é evidente: locais de estacionamento não são observados, veículos que atuam como aplicativos concorrem de forma irregular com os taxistas ao permanecerem parados aguardando chamadas, e não se vê a presença de viaturas da Guarda de Trânsito para coibir esses abusos.

De acordo com informações repassadas à reportagem, o município não conta com plataformas oficiais de transporte por aplicativo. O serviço prestado atualmente ocorre por meio de grupos informais, que funcionam de maneira semelhante aos aplicativos tradicionais. Segundo denúncias, os valores cobrados são aleatórios, sem critérios claros ou tabelas definidas, como ocorre em plataformas regulamentadas como Uber e 99.

Para os taxistas, a situação configura concorrência desleal. Os veículos que atuam como “aplicativos” na cidade estacionam em locais indevidos, inclusive ocupando espaços reservados aos táxis.

Leia Também:  Vitória começa a receber novos abrigos nos pontos de ônibus

Em frente ao Centro Comercial, na Avenida José Tozze, por exemplo, as vagas de estacionamento são frequentemente ocupadas por esses veículos, sendo liberadas apenas quando surge alguma solicitação de corrida.

Além disso, motoristas que desejam estacionar para realizar compras enfrentam dificuldades para encontrar vagas disponíveis. Há ainda casos em que até mesmo uma emissora de rádio utiliza cones para delimitar espaço, impedindo que as vagas públicas sejam usadas pela população.

Procurada para se manifestar sobre o assunto, a municipalidade não respondeu até o fechamento desta matéria, uma vez que cabe a Prefeitura fiscalizar essas demandas.

———————————————————————–

  • Com a colaboração do correspondente Pablo Sena

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Vitória lidera ranking de abertura de empresas no Sudeste

Publicados

em

Por Andreza Lopes*

Vitória, capital do Espírito Santo, conquistou o 1º lugar da Região Sudeste no indicador que mede o tempo médio para abertura de empresas, de acordo com dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O indicador avalia a agilidade dos municípios brasileiros nos processos de abertura de empresas, considerando exclusivamente as etapas de viabilidade e de registro, com base em informações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). Para efeito do levantamento, não são consideradas as aberturas de empresas do tipo MEI (Microempreendedor Individual).

O desempenho de Vitória reflete a eficiência da administração pública municipal na condução dos procedimentos necessários para a formalização de novos negócios, fator considerado estratégico para o fortalecimento do ambiente empreendedor, a atração de investimentos e a geração de emprego e renda.

Critérios avaliados

O indicador do Ranking de Competitividade dos Municípios é composto por dois principais critérios:

-tempo na etapa de viabilidade: refere-se à análise prévia realizada pela administração pública para verificar a viabilidade do endereço e do nome empresarial em relação à atividade econômica pretendida;
-tempo na etapa de registro/inscrição: diz respeito à análise do órgão registral integrado à REDESIM — como Junta Comercial, Cartório de Pessoa Jurídica ou Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para a obtenção do registro da empresa e da inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), junto à Receita Federal do Brasil.

Leia Também:  Escolas de Educação Infantil estimulam crianças com ações de sensibilização e combate à dengue

O ranking considera dados consolidados de todos os estados brasileiros, permitindo a comparação entre municípios e regiões. No recorte regional, Vitória se destacou como a capital mais eficiente do Sudeste nesse indicador específico.

Como funciona a abertura de empresas em Vitória?

A abertura de empresas em Vitória é realizada de forma digital, por meio do sistema integrado da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). O empreendedor faz todo o processo online, desde a consulta de viabilidade da atividade e do endereço até o registro da empresa, a obtenção do CNPJ e a solicitação da inscrição municipal, sem necessidade de comparecimento presencial aos órgãos públicos.

O sistema funciona com entrada única de dados, que são compartilhados automaticamente entre os órgãos envolvidos, como Junta Comercial, Receita Federal e Prefeitura. Isso elimina retrabalhos, reduz exigências repetidas e acelera as análises administrativas. O acompanhamento do processo também é feito pela internet, permitindo mais transparência e previsibilidade ao empreendedor.

A digitalização e a integração dos sistemas municipais são apontadas como fatores decisivos para o desempenho de Vitória no Ranking de Competitividade dos Municípios, que avalia o tempo médio de abertura de empresas no país. A eficiência do modelo adotado pela capital capixaba explica a liderança no Sudeste e o destaque nacional no indicador.

Leia Também:  Mulher é presa por matar companheiro a facada em Santa Teresa

—————————————————————–

  • Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Foto/Destacada: Crédito – Jansen Lube / PMV
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA