VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Ação da Prefeitura

Prefeitura começou a tomar atitude com relação ao transporte coletivo urbano

Publicados

CIDADES

São Mateus/ES – Do Correspondente

Finalmente o poder público municipal percebeu a importância de se mobilizar para que a empresa concessionária do transporte coletivo urbano da cidade de São Mateus, passe a cumprir o contrato existente com a Prefeitura e ofereça um serviço de qualidade aos cidadãos usuários desse serviço.

Prefeito de São Mateus, Marcus Batista / Foto; Reprodução

O prefeito Marcus Batista (Podemos), sensível as inúmeras reclamações, decidiu convocar a empresa Viação São Gabriel para exigir o cumprimento do contrato de concessão e a principal pauta da reunião realizada na terça-feira (17), foi a renovação da frota que opera com quase 40 veículos com mais de 15 anos de uso, o que está fora do que reza o contrato. Além dessa questão, tem a outorga, que obriga a empresa a repassar um determinado valor que é usado na construção e manutenção dos pontos de ônibus. Existem denúncias de que o repasse que era feito para essa finalidade “desaparecia” na época da gestão passada. Além disso, a empresa sempre teve participação importante no apoio às candidaturas o que pode ter sido fator de “parceria incestuosa” com a Prefeitura em tempos passados.

Leia Também:  Chuvas: Vitória investe em obras de drenagem e encostas

Agora, com a nova gestão os primeiros passos foram dados. A Viação São Gabriel vai adquirir novos ônibus a partir do segundo semestre e potencializando as paisagens turísticas do município em pontos e também expostas em seus veículos. “O passado vai ficar no passado e esse entendimento empresa e Prefeitura vai possibilitar melhores serviços oferecidos à população”, disse uma fonte ao Pauta1.

De acordo com as conversações, representantes da Viação São Gabriel garantiram que os novos veículos terão nova identidade visual, climatização e serão fabricados no município. Tudo isso é o que foi acordado com a Prefeitura. Para o prefeito Marcus Batista “marca um passo concreto em direção a um transporte mais moderno, confortável e eficiente para os usuários”.

Com relação a identificação visual dos ônibus, ganhará novos elementos, com referências a bairros turísticos e pontos de interesse cultural de São Mateus, como a Igreja Velha e o bairro do Porto, que concentram importantes marcos históricos e atraem visitantes ao município. A frase “Ônibus de São Mateus, feitos por São Mateus” será estampada nos veículos, reforçando o orgulho da produção local.

Leia Também:  Alunos de Viana dão show no VIII Festival de Bandas Escolares

Aplicativo, painéis e abrigos

Outro compromisso assumido pela Viação São Gabriel foi reforçar a divulgação do seu aplicativo de mobilidade, que fornece informações em tempo real sobre horários e itinerários. Foi garantida também a manutenção dos painéis eletrônicos instalados nos principais abrigos de ônibus da cidade.

Cobranças

Questionada sobre o crédito alegado pela empresa, durante as oitivas da CPI instalada ano passado pela Câmara Municipal de Vereadores, devido pela Prefeitura em torno de R$ 16 milhões não se pronunciou. Com relação a um possível reajuste nas passagens também não.

A expectativa dos usuários é grande, mas algumas pessoas ouvidas pela reportagem, lembraram que as ruas e avenidas da cidade necessitam de reparos para que os ônibus possam trafegar com segurança.

__________________________________________________

*Da Redação / Com informações da Prefeitura de São Mateus

*Fotos: Divulgação / PMSM – Comunicação

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Complexo Esportivo do Jaburu: novo espaço de lazer, esporte e convivência é entregue em Vitória

Publicados

em

Por Jucilene Borges* – Vitória/ES

Uma manhã de muita alegria para os moradores do Jaburu. Neste domingo (13), a Prefeitura de Vitória entregou à comunidade do Jaburu um novo espaço dedicado ao esporte, ao lazer e à convivência: o Complexo Esportivo do Jaburu.

Novo espaço de lazer, esporte e convivência no Jaburu

Novo espaço de lazer, esporte e convivência no Jaburu / Foto: Leonardo Duarte – PMV

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, falou sobre a superação de um “muro invisível” que dividia a cidade, com investimentos concentrados em uma área e negligenciando comunidades como a do Jaburu por décadas. 

“Durante muitos anos existiu um muro invisível na cidade, que ficava aqui embaixo. Da Leitão da Silva pra lá, a cidade recebia investimentos, obra, escola, unidade de saúde. Da Leitão da Silva pra cá, vocês sabem o que passava. Especialmente os moradores das áreas elevadas, do morro, ficaram décadas e décadas sem receber nenhuma obra, sem receber sequer a presença do poder público. Aqui em cima só vinha polícia. E de 2021 para cá, nós conseguimos unir a cidade. Veio a pandemia, o momento mais difícil da história recente do mundo. Vitória foi a cidade que mais salvou vidas nesse país, e veio gente do Brasil inteiro se vacinar aqui. E a partir da vacina, nós mudamos a nossa realidade. Hoje, a prioridade da gestão é levar investimentos para quem ficou abandonado por muitos anos. E o nosso compromisso para os próximos 3 anos e meio é continuar realizando esses investimentos”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini. 

O espaço total compreende a quadra, arquibancada e pergolados

O espaço total compreende a quadra, arquibancada e pergolados / Foto: Leonardo Duarte – PMV

A estrutura foi construída na única área livre do bairro, localizada abaixo do mirante, e se destaca por sua arquitetura funcional e pelo aproveitamento de um terreno com grande inclinação — desafio que exigiu técnicas específicas e muito empenho por parte da equipe de obras.

Leia Também:  Inaugurada nova orla de Cariacica

“A construção do complexo envolveu etapas de alta complexidade, como o corte de rochas para fundações, o transporte manual de materiais morro abaixo e a utilização de mais de 300 metros cúbicos de concreto e 32 toneladas de ferro na estrutura principal. O resultado é um espaço moderno, seguro e acolhedor, que passa a integrar o cotidiano da comunidade”, falou o secretário de Obras, Gustavo Perim. 

O Complexo Esportivo do Jaburu conta com Quadra poliesportiva, adequada para diversas modalidades, como futsal, basquete e vôlei, com arquibancadas para o público; iluminação em LED, que possibilita a prática de atividades também no período noturno; três pergolados, espaços sombreados para descanso e convivência; mesas e bancos de concreto, ideais para jogos de tabuleiro, encontros e momentos de lazer e alambrado com mais de 500 metros quadrados. 

Complexo Esportivo do Jaburu é entregue pela PMV

O espaço total do complexo é de 806 metros quadrados, que compreende a quadra, arquibancada e pergolados. O entorno também foi valorizado com uma área gramada de 1.827 metros quadrados, que amplia as possibilidades de uso pela população.

Carlos Renato Marques, morador do Jaburu há 53 anos, reforçou a importância desse novo espaço para a comunidade. 

Leia Também:  Chuvas: Vitória investe em obras de drenagem e encostas

“Esse complexo vai ser muito importante para esta comunidade do Jaburu. Porque nós temos poucas áreas de lazer e são áreas pequenas. Então hoje, dentro da comunidade, esse campo vai fazer a diferença. Principalmente porque não colocou só o futebol, ele vai dar para fazer outros esporte ali, fazer circuito, e até jogar basquete, que é um esporte também que as crianças aqui na comunidade gostam muito. O complexo vai contribuir para tornar cidadãos melhores na nossa comunidade”. 

Com a inauguração do novo complexo, o bairro do Jaburu ganha um importante ponto de encontro, integração e qualidade de vida.

________________________________________

* Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo

* Foto/Destaque: Gabriel Werneck / PMV

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA