VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Tragédia Aérea

Avião de pequeno porte cai em Santa Catarina, mata empresário e esposa fica gravemente ferida

Publicados

Acidente Aéreo

Testemunhas relataram aos bombeiros que encontraram a aeronave já caída em um terreno particular de Bom Retiro, na Serra. A FAB vai apurar as causas do acidente.

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai apurar o que motivou a queda do avião de pequeno porte no domingo (17) em Bom Retiro, na Serra de Santa Catarina. O empresário José Germano Luchmann, de 61 anos, morreu e uma mulher de 49 anos ficou gravemente ferida.

Avião de pequeno porte cai e deixa uma pessoa morta em SC — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Avião de pequeno porte cai e deixa uma pessoa morta em SC — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi até o local do acidente para levantar informações sobre o caso. A investigação busca descobrir o que aconteceu para contribuir com a prevenção de acidentes aeronáuticos no país.

Testemunhas relataram aos bombeiros que encontraram a aeronave já estava caída em um terreno particular. Os bombeiros estimam que o acidente aconteceu meia hora antes da solicitação.

“Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informou o Cenipa

Empresário morto em queda de avião de pequeno porte em SC pilotava era aeronave — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Empresário morto em queda de avião de pequeno porte em SC pilotava era aeronave — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A suspeita repassada pelo Corpo de Bombeiros Militar é de que a queda ocorreu no pouso ou durante a decolagem, em uma pista próximo ao acidente.

Leia Também:  Aeronave que caiu em Copacabana não tinha autorização para realizar a campanha publicitária

Nas imagens divulgadas pelos bombeiros, é possível ver o avião virado, com as rodas para cima, e a parte da frente danificada. Não há informações sobre o que causou a queda.

Os socorristas foram acionados por volta das 17h10 para uma região chamada Caneleira, próximo ao bairro Santa Clara, perto da SC-110.

Vítima estava em estado de choque

A vítima encontrada viva no local estava consciente, mas em estado de choque. Após os primeiros atendimentos, ela foi encaminhada ao Hospital de Bom Retiro e, em seguida, transferida pela Unidade de Suporte Avançado (USA) para Lages, na mesma região.

O avião tem como matrícula PU-KFR e foi fabricado em 2015. O peso máximo é de 600 quilos, segundo informações que constam no site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O que disse a Fab

“A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), informa que, neste domingo (17/08), investigadores do Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) — órgão regional do CENIPA, com sede em Canoas (RS) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PU-KFR, no Aeródromo Pouso na Serra (SC).

Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”.

___________________________________________________

* Da Redação / Com informações de jornais de Santa Catarina

* Foto/Destaque: Divulgação / Corpo de Bombeiros de SC

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Acidente Aéreo

Aeronave que caiu em Copacabana não tinha autorização para realizar a campanha publicitária

Publicados

em

Segundo a Prefeitura do Rio, a empresa foi autuada por publicidade irregular

Rio de Janeiro / RJ

A Visual Propaganda Aérea, gestora da aeronave que caiu no mar de Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi autuada por publicidade irregular. A Prefeitura do Rio informou que a empresa está habilitada para fazer propaganda, mas não tinha autorização para promover a campanha publicitária realizada pelo monomotor neste sábado (27).

O acidente deixou um morto e assustou banhistas na orla, que relataram um barulho muito alto no momento da queda. Segundo a Torre de Jacarepaguá, a aeronave de pequeno porte estava ocupada apenas por uma pessoa. Após duas horas de buscas com grupamento aéreo, equipes de mergulho e motos aquáticas, os Bombeiros encontraram o corpo do piloto e o encaminharam ao Instituto Médico Legal (IML) do Centro. O caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana).

De acordo com o subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião, a empresa do monomotor informou que essa era a primeira vez que o piloto realizava um voo neste tipo de aeronave.

Avião com faixa de publicidade cai no mar, a poucos metros da praia de  Copacabana lotada; FAB investiga

Avião com faixa de publicidade cai no mar, a poucos metros da praia de Copacabana lotada; FAB investiga

Ainda não há informações sobre o que causou o acidente. Em nota, a A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave modelo Cessna 170 de matrícula PT-AGB, cujo piloto identificado como Luiz Ricardo Leite de Amorim, veio a óbito.

Leia Também:  Avião com deputado e vereador faz pouso forçado e pega fogo

“Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, explicou a FAB.

————————————————————————————

  • Informações do Jornal O Dia – Conteúdo
  • Foto/Destaque: Crédito – Cesar Sales/Parceiro/Agência O Dia
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA