VITÓRIA
Pesquisar
Close this search box.

Réveillon 2025

Réveillon inclusivo: Prefeitura de Vitória distribui abafadores para pessoas sensíveis a ruídos

Publicados

CIDADES

Por Bárbara Bueno Sá* – Vitória / ES

Empatia, cuidado e inclusão marcaram a manhã desta segunda-feira (30) na Casa do Cidadão, em Itararé. A Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), iniciou a distribuição gratuita de 1.000 abafadores de som destinados a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao público sensível a ruídos, para garantir conforto a todos durante os festejos do Réveillon.

A iniciativa busca reduzir os impactos sonoros pela celebração da virada do ano que, mesmo com a utilização de fogos de artifício de baixo ruído, podem gerar incômodo a quem tem hipersensibilidade ao barulho. A medida vai garantir que mais pessoas possam vivenciar esse momento de celebração com conforto e segurança. Até as 14h, cerca de 400 abafadores já haviam sido entregues.

Entre os pais que compareceram à Casa do Cidadão estava Leandro, morador de São Cristóvão, que foi buscar o abafador para a filha Alice Vitória, de 5 anos, diagnosticada com TEA. “Esse abafador é uma ajuda muito grande para a sensibilidade da criança autista. Não só para minha filha, mas para milhares de crianças. É como se elas pudessem curtir o Réveillon do jeito delas, de forma mais tranquila e harmônica, sem estresse. Só temos a agradecer. Toda ajuda é bem-vinda, e essa ação é muito gratificante”, destacou.

Entrega de abafadores de ruído para o Réveillon

Moradora de Itararé, Maria Santa de Souza Costa também esteve no local com o filho Carlos Eduardo, de 6 anos. Ela contou que, por causa do barulho dos fogos, sempre deixou de participar das comemorações de fim de ano. “Durante muito tempo, eu evitava o Réveillon porque o barulho incomodava muito meu filho. Com esse abafador, vou tentar pela primeira vez levá-lo para ver a queima de fogos. Quero observar como ele vai reagir, com mais segurança e tranquilidade. Acredito que vai ajudar bastante e pode ser uma experiência boa para nós dois”, afirmou.

Leia Também:  Escolas de Vitória chegam à final da Olimpíada de Empreendedorismo com projetos inovadores

A ação foi recebida com emoção por muitos pais e responsáveis, que agradeceram a iniciativa e ressaltaram a importância de políticas públicas voltadas à inclusão e ao cuidado com as pessoas mais sensíveis aos estímulos sonoros.

Para o diretor-presidente da CDTIV, Marcus Gregório, a distribuição dos abafadores reforça o compromisso da gestão municipal com um Réveillon mais humano e acessível. “Vitória é uma cidade que cuida das pessoas. Essa ação é sobre garantir dignidade, respeito e inclusão, permitindo que mais famílias possam viver a virada do ano com tranquilidade. Pensar em fogos de baixo ruído e em alternativas como os abafadores é entender que celebrar também é acolher as diferenças”, destacou.

Regras para retirada dos abafadores

*A distribuição é gratuita e ocorre conforme a disponibilidade em estoque, seguindo os critérios:

*Há prioridade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e demais pessoas com hipersensibilidade auditiva;

* É necessária a apresentação de documento de identidade e, no caso de pessoas com TEA, comprovação por meio de carteirinha ou laudo médico;

Leia Também:  Desfile de 7 de setembro emociona público em Vitória

*A retirada deve ser feita pela própria pessoa ou por responsável legal;

*A entrega ocorre por ordem de chegada, enquanto durarem os estoques;

*Os abafadores são para uso pessoal e não precisam ser devolvidos.

A retirada acontece das 9h às 17h, na Casa do Cidadão, localizada na Avenida Maruípe, nº 2544, bairro Itararé. Caso os mil abafadores não sejam totalmente distribuídos nesta terça-feira, a entrega continua nesta quarta-feira (31/12), das 10h às 17h, na tenda da Arena de Verão.

Réveillon com fogos de baixo ruído

O Réveillon de Vitória 2026 contará com aproximadamente 17 toneladas de fogos de artifício de baixo ruído, distribuídas em três pontos da cidade: Orla de Camburi, São Pedro e Santo Antônio.

Na Orla de Camburi, principal palco da virada, o espetáculo terá 14 minutos de duração, com lançamento a partir de 12 balsas, posicionadas entre o Píer de Iemanjá e Jardim Camburi. Em São Pedro, a queima de fogos terá oito minutos, com três balsas sobre a baía, e em Santo Antônio, dois pontos de lançamento também garantirão oito minutos de efeitos luminosos.

Com iniciativas como essa, Vitória reforça o compromisso de celebrar com responsabilidade, empatia e inclusão, garantindo que o brilho da virada alcance a todos.

——————————————–

  • Prefeitura de Vitória / Comunicação – Conteúdo
  • Foto/Destaque: Crédito Bárbara Bueno de Sá / PMV
COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Iema instala nova estação de monitoramento de qualidade do ar em Vila Velha

Publicados

em

Por Karolina Gazoni*

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) dará início à instalação de uma nova estação automática de monitoramento da qualidade do ar no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), localizado no bairro Soteco, em Vila Velha. O objetivo é retomar o monitoramento da qualidade do ar na região central de Vila Velha, substituindo a antiga estação Vila Velha Centro, desativada em 2021 devido a furtos e arrombamentos.

A estação, que será instalada em um abrigo móvel, contará com a mais avançada tecnologia disponível no mercado, o que proporcionará maior facilidade na manutenção e mobilidade, caso necessário. O novo monitoramento contará com a instalação de analisadores de gases (SO₂ e NOₓ), material particulado (MP10 e MP2,5) e coletores para monitoramento manual de poeira sedimentável (PS), além de sensores meteorológicos. A nova instalação foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Iema e a instituição de ensino, formalizada por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado em setembro de 2024.

Leia Também:  Mais de 20 mil metros quadrados de restinga devem ser recuperados em Vitória

“Essa nova estação será um marco na gestão da qualidade do ar na Grande Vitória. A região próxima ao Centro de Vila Velha estará novamente contemplada com monitoramento da qualidade do ar, o que representa um avanço significativo desde o início da operação da rede de monitoramento desde 2000”, afirmou o coordenador de Qualidade do Ar do Iema, Vinicius Rocha Silva.

A nova estação será também um dos pontos de monitoramento do Estudo de Caracterização e Identificação de Fontes do Material Particulado da Grande Vitória, projeto que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). No local, serão instalados analisadores e coletores que permitirão a coleta de material particulado para análises científicas.

A empresa responsável pela implantação da estação já foi contratada, e as atividades de planejamento das obras e do projeto de instalação estão em estágio inicial. A expectativa é que a estação entre em operação em junho de 2026.

Leia Também:  Cidade do ES está há quase 4 anos sem registrar assassinatos

“Com esta ação, o Iema reafirma seu compromisso com o monitoramento ambiental e a promoção de ações de educação ambiental, que envolverão a comunidade local e a academia, além de contribuir para o avanço da pesquisa científica na área”, explicou Mário Louzada, diretor-geral do Iema.

————————————————

  • Iema / Comunicação – Conteúdo
  • Foto/Destaque: Reprodução / Internet
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

GERAL

POLÍTICA & GOVERNO

CIDADES

TURISMO

MAIS LIDAS DA SEMANA